Pequeno curso de fondue e recado


E aí, amiguinhas? Muito agasalho aí na cidade de vocês? Eu aqui no Rio não aguento mais sentir frio, mas nessa época não tem jeito, né? Até que hoje o sol está brilhando, mas à sombra continua frio. Por falar em frio, vamos falar hoje de fondue, delícia! Recebi um e-mail com esse "curso online de fondue" e resolvi compartilhar. O texto não está na íntegra, se não o post ficaria imenso (já ficará grande). Algumas partes que me chamaram atenção foi o molho de beterraba para o fondue de carne! NUNCA imaginei que um molho de beterraba pudesse ficar bom, estou até com vontade de testar. Se eu testar, tô querendo muito, mostro aqui com fotos. Outra coisa engraçada foi a orientação para colocar apenas um cubinho de carne na panela de fondue, fez-me rir, hahaha. Eu amooooo fondue de carne (não ligo para os outros), imagina se vou conseguir esperar um cubinho de cada vez ficar pronto?! Claro que não, só se eu tiver jantado antes um prato fundo de arroz pra forrar. hahaha. Mas vamos ao que interessa. Os créditos vão para bettega@bettega.com.br (o e-mail estava exposto para que tirássemos dúvidas). Se joguem!

Montagem da mesa

A mesa da fondue não deve ser muito moderna, pois lembra justamente um costume bastante antigo. Você pode utilizar uma toalha de algodão para a mesa e, caso faça a fondue borguignone (carne frita), uma dica bastante interessante é pôr embaixo da toalha um forro de plástico resistente, a fim de que o óleo da fritura que poderá respingar não maltrate o tampo da mesa.

Para os acompanhamentos, que estarão disponíveis em vários recipientes, utilize sempre o bom senso e não misture vários modelos e materiais. Se você possui mais pratos de aperitivo em aço inox, utilize-os e deixe os de cristal, por exemplo, de lado. Cestos de vime, travessas e aperitiveiros em porcelana podem ser usados, desde que não influenciem na decoração da mesa. A fondue deve ser muito funcional e permitir que os participantes alcancem tudo sem se levantar. Não deixe disponíveis itens decorativos como vasos de flores, pois podem obstruir o visual da mesa e causar algum acidente.

Talheres e louças

Para que os participantes sintam-se à vontade e não tenham dificuldades para comer, disponibilize dois garfinhos especiais para fondue para cada um, bem como um prato. Guardanapos e galheteiro com sal e pimenta também devem estar próximos.
Você também pode deixar disponível uma vela aromatizada próxima à panela, já que, além de decorar, ela ajudará a expulsar o cheiro da fondue – principalmente se for feito o borguignone – na qual o odor da fritura é forte.

Tipos de panela

É muito importante ter, pelo menos, um aparelho completo para fondue, que incluirá a base com réchaud, fogareiro e panela. Há vários tipos de aparelhos, uns mais simples e outros bastante completos, cabe a você verificar sua necessidade.
Há, também, panelas de variados materiais; verificar qual panela é ideal para cada receita é fator determinante para a qualidade de uma boa fondue. Verifique abaixo os serviços mais indicados:
• Vidro: esse tipo de panela é muito resistente, mas exige um cuidado um pouco maior do usuário, principalmente com variações de temperatura bruscas e no manuseio. Contudo, ela é um dos melhores materiais para fondue de chocolate e queijo. Para fondue de carne essa panela também pode ser usada.
• Esmaltada: a panela esmaltada é excelente, pois pode ser utilizada para fondue de carne, queijo e chocolate.
• Inox: por ser um material que facilita muito a condução de calor, essa panela é ideal para fondue de carne, tanto o oriental quanto o borguignone. No entanto, com difusor de calor e com chama baixa no fogareiro (explicações em seguida) esse modelo pode ser usado na fondue de queijo e chocolate.
• Cerâmica: panelas de cerâmica devem ser utilizadas em fondues de queijo e chocolate, não sendo indicadas para fondue de carne.

Fondue de queijo

Há vários tipos de fondue de queijo e nunca uma receita será igual à outra. Isso ocorre porque nem sempre os queijos utilizados estão exatamente com o mesmo sabor. No entanto, se você utilizar sempre as medidas corretas dos ingredientes, sempre ficará saboroso. Serão ensinadas duas receitas, uma com massa pronta e outra com queijos tradicionais – Gruyère e Emmental.

Fondue de queijo com massa pronta

A massa pronta que é indicada é a Campo Lindo, uma massa da marca Polenghi feita à base de queijo Gruyère. A quantidade dessa receita pode ser degustada por 4 pessoas e é diferente da receita indicada na própria caixa do produto, mas muito interessante.

Ingredientes:

• 1 caixa de massa pronta Campo Lindo (400g)
• ½ copo de requeijão
• ½ copo de vinho branco seco de boa qualidade
• 1 pitada de noz moscada
• Pimenta-do-reino a gosto

Colocar a massa pronta com o requeijão e misturar com metade da quantidade do vinho. Você pode aquecer diretamente na panela com chama alta ou então em banho-maria. Deixe aquecer a panela e vá misturando a massa até que fique homogênea, acrescentando aos poucos o restante do vinho e a noz moscada e a pimenta a gosto. Não fique muito tempo sem mexer a panela, pois a massa pode queimar e seus pedaços (que ainda não dissolveram e ficam no formato de pequenas bolinhas) podem não se homogeneizar e, com isso, não resultar no esperado.
A receita que a caixa do produto indica é bastante completa, com Kirsh – aguardente – e alho. Porém, como há pessoas que não gostam de alho e não podem tomar bebida alcoólica, indicamos essa versão mais simples. Caso opte pela receita da caixa, você utilizará o alho para passar na panela, mas isso apenas irá aromatizar o ambiente, não trará sabor forte à fondue.

Fondue de queijo tradicional

A receita a seguir é super completa, mas se você não quiser optar pelo alho e pelo conhaque indicados a seguir o resultado não ficará ruim, pelo contrário, ficará muito saboroso, mas um pouco diferente. O mais importante, no entanto, além dos queijos, é o vinho branco seco. Ele que dá um toque especial a fondue de queijo tradicional. Ingredientes para 4 pessoas:

• 250g de queijo Gruyère e 250g de queijo Emmental
• 1 dente de alho e pimenta-do-reino a gosto
• 1 pitada de noz-moscada
• 1 colher de chá de amido de milho
• 1 cálice de conhaque
• 3/4 de copo de vinho branco seco
Passar o alho nos lados e fundo da panela. Ralar os queijos no ralo grosso e juntar o conhaque e o vinho branco com o amido de milho dissolvido (você deve dissolver o amido de milho antes de pôr na panela e, caso ache que ficará muito forte com o vinho, dissolva-o no leite). Acrescentar a noz-moscada e a pimenta-do-reino. Sobre o réchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), iniciar o processo de fusão da massa até que a mesma esteja homogênea e na temperatura ideal para ser degustada. Caso a massa fique muito grossa, esquente um pouco de requeijão com leite e misture à fondue. Ela soltará e ficará mais cremosa. Se for o contrário, ou seja, se a massa estiver muito líquida, engrosse-a com um pouco mais de amido de milho (Maisena).

Você pode variar também em relação à variedade dos queijos, mas sempre tenha um queijo mais picante misturado a um queijo mais leve. O Gruyère é mais picante que o Emental. Os queijos leves que podem substituir o Emental são o Gouda, Estepe e queijo prato. Tenha cuidado pois esses queijos são mais cremosos e podem engrossar a massa. Você também pode complementar a fondue com queijos um pouco mais fortes como gorgonzola e provolone. Nunca utilize queijo mussarela na fondue.

A quantidade por pessoa ideal é 125g de fondue de queijo.
Com o tempo essa fondue poderá criar no fundo da panela uma crosta de queijo bem crocante, não se preocupe com isto. Na Suíça, por exemplo, no final da degustação, essa parte é retirada da panela e entregue ao convidado de honra da casa. Portanto, não se sinta constrangido por achar que a fondue queimou.

Ao servir

Na fondue de queijo não é necessário qualquer tipo de molho. O principal acompanhamento é o pão, que deve ser amanhecido, para facilitar no momento de passar no queijo derretido – um pão muito mole corre o risco de sair do garfo e ficar na panela. O ideal é utilizar pães como o francês, baguete ou ciabatta. Deve-se cortar longitudinalmente e, depois, na transversal, a fim de que cada pedaço tenha duas cascas e fixe melhor no garfo. Você também pode servir florzinhas de brócolis e couve-flor, cenoura e batata em cubos, todos previamente aferventados. Não os deixe muito cozidos para que não se partam no momento de mergulhar na fondue.

Fondue de chocolate

Serão dadas duas receitas de fondue de chocolate: branco e ao leite. No entanto, você pode variar de acordo com sua vontade. Basta seguir a receita básica, que consiste em misturar até ficar homogêneo qualquer tipo de chocolate e creme de leite. As receitas de chocolate que se encontram a seguir também são muito completas, mas para quem não aprecia o chocolate meio amargo e/ou o licor, estes ingredientes podem ser dispensados. As quantidades são suficientes para servir bem quatro pessoas.

Fondue de chocolate ao leite

• 250g de chocolate ao leite
• 125g de chocolate meio amargo
• 200g de creme de leite
• 1/2 cálice de licor (menta, laranja, etc.) ou conhaque.
Modo de Preparar:
Picar o chocolate, juntar o creme de leite e o licor, ou conhaque. Sobre o réchaud, (tendo o cuidado de manter a chama sempre baixa), fundir a mistura até que esteja homogênea e na temperatura ideal para ser degustada. Observar para que a mesma não entre em ebulição, caso isso ocorra a receita desandará. No caso de utilização da panela de vidro, você poderá fundir a mistura no microondas, usando potência média por 2 minutos. É importante observar que os pedaços de chocolate deverão estar bem picados e distribuídos no recipiente. A mistura também pode ser feita em banho-maria.

Fondue de chocolate branco

• 400g de chocolate branco
• 1 lata de creme de leite com soro
• 1 colher de licor (chocolate, menta, laranja, cassis, etc)
Picar o chocolate e juntar com o creme de leite, colocar no réchaud e manter a chama alta até derreter. Acrescentar o licor e aguardar a temperatura ideal.

Ao servir

Frutas da estação acompanham muito bem as fondues de chocolate. Corte-as em cubos e leve-as o mais secas possível para mesa. Você pode oferecer também caqui, kiwi, maçã, doces açucarados (banana ou marshmallow, por exemplo), bolachas waffle partidas em pequenas partes, bolos doces (inglês, laranja) amanhecidos - corte-os em cubos na noite anterior e reserve até o dia seguinte - e tudo mais que você ache que combina com esse tipo de fondue. O abacaxi pode ser servido, mas com muita cautela, pois é muito ‘aguado’ e pode estragar a fondue. No caso das uvas há também a necessidade de um cuidado ao comer, deve-se espetar a uva e, com o auxílio de um guardanapo, secar o líquido que, por acaso, tenha escorrido.

Ao servir

Outra excelente dica é amassar alguns waffles em um recipiente e, ao servir, passar a fruta no chocolate e depois encostar nessa ‘farofa’ de waffles, que vira um bombom delicioso! Outras farofas muito saborosas são de coco e coco queimado, compradas prontas.

Fondue de carne

A fondue de carne mais tradicional é a que se usa óleo quente na panela. No entanto, há uma novidade que está fazendo muito sucesso: a fondue oriental que, ao invés de óleo, usa-se um caldo preparado à base de carne e legumes e, ao servir, degusta-se com bolinhas de carne e legumes preparados previamente. É uma opção interessante, já que é light e não libera o odor que sempre ocorre quando se faz a fondue com óleo quente, em função da fritura. A seguir você encontrará essas duas variações: borguignone (fritura) e oriental. Os ingredientes da receita dão para 4 pessoas.

Fondue de carne Bourguignone
• 800g de filé mignon
• 2 xícaras de óleo
• 1 dente de alho
Modo de Preparar:
Passar o alho no fundo e nos lados da panela. Cortar a carne em cubinhos de uns 2 cm. Aquecer o óleo na panela de Fondue sobre o réchaud. A função do alho é de aromatizar a fondue, caso não aprecie, descarte-o. Outra dica é deixar próximo à panela uma vela aromatizada; além de decorar o ambiente, ajuda a expulsar do ambiente o odor da fritura. O óleo ideal para que a fondue borguignone não solte fumaça ou cheiro desagradável é a gordura de coco da marca Brasileira ou também óleo à base de semente de uvas.

Não tempere a carne, o ideal é que cada participante coma degustando-a com os molhos da mesa ou então com pimenta ou sal à gosto.

Ao servir

Espetar um pedaço de carne, com um dos garfos que acompanham o conjunto, e levar ao óleo quente. Deixar fritar até o ponto desejado e servir no prato, com os molhos especiais, que se encontram a seguir. Na fondue borguignone é interessante que os convidados coloquem apenas um cubo de carne em cada garfo. Caso haja muitos pedaços em cada garfo de fondue – dois ou três, por exemplo, o óleo não irá fritar e irá esfriar, deixando todos os participantes insatisfeitos. Neste caso as carnes deverão ser retiradas e deve-se aguardar até que o óleo esquente novamente.

Fondue de carne oriental ou asiático
Esse tipo de fondue deve ser preparado antes de o evento acontecer, já que necessita de um período para o cozimento do caldo que será servido na panela no lugar do óleo quente. Os ingredientes dessa receita rendem para 4 pessoas comerem bem:
• 1 ½ l de água
• 2 cenouras
• 1 batata
• ½ repolho pequeno
• 1 alho poro
• Sal e pimenta do reino a gosto
Cozinhar os legumes em torno de 30min, coar o caldo e colocar na panela de fondue. Esses legumes que estavam na panela, por ficarem muito tempo até terminar o cozimento, já não servem para a fondue, descarte-os. Para dar mais sabor, você pode colocar caldo de carne pronto, cubos de carne, frango ou peixe. Os molhos são leves, à base de iogurte natural, maionese light, raiz forte ou ainda com os mesmos molhos da fondue de carne. Os acompanhamentos são verduras e legumes pré-cozidos, podem-se usar também bolinhos de carne (pequenas almôndegas), cuja receita encontra-se logo abaixo. O caldo resultante do cozimento poderá ser dividido entre os convidados.

Bolinhos de carne
Ingredientes: 500g de carne moída, 1/2 pacote de creme de cebola, 1 pitada de sal, pimenta do reino a gosto. Misturar bem a carne ao creme de cebola e formar bolinhas de 2cm de diâmetro. Cozinhar por 5 min – pode ser no caldo que será feito para a fondue – e retirar. Elas não irão desmanchar-se, a não ser que fique pouco tempo na panela cozinhando.

Ao servir

Espetar os legumes, verduras e bolinhos de carne – um de cada vez – e colocar por alguns minutos na panela com o caldo bastante aquecido. Servir no prato, com os molhos especiais, que podem ser os mesmos molhos da fondue borguignone (sugestões a seguir).

Molhos especiais para fondues de carne

Há muitos tipos de molhos para fondue, o ideal em uma confraternização como essa é oferecer, pelo menos, de 6 a 9 tipos de molhos, que são servidos nas cumbucas que acompanham o aparelho ou então ficarão dispostas em recipientes avulsos em torno da panela. Caso você não tenha muito tempo para fazer os molhos, pode comprá-los prontos, as marcas Helmann's e Uncle Beans possuem molhos muito saborosos. Geléias de framboesa e morango também dão um toque especial. A seguir, há os molhos mais tradicionais para a fondue de carne (borguignone e oriental).

Molho de Beterraba
- 1½ beterraba (média) cozida
- 1 dente de alho picado
- 1 colher (sopa) de cebola picada
- 2 colheres (sopa) de vinagre branco
- ½ xícara (chá) de maionese light
- 1 pitada de adoçante em pó
- Sal e pimenta a gosto
Cozinhar a beterraba e bater junto dos ingredientes no liquidificador.

Molho de Peito de Peru
- ½ copo de requeijão cremoso light
- 100g de peito de peru moído (ou presunto magro)
- ½ xícara (chá) de maionese light
- 2 colheres (sopa) de creme de leite light
- Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho com Azeitonas
- 1 xícara de maionese
- 6 a 7 azeitonas verdes ou pretas trituradas

Molho de tomates secos
- 1 xícara de maionese e 5 tomates secos. Picar bem o tomate seco (pode ser passado no processador) e juntar à maionese. Molho Agridoce com Passas
- 1 xícara de requeijão ou maionese
- 6 a 8 passas bem picadas. Misturar bem.

Molho Vermelho
- 1/4 de xícara de catchup picante
- 1/2 colher de chá de molho inglês
- 1 xícara de maionese

Molho de Maionese
- 1 xícara de maionese
- 2 cebolinhas verdes picadas
- 3 galinhos de salsa
- 1/2 colher de chá de vinagre
- 1/2 colher de chá de mostarda

Molho Fácil de Cebola
- 1/2 pacote de sopa de cebola
- 2 xícaras de creme de leite fresco ou enlatado
- 1 colher de suco de limão
Se for usar creme de leite fresco, primeiro bata até engrossar levemente e só então misture o suco de limão e o restante dos ingredientes.

Imagem: O pimenteiro

Para terminar, o recado. Preciso de duas ajudas de vocês: a primeira é que me avisem se o blog não estiver linkado na minha lista de blogs, ainda não consegui organizá-la por completo. A segunda é que meus blogs amigos mudem o sistema de comentários para janelinha pop-up, se não eu não consigo comentar, porque o computador que acesso a maior parte do dia bloqueia os comentários imediatamente abaixo do texto. Troquem pra mim, pleeeease? Obrigada! :)

"No frio do inverno, finalmente aprendi que dentro de mim existe um insuperável verão."

Dona Musa quer estar com Fofucho dentro dessa foto hoje à noite.

Casa francesa

Bom dia, cherries! Falando em Pequeno Príncipe, lembrei da França. Meu eleitorado aqui é predominantemente, se não todo (por enquanto), feminino e grande parte me conheceu durante os preparativos do casamento, isto é, tem um perfil parecido, são românticas e, em consequência, ou já conhecem porque antes tinham o sonho, ou ainda permanecem com o sonho de conhecer esse país tão charmoso. Acertei? Eu estou no segundo grupo e enquanto isso não acontece, eu vou me contentando em me inspirar em fotos como essas, de decoração tipicamente francesa, oh só:


Lilás+poá+papel de parece ornando com cortina estampada. Quem resiste?



Achei essa foto e chorei de emoção. Olhem que penteadeira sonho, olhem as cúpulas rosinhas do lustre, olhem esse ambiente clarinho. Você consegue até ver uma moça bem linda chegando para se pentear em frente ao espelho, não é? Adoro fotos que, mesmo sem pessoas, falam por si.



Como diria Djavan, "o amor é azulzinho". Aqui também temos uma combinação de poá mais estampas dando muito certo, mas o que mais me chamou atenção foram essas franjinhas da mesa. Se alguém te falasse de algo assim, umas franjas em uma mesa de centro, não ia soar brega? No entanto, aqui o designer deu um banho e mostrou que, às vezes, o brega é chique. :)

Vou aproveitar que o post de decoração e fazer uma propaganda da minha arquiteta preferida, vocês deixam? Minha amiga é a "noiva por um ano", do blog que leva o mesmo título, Beatriz Amaral. Então, se você está doida/o para colocar em prática um projeto de decoração ou as inspirações que você vê por aí (ou por aqui), mas não sabe por onde começar, chame a moça.

Fotos:
1 e 3 - TLC Home
2 - Maries Manor



"O homem morre pela primeira vez quando perde o entusiasmo." (Honoré de Balzac - mais um francês).

Dona Musa continua a agradecer, porque um dia só é pouco diante de tanto carinho. :)

Eternamente responsável...


E aí, rosas do meu jardim? Como vão? Espero que muito bem. :) Apesar de com sono e frio, eu também vou bem. Nem o sol na cidade maravilhosa aumentou a temperatura nessa manhã, mas já é um início... Eu aaamo acordar e ver o sol. Bem, mas vamos ao post, né?

Eu fiquei em dúvida se postava ou não algo inspirado em alguém, pelo seguinte. Nos últimos dias, desde que escrevi o post no Casal Fofucho pedindo para enviarem um e-mail, eu tive a sorte, a amizade, a delicadeza, a meiguice, ou sei lá como isso se chama de receber muitos e-mails fofos. Cada uma sabe que ter enviado um e-mail me deixou feliz. O mais engraçado é que meu objetivo era só divulgar o novo blog PARA QUEM QUISESSE. E não foi só isso que aconteceu. Isso me aproximou de muita gente. Acho que se eu tivesse esse objetivo não teria dado tão certo. Acho também que exatamente a liberdade de escrever ou não deixou todo mundo mais à vontade. Leitoras escreveram contando sua história pessoal, sua história com o meu blog antigo, o apego que criaram à Fofucha, mesmo conhecendo só virtualmente... e sabem por que fiquei feliz? Porque isso é recíproco. Eu escrevo pensando que quero agradar e fazer o dia de alguém mais feliz ou conseguir um sorriso. Por que vocês acham que a cada post eu tento fazer uma gracinha? :D

Então, toda essa explicação e todos esse agradecimento é para dizer que eu já respondi individualmente a cada uma e que o e-mail de TODAS me foi muito importante, de verdade. Sinto uma emoção diferente a cada um que recebo. Só que eu precisei fazer esse post dedicado a uma leitora em especial, pelo seguinte. Ela disse que eu não poderia deixar de escrever porque o meu blog a tinha cativado e que, como dizia o texto de O pequeno príncipe, "tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas". Gente, querem forma mais fofa de me convencer a não deixar de escrever? Se eu já não tivesse decidido voltar, eu teria de criar um blog imediatamente após ler o e-mail dela, não é não? E digo mais, com o blog de casamento, nunca houve a oportunidade de expressar isso, mas eu sou fãzoca desse livro! É de um ensinamento incrível, quase uma lição a cada frase e muitas coisas você só entende depois de adulto, né? E acho que ainda fiquei mais fã depois que comecei a ter uma história também com uma rosa, vocês conhecem? Se não, tem aqui. Virei quase uma pequena princesa. Tá, vai, considerando meu 1,55m, bem mais pequena que princesa...

Então, Dani Alvim, o post de hoje é inspirado em você, mas vai de presente para todas as leitoras fãs desse lindo menininho. :)

Olhem onde a gente pode encontrá-lo por aí:



Alguém me ressuscita, por favor, porque eu acabei de morrer com esses quartos de menino...


Os acessórios acima podem ser encontrados na Tok Stok, mais fácil do que imaginávamos, não é não? E tem uma linha inteira do príncipe fofinho por lá. Imaginem como as viciadas por caneca vão ficar quando virem essa aí em cima... na loja ainda tem outros modelos! E não, a Tok Stok não está me pagando pela propaganda. hehehe


E esses na linha craft, hein? Gamei no móbile com a rosa e a raposa, já reflete o livro todo nele. E se você tem um jardim, o pequeno príncipe não daria um toque especial ao lado da rosa? Sobre o último... levanta a mão quem não fez ooohhhnnnnn para esse gráfico de ponto cruz? Uma gracinha!

Imagens: 1 - Papo de viralata
2 - Tuty tá na moda
3 - Arq-teto
4, 5 e 6 - Tok Stok
7 - Gênesis Shopp
8 - Susanna ponto cruz
9 - Creatiblogs

"Agora vou contar-te um segredo: Nós só podemos ver perfeitamente com o coração; o que é essencial é invisível aos olhos. Os homens têm esquecido esta verdade. Mas tu não deve esquecê-la. Tu tornas-te eternamente responsável por tudo aquilo que cativas."

Dona Musa já pode querer um jardim com rosas? Tá, então, pelo menos a caneca?

Primeira aula de costura no niver do meu pai!

Fofuchetes, saudade de vocês! Fiquei esse tempo sem postar mas foi bastante produtivo! Fizemos, eu e Fofucho, uma arrumação punk na nossa casa, que já estava sendo adiada há muito tempo, mas agora não havia mais a desculpa dos afazeres do casamento, então deu para colocar em prática tudim! Quer dizer, ainda falta o segundo quarto, mas arrumamos o nosso e o quarto de empregada (a despensa) e, pasmem, tiramos, nada mais, nada menos, que dois carrinhos de marcado cheios! :O
P.S: Ju Magalhães, ainda preciso entregar sua caixa do chá-de-panela, não joguei fora não! rsrsrs

Lá no prédio tem um carrinho para levarmos as compras de mercado pro apartamento. Foi mais ou menos um desses pra lixo e outro com coisas usadas que temos repetidas ou que ganhamos mais novas com o chá-de-panela/casamento, além de roupas, sapatos, acessórios. Com esse segundo carrinho, os porteiros fizeram a festa. Havia coisas bem novas, mas eu não tenho um espírito vendedor, então, prefiro dar, ainda que estejam muito novos. Já até falei bastante, mas isso merece um post à parte, com antes e depois e todo um trabalho de desapego. Depois conto. :)

Sábado foi um dia especial, o aniversário do primeiro homem que eu amei, meu papai. Nem fiz post na data justamente porque estava curtindo com ele e minha mãe lá em casa. Fiz um almoço rápido, mas um dos pratos preferidos do aniversariante: filé à francesa. A foto que eu tirei dele no sábado abrindo o presente ficou super tremida, e aí aproveitei para mostrar uma do casório. Bom relembrar esse dia lindo, né? Olhem meu paizinho aí me conduzindo ao altar. Meu pai é um exemplo, um grande homem, uma das pessoas mais boazinhas e caridosas que conheço. Desejo muitas felicidades, muito anos de vida e tudo de bom a ele.


Pra vocês verem como somos chegados a um bife acebolado, deem uma olhada abaixo. A receita da guarnição à francesa é com cebola, mas prefiro colocar a cebola pra fritar direto no bife e fazer um caldinho. Huuuum...


E agora, o mais empolgante no feriado inteiro, eu costurei pela primeira vez!!! ÊÊÊÊ!!! Aprendi a colocar a linha na máquina, a fazer ponto reto e ziguezague. Fiquei lá treinando com minha mãe e fiquei muito feliz por estar conseguindo. No sábado, como eu tinha provas na faculdade (provas são presenciais) e ia ao Centro da cidade, aproveitei para comprar material de costura e tecidos fofos, vejam!


O primeiro da esquerda para a direita é bem sugestivo, tem uma máquina de costura, olha que fofura (rimou hehehe)! Acho que vou deixar esse para a primeira criação que eu fizer efetivamente, uma peça completa. O segundo comprei por causa dessas corujinhas, adorei! O terceiro é a cara das noivas, né? Poá rosa em tecido marrom, super na moda em casamentos. O quarto comprei porque achei um estampado bonitinho e o quinto é um tecido com cupcakes! Ainda vou decidir como usá-lo na nossa cozinha... Como vocês puderam perceber, os tecidinhos ainda não têm destino definido, mas vou contando aos poucos, quando for fazendo. :D

Para minha sorte, Fofucho registrou meu primeiro dia na máquina e minha primeira aula de costura. Ainda postou no facebook o danado. hehehe


Dona Musa promete não aparecer descabelada na foto da próxima vez. Vocês não merecem ver isso... rsrsrs

No feriado...

...adivinhem o que eu vou fazer? Querem uma dica? Olhem o que chegou (Fofucho registrando):


Na verdade, a máquina chegou na quinta passada, mas eu tinha outros assuntos para falar com vocês. Nesse dia tivemos um café da manhã junino no trabalho, por isso a blusinha xadrez. Queria ter tirado o casaco pra mostrar, porque é feita pela minha mãe, mas esqueci. :)

Foi a maior emoção receber aquela caixa grandona. Estou até pensando em colocar um nome na máquina. Eu gosto de colocar nomes nas coisas. A placa do meu carro, por exemplo, é LPP e daí ele se chama Lollipop. hahaha. Hoje quero comprar alguns tecidos para testar. Estou super animada! No sábado é aniversário do meu pai, a família almoçará lá em casa e minha mãe me ensinará algumas coisas. Mas amanhã devo tentar sozinha. Isso, claro, se não der praia. Porque se der praia... aí não dá pra competir. Eu adooooro o sol de inverno, aquele em que consigo sair da barraca, e aquele climinha em que sentimos calor no sol, mas na sombra é frio, sabem?

Sobre os novos dotes, estou pensando em lançar um sorteio por aqui... aguardem. :)

"As coisas mais simples da vida são as mais extraordinárias e só os sábios conseguem vê-las."

Dona Musa agradece as novas visitinhas. :)

Devo, não nego, pago agora!

Oi, girafinhas! (Girafa é meu bicho preferido, então, não se ofendam sendo chamadas assim, hahaha) Recebi alguns e-mails de reclamação (mas no bom sentido, minhas leitoras são ladies) dizendo que era um absurdo elas me acompanharem até o casamento e agora não verem as fotos da lua-de-mel. Tá bom. Pedido feito, pedido aceito. :)

Antes devo dizer que eu moraria facilmente no hotel em que me hospedei. Vejam a decoração do quarto em que ficamos no Poetry Building, que graciiiiinha! Romântica e ousada. O romantismo está nos lustres, nos abajures, no espelho do banheiro e no bule decorando a janelinha. A ousadia está no tom quente do vermelho e nas grandes estampas. Depois, fiquem com um pouquinho das fotos da semana de sonho que o casal fofucho passou em Buenos Aires. Vocês nem queiram imaginar o choque de realidade que tive ao voltar ao Brasil depois de passar uma semana inteeeira grudada no Fofucho, dentro de um hotel super charmosinho e com cara de casa, numa cidade fofa. Foi duro. rsrsrs. Priorizei colocar só algumas fotos para o post não ficar sobrecarregado. Espero que gostem. :)

O banheiro

A cozinha e Fofucho servindo vinho e fazendo palhaçadas, como sempre.

O quarto visto de frente. Olhem a cama arumadinha com almofadas em vermelho e estampas. Lindo!

Essa foto foi para vocês terem noção das posições quarto x sala. Depois da divisória, dá pra ver o sofá lá atrás, que estará na próxima foto.

Essa salinha ficava exatamente de frente para a cozinha e do lado do quarto

Detalhe da cortina e do lustre com pendentes coloridos

E agora, eu + ele:








Olhem ela aí. :)

Curiosidades sobre as girafas e minhas observações em parênteses. Depois vocês me dizem se é ou não é para admirar.

- Elas têm os cílios enormes e cheios. (Detalhe: além disso, elas têm tipo um delineador em volta dos olhos, reparem só. O bicho já nasce maquiado, cara!)
- Elas enxergam a 1Km de distância e distiguem cores, além de seu olfato alcançar 500m. (Humilhou, né? Nem vou falar mais nada.)
- Elas só precisam dormir 2 horas por dia e tais horas não precisam ser ininterruptas. (Imaginem conseguir dormir 2h por dia e, por exemplo, suas dormidinhas nos intervalos de sua série favorita já contarem para seu sono e te deixarem com disposição ao final das 2 horas totais?) Ah, e elas também não precisam deitar pra dormir, são super atentas e só dormem deitadas se tiverem certeza de que não há predador por perto. (Imaginem conseguir dormir em pé na condução e já ficar descansado! É um bicho mesmo muito irado. Só que estou pensando aqui agora que para um carioca isso não adiantaria mesmo, porque pode ter na condução um "predador" por perto, né... É, não foi uma boa analogia.)
- Elas já nascem caindo lá de cima, daquela altura toda da mãe girafa. (O bicho já nasce levando um pedala robinho pra ficar esperto, não tem como ficar aquele bobão mimado).

Dona Musa também é cultura.

Pra não perder a mesa da cozinha

Oi, mocinhas serelepes! Esse fim de semana fiz um bate e volta em Brasília (casa dos sogros) e voltei com uma inspiração. Breve histórico: eles moravam em uma casa no interior com uma cozinha enooorme, idealizada na construção pela minha sogra e, ao se mudarem para o cerrado, foram para um apartamento menor e precisaram reduzir tudo praticamente pela metade. A mesa grande da cozinha foi para a varanda e a cozinha estava sem mesa. Quer dizer, ficaria até com mesa, mas uma mesa imediatamente encostada na geladeira. Nada decorativo, não? Foi aí que a sogra teve a ideia de colocar uma miniparede de gesso na frente da geladeira e afixar uma mesa de vidro que serviria para as refeições rápidas. De quebra, ela revestiu a parede de azulejos em preto e branco (para acompanhar as cores escolhidas para decorar) com motivos florais. Olhem que graça ficou. A toalha da mesa é de maçãzinha, bem como o jogo americano, porque essa fruta também faz parte da identidade visual da cozinha. Os ímãs - impossíveis de serem inutilizados, já que retratam todas as viagens da família-, que na antiga casa estavam na lateral da geladeira, ganharam novo lugar em um quadro em cima da mesa. Gostei também do ar moderno que o lustre/luminária em forma de lâmpada deu ao miniambiente ali formado. Eu muito faria igual. E trouxe para cá de inspiração. É tão bom ver as possibilidades em casas reais, né? Adoro ver foto de revista, mas sempre me pergunto se seria funcional no dia a dia... bem, vamos à foto. Reparem que na segunda aproximei o azulejo.


E pra começar bem a segunda-feira, não vou ficar com o sorriso do meu sobrinho só pra mim, então, compartilho com vocês toda a fofura do Dudu. :)


"A criança é o amor feito visível."

Dona Musa quer o Dudu no Rio de Janeiro, #como faz?

Ô Dona Móóóósa!

O título do blog muito veio também de uma diarista lá de casa que me chamava assim. Sempre achei muito engraçado. Ela chamava de um jeito tão cantado e arrastado que fazia uma vogal fechada virar aberta e meu nome virar "Mosa." Mas o post é, na verdade, pra dizer que estou cansada de correr atrás de alguém para me ajudar com as tarefas domésticas. Como é difícil conseguir alguém que trabalhe bem e seja de confiança, já que saímos para o trabalho e deixamos a casa sozinha.

Em pouco mais de 2 anos de casados na prática, já tivemos algumas diaristas. A primeira não fazia bem a limpeza, deixava a desejar na louça (deixou algumas vezes gelatina grudada) e a gota d'água foi queimar um dos vestidos que eu mais gostava de um jeito que rasgou como se fossem unhas de tigre afiadas (nunca tinha visto isso). Ela me contou, disse que levaria para consertar e nunca mais voltou. Eu também não procurei mais.

A segunda era fanfarrona. Apesar de fazer bem o trabalho, faltava mais do que ia e no dia que ia chegava com uma cara de acabada da noite anterior contando das trash nights que frequentava. Um dia desisti das faltas e não chamei mais.

A terceira foi desmascarada por fofoca do porteiro, que disse que ela estava deixando a chave com ele muito cedo. Liguei uns três dias para casa do trabalho por volta de 14h e realmente ela já tinha ido embora. Se ela fosse rápida e já tivesse feito tudo, seria para mim o melhor dos mundos, bom pra ela também. Mas não, eu chegava e tinha poeira por todos os móveis, janela suja... acho que ela só lavava a louça e o banheiro.

A quarta e atual é ótima, limpa como ninguém, é animada, mas tem um pequeno problema... conseguir horário com ela é mais difícil do que com a minha dermatologista ou meu ginecologista. Querem um exemplo? Voltei da lua-de-mel e marquei um horário com ela. Consegui para o dia 22 de junho, um mês depois. Pode isso, Arnaldo? Aaaah, e sabem por que consegui para o dia 22? Porque a pessoa fixa de quarta vai viajar no feriado de Corpus Christi e desmarcou esse dia. Explico: essa moça só tem as segundas livres e reveza entre 3 ou 4, sei lá, pessoas que querem faxina. E aí eu entro nessa fila das segundas. Só que eu queria muito uma diarista pra chamar de minha. Quero toda semana. Porque, com meus novos projetos, não vai dar pra chegar em casa à noite e ficar arrumando casa. Vai virando uma bola de neve, porque o serviço não acaba, ME acaba. E eu juro que não sou exigente, sério. Só reparo algo sujo ou desarrumado se estiver gritante. Nunca peço pra fazer nada, deixo lá por conta delas. E ainda assim não consigo...

E agora, quem poderá me defender?



Dona Musa achou a tirinha engraçada, mas não concorda, #pelamordedeus. Ah, e recebeu por e-mail, mas não foi do Fofucho. :P

Molho de gorgonzola sem foto

Sei que um post de receita sem foto é um jardim sem flor, um céu sem luar, amor sem beijinho, Bochecha sem Claudinho. Maaaaasss semana passada eu ainda não sabia se voltaria a escrever e não tirei foto porque não tinha propósito de fazer nada mais com aquela comida, a não ser devorá-la. :O

Marido Fofucho estava voltando de viagem a trabalho e eu queria fazer algo diferente. Eu tinha lá no freezer almôndegas sem graça congeladas implorando por um molho. Fofucho está para gorgonzola assim como eu estou para lacinhos. Foi daí que surgiu o menu do jantar e ainda é melhor pra saúde do que a maioria dos molhos de gorgonzola porque, em vez de ser com creme de leite, é com iogurte! Copia, colega!

Molho de gorgonzola
(retirado e adaptado do site www.livrodereceitas.com)

50 gramas de queijo gorgonzola na receita original (eu coloquei 100g pro gosto do queijo ficar mais forte)
½ colher (sopa) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de cebolinha
1 colher (sopa) de manteiga
1 pote de iogurte natural
1 pitada de sal

Modo de preparar:
Em uma panela derreter a manteiga e dourar a farinha de trigo. Juntar o iogurte, o gorgonzola, o sal e a cebolinha.

Joguei esse molho por cima das almôndegas e voilà, ganharam nova vida! (até serem comidas, claro. hehehe)

"Se tu vens às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz." (O pequeno príncipe, Saint Exupéry)

Dona Musa fresca não gosta de gorgonzola.

Filha de peixe... será?



Tudo começou quando fui um dia comprar roupas no shopping. Comprei pouquíssimas peças de roupa que levaram quase um salário todo. Pensei: Como assim? E olhem que eu já tinha ficado estarrecida uma outra vez, quando levei calças para fazer bainha e paguei um absurdo. Quem sempre fez tudo de costura para mim foi minha mãe, minha maior fonte de inspiração. E foi então que pedi ajuda dela para começar a costurar, agora, mesmo depois de já não estarmos mais tão frequentemente juntas e ela topou. Vai me ajudar sempre que nos encontrarmos. Bordar eu já sei e adoro, aprendi com a minha avó nas férias escolares, mas a falta de tempo na vida adulta sempre me levou para longe disso... Hoje, trabalhando 8h por dia, malhando, fazendo pilates, faculdade virtual e inglês, sei que o tempo ainda é escasso. Mas horas vagas existem para fazermos o que nos dá prazer e, por exemplo, nos dias de chuva em que não formos à praia no fim de semana (hehehe), por que não? Ainda que eu não consiga, de cara, fazer roupas, só a ideia de conseguir criar algo mais simples, menos complicado, como almofadas e afins está me deixando tão animada, vocês nem imaginam. Conversei com o marido fofucho sobre a possibilidade de comprar uma máquina e percebemos que não havia nenhum impedimento, mesmo que eu demore a aprender, já que não é um item que fica obsoleto, como um computador. Os pontos principais (reto, ziguezague) estarão ali e serão os mesmos sempre. Então, para começar na minha nova empreitada, comprei uma igual à nova da minha mãe (esse foi o critério de escolha) e vim contar para vocês que ela já está a caminho! Eba! Não é ryqueza? Abaixo, algumas das criações mais recentes de Dona Mariana (ou Dona Miss, um amigo meu dizia que mãe de Musa é miss, hahaha).
"Aprender é a única coisa de que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende." (Leonardo da Vinci)

Dona Musa babou quando, ainda noiva, viu o vestido de sua mãe pronto.

Deu zebra?

Você faria uma decoração de casa com estampa de bicho? Eu responderia lógico que não antes de ver essa foto aqui. Adoro combinação de pink com preto, branco, cinza ou grafite e esse ambiente ainda ganhou de quebra o azul turquesa, a cor personificação da riqueza (rimou! rs). E a cortina chiquetosa com flores contrastando com a descontração da lousa lá atrás? Conta pra mim, essa sala é ou não é o meteoro da paixão do qual falava Luan Santana?




Achei nas minhas buscas de "sala quadrada" pelo google (quem tiver os créditos me avisa?). Sim, minha sala é quadrada e mexer com sala quadrada não é fácil. Está bem diferente dessa, ainda não toda montada, ainda sem mérito para ser mostrada. hehehe. Mas as ideias não param. E acho que nem depois de pronta a cabeça vai parar de funcionar decorativamente. Eu acho ótimo!

"Tão bom morrer de amor e continuar vivendo!" (Mário Quintana)

Dona Musa hoje faz um mês de casada na igreja. Por isso o dia está rosa e floral como a cortina. :)

Recomeço

Oi, fofuchetes! Sou a Musa, apelidada pelo meu marido de Fofucha, ex-noiva, hoje esposa, que escrevia no blog Casal Fofucho. Fiquei um ano planejando o casamento na certeza de que, quando a festa passasse, a rotina gostosa continuaria, mas a vida tomaria outro rumo, com outros projetos, outros desejos e outras conquistas. E então, parei de escrever no blog, que era sobre os preparativos do casamento. Aí vocês me perguntam: e a vontade de escrever, como fica? Excelente pergunta. A vontade voltou e eu voltei. Por que eu não continuei escrevendo no Casal Fofucho e aproveitei meus leitores e seguidores? Apesar de eu achar ótimo quem faz dessa forma, no meu caso, o blog não tinha assuntos variados, era bem focado no casamento e no casal. Então, acho que a grande maioria dos leitores de lá tinha interesse no casamento, na festa, nos preparativos e afins. Daí eu quis dar a liberdade de fazer com que só migrasse pra cá os interessados em novos assuntos, tipo casa e beleza, entre outros assuntos de mulherzinha. Inclusive, daí surgiu o nome Dona Musa.

Segundo o Aurélio:

Dona. Substantivo feminino.
1.Senhora de alguma coisa; proprietária.
2.Título que precede o nome próprio das senhoras.
3.Ant. Dama, senhora.
4.Bras. Pop. Mulher, moça: “Nossa mãe, o que é aquele / vestido, naquele prego? // Minhas filhas, é o vestido / de uma dona que passou.” (Carlos Drummond de Andrade, Poemas, p. 157.)
5.Bras. Pop. Mulher; esposa.

Musa. Substantivo feminino.
1.Mit. Cada uma das nove deusas que presidiam às artes liberais.
2.Mit. Divindade inspiradora da poesia.
3.P. ext. Tudo quanto pode inspirar um poeta.

Para terminar, o recomeço na data de hoje tem motivo especial. É dia de Santo Antônio, de quem sou devota desde criancinha, por influência da minha avó. Santo Antonio sempre teve participação especial na minha casa, nos meus estudos, no encontro do meu companheiro (Valeu por ter caprichado), na vida a dois, e continua abençoando toda a minha vida. Por isso, peço a intercessão de Santo Antônio pelos que passarem por aqui e que seja o padroeiro do blog, afinal, a minha vida na blogosfera começou por um casamento... :)

"Tudo tem começo e meio. O fim só existe para quem não percebe o recomeço."

Dona Musa espera que vocês se inspirem. Entrem e fiquem à vontade.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...