Mudança de planos: creche pra babá

Como vocês acompanharam certo tempo aqui no blog, Matheus passou efetivamente por duas creches, mas o tempo que ficou, eu nem sei contar exatamente, foi muito pouco. Pagamos 3 meses de creche (a segunda, em que eu esperava que ele ficasse) e se ele foi umas 10 vezes sozinho, foi muito. Ele entrou em 04/02 e ficou comigo em adaptação. Na semana seguinte foi Carnaval e depois pra voltar para a adaptação, estava ou comigo ou com a minha mãe por perto. Quando ia começar a ficar sozinho, no final de fevereiro, dia 24, um domingo, ele começou com uma febre. Levei ao pediatra, de cara não vimos nada, a febre continuou, levei de novo e ele começou com antibiótico. Logo em seguida o ouvido esquerdo estourou pus e descobrimos uma otite. Antes de o ouvido estourar, o que já significa que a dor diminui porque a fase aguda passou, foram dias difíceis. Ele teve crise de dor tipo cólica de recém-nascido, dava soquinhos no ouvido, foram noites inteiras acordada junto e desesperada por não poder fazer nada além de dar colinho, carinho e analgésico. Depois de passar pouco mais de 2 meses assim (com otites de repetição, 4 caixas de antibiótico), indo à creche e 2 a 3 dias depois tendo febre e voltando pra casa, decidi que tiraria o Matheus da creche e procuraria uma babá. As coisas estavam muito de cabeça pra baixo em nossas vidas. Eu passava a semana na casa dos meus pais, em um bairro distante da minha casa e do meu trabalho (que é perto de casa), Rafael ia comigo dia sim, dia não e só nos finais de semana eu podia voltar pra minha casa. Mesmo assim a vida não voltava ao normal, né? Foi bem cansativo e frustrante. 

No início de maio, uma amiga minha indicou uma babá, que era amiga da prima dela e já tinha trabalhado em creche. Outra amiga indicou mais uma e essa ficou em stand by. Graças a Deus nem precisei procurar a última. De cara o Matheus já gostou da primeira "tia". Continuei mais quase um mês nessa rotina atribulada de ir pra casa dos meus pais para minha mãe "treiná-la" no jeito de lidar e na rotina com o Matheus. O fim de semana de aniversário dele foi o último que passamos na casa da vovó. No feriado de Corpus Christi voltei para casa e tudo se ajeitou, graças a Deus!

Hoje consigo trabalhar até mais tranquila, porque vejo o bom relacionamento que o Matheus tem com ela. Antes, por mais que quase todo mundo diga que "quem sofre é a mãe", eu ficava triste com a "violência" que eu fazia a ele mandando para a creche. Ele saía sempre meio apático, eu tinha de me esforçar muuuito para tirar um sorriso dele quando ia buscá-lo. Na última vez que ele foi, ainda em abril, na hora que saí ele chorava tanto, mas tanto, que vim todo caminho aos prantos, no meio do caminho ainda fui assaltada (contei aqui no blog) e continuei chorando muito depois. Tenho certeza de que não era a creche, porque ele chegou a ficar em outra antes. Era o Matheus. Por isso, quando disse aqui que era uma violência, de forma alguma quero criticar a mãe que põe o bebê na creche, até porque provavelmente farei isso com meu próximo filho. Só que cada bebê é um e muitos (acho até que a maioria) não sofre, quem sofre é a mãe pela angústia de ir trabalhar e ficar se seu filhote, mas alguns sofrem, sim. Por isso, esse post é mais uma alerta para todas as mamães que ainda terão neném, que analisem todas as possibilidades e se possível tenham outras opções. Eu, por exemplo, respondia com toda convicção quando me perguntavam: "Meu filho vai ficar na creche", como se todo o meu plano fosse encaixar perfeitamente e não houvesse a menor possibilidade disso dar errado. Só que depois que você é mãe você percebe que não é assim que a banda toca. A banda toca conforme o seu filho responde, por mais que você seja uma pessoa super hiper planejada (eu!). Eu estava lidando com a saúde do meu filho. Até quando ele ficaria tendo otites repetidas e tomando antibiótico? E uma das causas lendo artigos na internet explicitamente era "convivência precoce em creches". Eu ia ficar negligenciando e colocando a audição do meu neném em risco? Claro que não.

Claro que o melhor dos mundos é a creche. Você não precisa ter hortifruti em dia, o bebê convive com outras crianças, se torna mais independente... mas quem é mãe sempre preza pelo bem estar do filho e, no caso do Matheus, o melhor está sendo a babá. Agradeço todos os dias a Papai do céu por ter conseguido uma pessoa querida para o Fofuchinho e essa transição ter ocorrido sem traumas. Hoje ele faz festa quando ela chega, muitas vezes tenho de levá-lo na rua com ela quando ela vai embora... fico muito tranquila. Chego em casa ele está sempre brincando com ela e bastante animado. Vocês não tem ideia do que passei quando ele estava doente direto e vendo sofrer cada vez que eu o deixava na creche. Até no trabalho já comentaram como minha aparência está melhor, que "não estou mais com o olhar angustiado". Claro, né, bebê feliz, mamãe feliz. :)

Mamãe Musa queria mesmo era ser a babá do filho dela. Mas pelo menos isso ainda acontece nos finais de semana. :)

8 comentários:

  1. Lendo seu texto, sua angustia... tenho ainda mais coisas para te contar/ explicar! tem um livro bem bacana, não sei se vc conhece: A maternidade e o encontro com sua própria sombra. O bebê, a criança são seres muito sensíveis, que captam tudo que a mãe sente. Por isso é muito importante vc estar tranquila e acreditar no que faz, para ele sentir segurança e confiança. tem um caso que ela conta no livro falando que uma bebê já com idade avançada ainda mamava muito de noite e a mãe esgotada já queria fazer o desmame e não conseguia por nada nesse mundo. Aí ela foi fazer terapia e buscar o que estava acontecendo, e viu que na verdade a mãe tinha uma relação amorosa frustrada com o pai da criança (eles não eram juntos) então, a mãe precisava de amor, e a forma de dar amor para a mãe era a criança mamar varias vezes por noite. Não estou dizendo que vc precisa de terapia hehe por favor, não é isso. Mas às vezes é uma insegurança sua, bem inconsciente que passa para o Matheus e ele não se sente a vontade na creche.. enfim, não sei.. é só um palpite! Se vc não leu esse livro, vale a pena ler! Não concordo com tuuudo que ta lá, mas ele explica umas coisas bem bacanas! Outra coisa que tb pode atribuir são os picos de crescimento.... Tem um texto bem legal sobre isso http://guiadobebe.uol.com.br/fases-de-crescimento-e-desenvolvimento-que-modificam-o-sono-do-bebe-e-da-crianca/
    De qq forma, para esses dois casos acima, acho que aquele papo que a gente teve no whatsapp pode ajudar bastante no processo ;)
    Será que consegui explicar tudo??
    beijocas em vcs!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a mãe sabe qual a melhor decisão a tomar pro bem do seu filho.

    ResponderExcluir
  3. É tudo sempre muito complicado ... Claro que o melhor (pelo menos a gente pensa assim) é ficar com a mãe ... mas por outro lado, o bebê fica agarrado demais e aí começamos a ter outros problemas. Eu tento descer para o parquinho todos os dias com a Giulinha para ela brincar com outras crianças para ela não ficar tão agarrada a mim...

    Independente de ser creche, babá, avó, tia, tio ... o importante é o bebê estar bem e feliz. :)

    O que aconteceu com o seu blog ?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Musa que bom que achou a melhor solução e o quase impossível,pelo menos aqui na minha realidade, babá de confiança.
    Aqui onde moro, babá são aquelas meninas de 15 anos que ainda ñ podem trabalhar fora, então torço mto para que meu filhote se adapte na escolinha, que inclusive já escolhi, rsrrs (Tb adoro planejar)

    E com certeza filho feliz= mãe feliz!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Concordo com cada palavra que você disse sobre a "banda tocar" de acordo com a necessidade da criança. Não que eu seja a favor de uma mulher parar a vida dela para fazer todas as "vontades" do bebê, mas tem que respeitar quem o bebê é como indivíduo.

    Eu tinha praticamente dois anos qdo fui para o meu primeiro dia no colégio. Todo mundo preparou a minha mãe q eu ia chorar, dar ataque, sentir saudades, essas coisas, afinal os dois primeiros anos da minha vida eu fiquei em casa com ela. E adivinha qual foi a minha atitude qdo minha mãe chegou para me buscar? Eu virei para ela do alto dos meus quase dois anos de idade e falei "Mas já mamãe?". E aí minha mãe conta q ficou aliviada tb pq sabia q eu estava bem. Aliás ainda no início do colégio teve um trabalho de dia das mães e uma das perguntas era o que a sua mãe mais gosta de fazer. A maioria das crianças respondeu coisas normais, tipo ir ao shopping, ir a academia, e eu aqui respondi que a coisa que a minha mãe mais gostava de fazer era me buscar no colégio! Acho que isso é uma prova que bebê feliz, mãe feliz!

    Coisa muito boa ter achado alguém com quem o Matheus se adaptou tão bem. Eu já tinha acompanhando sua angústia em relação as creches e sei o qto foi dificil para você! Sem falar q nem sabia q vc estava direto na casa da sua mãe, o q estava "atrapalhando" até a convivência diária do Matheus com o pai e a sua com o marido - pq por mais q casa de mãe seja bom, não a lugar como o nosso lar! E eu SEMPRE acho q em relação a filhos não existe fórmula ou receita, nem "certo" e "errado" (tipo certo é por na creche, errado é dar chupeta), o que existe é a intuição da mãe! Você convive com o seu filho, você sabe como ele reage, você quer o melhor para ele, então tem horas que tem que mandar as convenções para BEM longe e fazer o que é certo para o SEU FILHO e para VOCÊ!

    Beijos enormes!

    ResponderExcluir
  6. Olá, Musa Magalhães, como vai? Conheci seu blog anterior pesquisando os detalhes sobre casamento e fiquei encantada!! Parabéns pelo casamento, Deus continue abençoando sua união. O motivo do meu contato é para perguntar onde vc comprou/alugou sua tiara (se puder informar, é claro. Eu ameeeeiii, e estou na correria para escolher a minha, só que os preços são bem altos e estou um pouquinho apertada. Desde já agradeço sua atenção. Um abraço Cláudia

    ResponderExcluir
  7. Cláudia, você não colocou seu email para eu responder, então, tomara que você acompanhe o comentário. :)

    Aluguei minha grinalda no Jefferson Viana. Também fiquei apaixonada por ela, quase comprei na hora de devolver. hahaha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. o q importa é vcs estarem felizes...q bom q encontrou uma babá boa.

    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...