Sopinha para aquecer

Queridinhas do meu coração, bom dia! Não adianta reclamar e reclamar do frio sem fazer nada, né? Mesmo sem estar grávida ou, como diz Fofucho, com passageiros (hehehe), eu fiquei com um desejo de uma sopinha ontem... Huuuummmm... Então, comecei a enviar e-mails para as amigas me indicarem uma receita testada e aprovada. As receitas pareciam ser ótimas, deliciosas, mas em cada uma havia o problema de eu não ter o ingrediente em casa e eu estava com preguiça de passar no mercado. Conclusão: arquivei tudo para fazer depois, lembrei do que tinha em casa e meio que inventei a sopa abaixo. Não é que deu certo?

Sopa de fubá com carne

Ingredientes
Azeite para fritar
Um bife grande de alcatra picadinho (deve dar uns 100 a 150g. Pode ser qualquer carne que se faça cozida, eu usei alcatra porque era o que tinha em casa)
2 dentes de alho amassados
1 cebola picada
1 tomate picado
Um pouco de cheiro-verde picado (deve ter dado umas 2 colheres de sopa mais ou menos)
1 cubo de caldo de galinha
1 litro e meio de água
1 xícara (chá) de fubá (usar meio litro da água acima para dissolver antes de jogar no caldo)
Sal a gosto (eu usei umas 2 colheres rasas de sopa, vai experimentando porque o caldo de galinha já tem bastante sal).

Preparo

Panela velha é que faz comida boa.

Em uma panela, coloque o azeite, a carne, um pouquinho de sal (meia colher rasa de sopa, mais ou menos) e deixe fritar, mexendo até dourar. Acrescente o alho, a cebola e frite. É importante que a cebola fique quase queimada, marronzinha, o gostinho fica especial. Adicione o tomate, o cheiro-verde, o caldo de galinha, 1 litro de água e deixe ferver. Acrescente o fubá já dissolvido no meio litro de água restante, tempere com o sal e experimente para acertar. Cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando para não empelotar nem grudar no fundo. Fica pronto em uns 20 minutos e rende umas 4 porções, tudo assim, aproximado. hehehe. Se você gostar muito de carne, coloque mais; eu não gosto de priorizar carne em sopa, então coloco só para dar um gostinho. Da mesma forma, adoro macarrão em sopa, então coloquei um pouco do macarrão anelzinho (o menor de todos). Acrescentei um pouco depois de ter colocado o fubá. É importante saber que esse macarrãozinho, como é pequeno, cozinha muito rápido. Coloque já no final do preparo, quando faltar uns 5 minutos para ficar pronto. Voilà, saboreie sem moderação e se aqueça nesse inverno!

Essa receita foi adaptada de uma que eu tinha salva nos arquivos, mas era com linguiça. Deve ficar muito boa também, mas lá em casa preferimos carne.

Depois de pronta, no meu bowl de bola com um estádio embaixo. Amante de futebol é assim. :)

Acho que ele aprovou, né?

 "Quando as pessoas são felizes, não reparam se é inverno ou verão." (Frio é bobagem :P)

Se você ainda não se inscreveu, clique aqui para participar do cabide de noiva do meu vestido. :)

Dona Musa ainda tomou vinho enquanto cozinhava para começar o aquecimento desde antes da sopa. hehehe

12 comentários:

  1. Que delícia!!! Amo sopa no inverno..minha ajudante faz uma de batata baroa deliciosa...e caldo verde com linguiça calabresa?? Tudo de bom!! Do caldo verde tenho receita da minha mãe..se quiser!rsrs

    ResponderExcluir
  2. Quero, sim, a do caldo verde, Bel, e, se conseguir, a de batata baroa também. hehehe

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Musa, meu excesso de posts tem um nome: ansiedade! hahahahaha! Ando meio tensa, e acaba que o blog é uma grande catarse, né? Assim não enlouqueço afamília toda junto... =P

    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Hum, deve ficar legal, sempre quero fazer algo do tipo com fubá a noite, mas fico com medo de fica pesado!
    O caldo que eu faço melhor é caldo verde! Simples simples, depois da batata cozida, vc tempera e coloca as carnes que quiser, no meu caso só uso calabresa e bacon, a couve vem por último crua mesmo!

    p.s: eu q não gosto de futebol, tbm adoro esse bowl!kkk

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi Musa, me passa o seu email pra eu te enviar a receita!! Bjs
    mabeldutra@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Hum..Musa...a cara está ótima!
    E tem coisa melhor do que sopa neste tempinho...
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. ficou com uma carinha ótima...
    e o maridão aprovou, pelo sorriso dá pra ver.

    e acho q sou infeliz então, pq o frio tá brabo demais pra mim. hahaha

    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  8. Hummm parece que ficou boa, adoro sopa, faço bastante no frio, e fico inventando as coisas com os ingredientes que tenho aqui em casa.
    Bjosss

    ResponderExcluir
  9. hahaha Adorei a cara do Rafael!!!!

    ResponderExcluir
  10. Ficou com uma cara boa, hein?!? O Rafael tb parece ter gostado! rsrs
    Bjs! :**

    ResponderExcluir
  11. Querida Musinha me passa as receitas, que recebestes. Bjos

    taciedla@hotmail.com

    ResponderExcluir
  12. sopinha no inverno é tudo de bom!!!!!!!
    bjs

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...