Os 10 tipinhos que uma tentante não quer encontrar

Infertilidade é um tema cada vez mais recorrente. As pessoas estão mais conscientes de que não é algo que só acontece em novela, aquele casal que tenta um bebezinho e não consegue. Um monte de homens e mulheres estão começando a falar mais sobre esse assunto e com isso percebem que não estão sozinhos. É um tema que de forma nenhuma deve ser negligenciado porque trata de uma dor que ninguém que não tenha vivido pode imaginar. Como eu não posso imaginar por não ter vivido isso na pele, conversei com amigas que foram "vítimas" de um período de infertilidade para conseguir produzir um texto para o qual recebi muitos pedidos: as baboseiras que as tentantes ouvem ao ficarem um tempo sem conseguir engravidar. Espero conseguir reproduzir bem e dar voz a essas mulheres por quem rezo, oro, torço e vibro. Sei que um dia receberão seu grande presente. Se eu esquecer de citar algo, lembrem-me nos comentários. =)

Eu comparo as tentativas frustradas de gravidez a uma espécie de depressão sem um caminho certo para resolvê-la. Muitas vezes, nem se sabe ao certo a causa, já que os exames são normais, então vive-se de suposições e, mais do que tudo, de esperança.

Muitos apoiam, familiares, amigos e outras pessoas com situação semelhante, mas claro que, como em qualquer tema relacionado à maternidade, ou melhor, à vida, a parte mais difícil são os palpiteiros que não têm a menor noção do que seja tentar e não conseguir. Nesses sujeitinhos, se até eu, que não passei por isso, sinto vontade de dar uma voadora, imagina uma mulher que não está tendo sucesso nas tentativas de engravidar. Aqui, vou citar 10 tipinhos de pessoas que as tentantes detestam encontrar, baseadas em histórias que me contaram ou relatos da internet:

1) O Livro Ambulante da Fertilidade

Esses são até bem intencionados, confirmando a máxima que "de boas intenções, o inferno está cheio". São pessoas que buscam no Google textos básicos sobre a infertilidade e saem recitando frases soltas como se fossem experts no assunto:

"Mas pode ter certeza de que vai ser mais provável engravidar depois que tiver o primeiro filho." (Isso porque a pessoa nem sabe se a tentante quer mais de um);
"Se você está ovulando, então você está bem." (Jura? Ah, agora então eu não vou mais me preocupar);
"Você tem de ter tal idade, tal peso e tal estilo de vida e saúde para ser considerado infértil." (Então tá legal. Ainda bem que você me contou isso).

Às vezes não só você encontra leigos sem noção, mas médicos sem noção. Às vezes é o próprio ginecologista que manda uma dessa quando a mulher expressa preocupações sobre ter problemas para engravidar. Eles simplesmente não entendem que o corpo de cada uma é uma e nem todas se ajustam aos manuais que eles usaram na faculdade, Graças a Deus que hoje existem os especialistas em fertilidade que tratam o assunto com a seriedade que merece.

2) O Guru do Relaxamento

Vontade de levantar o dedo do meio para cada pessoa que diz "você precisa relaxar". A mulher já tá com problema para conceber e precisa ouvir esse tipo de coisa. Afff!

"Ah, deve ser porque você está estressada. Você precisa relaxar."

Deve dar vontade de quebrar a cara dessas pessoas. Cara, eu sinto decepcionar mas o stress é parte do dia a dia de todas as pessoas hoje em dia. A mulher pode estar estressada com o trabalho, com o trânsito, com algum familiar, com outro problema que está passando e, sim, é motivo mais que suficiente, estar estressada com tentar engravidar e não conseguir, Faça-me o favor, depois que a mulher se propõe a tentar engravidar, que mulher consegue relaxar no assunto? Fala sério.

3) A Fada do Destino

Essas pessoas gostam de falar em nome de Deus ou de qualquer criador sobre a causa da infertilidade. Quando coisas ruins acontecem, ninguém quer ouvir que "não era pra ser." Então se é assim, a pessoa tem de se conformar e pronto? Não, amiguinho, se é pra falar em Deus, Ele deu as ferramentas aos homens para usarem Medicina, cirurgia, seja lá o que for para tentar resolver. Então, claro que a mãe vai fazer tudo que puder e estiver ao alcance em vez de pensar que "não era pra ser".

4) O Feiticeiro

Dependendo do grau de desespero, nesses dá quase para acreditar.

"Se você beber este chá três vezes ao dia, pular para trás em uma lua cheia e enfiar o dedo na sua vagina introduzindo até seu útero com esse óleo fertilizante, você vai engravidar!"

Se alguém fez e engravidou, ela simplesmente teve sorte. Não é mandinga que vai curar a infertilidade.

5) O Defensor do Sexo

Essas pessoas fazem você se sentir não como se fosse infértil, mas uma completa idiota sobre sexo. Ela quer que você responda o quê? Quantas vezes você deu? Qual foi a posição? O comprimento do pênis do seu marido quando entrou? Se estava bêbada? Não, amiguinho, a mulher que está tentando engravidar não usa o controle de natalidade e, sim, ela está fazendo sexo, fique tranquilo.

6) O Desmemoriado

É aquele que sabe que você tá tentando, aí te encontra no shopping e pergunta se você já tá grávida. Você responde que infelizmente ainda não, ele só responde com algo do tipo "poxa, mas daqui a pouco você consegue" sem ligar muito. No fim de semana seguinte, ele te encontra em um churrasco e pergunta de novo sobre gravidez. Bem, nesse caso, a melhor das hipóteses é pensar que tá desmemoriado, pra não achar que é maldade mesmo.

7) O Extra-esperançoso

Eles podem parecer gente boa, mas às vezes ter um desses perto de você pode ser ruim. Ele nunca acha que você tá cansada porque dormiu pouco ou que tá enjoada por conta do cachorro quente que não caiu bem. Sempre vai sair com a pergunta se você está grávida quando você já sabe que ainda não tem o positivo e tudo que não quer fazer é falar sobre isso.

8) O dono da moral

Essas pessoas parecem pensar que porque alguém é infértil não são felizes com o que eles têm e sempre querem dar uma liçãozinha de moral.

"Para de reclamar que você já tem um filho."
ou
"Pelo menos você tem onde morar, um trabalho, ou isso, ou aquilo (troque por qualquer coisa que elas pensem que possa trazer felicidade)."

As pessoas que atravessam um momento de infertilidade não são ingratas. Elas só estão lutando por um sonho. Que mal há nisso?

9) O conselheiro da adoção

Gente, se uma pessoa não procurou a adoção como primeira opção é porque ela ainda não pensa em adotar. Definitivamente, não sugira isso. Uma criança adotada é um ser humano, Ela precisa ser amada, desejada, e não substituir uma frustração. Quando os pais chegarem a adotar, é uma fase de total aceitação da adoção. Não é para ser um conselho seu, mas uma decisão de coração deles.

10) A infértil precoce

"Olha, eu sei o que você está passando. Eu tentei engravidar por seis meses e não conseguia e realmente sei como é difícil. Quase acabou com meu relacionamento."

Essa nem merece comentários. Empatia passou longe.

Amiguinho, evite que a tentante te mande para aquele lugar, te xingue e até que faça cara de paisagem. Faça com que ela queira encontrar com você, fique alegre de estar perto de você. A infertilidade é um fantasma que a assombra a todo tempo. Enquanto ela estiver com você, faça-a feliz e não toque no assunto. Combinados? Obrigada.

4 comentários:

  1. Sou tentante e estou passando por todos esses tipinhos.
    E digo que a frustração é presença constante quando vejo todo mundo a minha volta engravidando.
    Sigo vivendo e controlando a ansiedade, porque me liguei na sua frase: que mal há em lutar por um sonho?

    ResponderExcluir
  2. Em relação a maternidade a mulher se cobra muito por natureza, e quando passar por essa situação a frustração é enorme. Tenho uma amiga que está tentando a mais de 5 anos e ainda não conseguiu e por mais que eu queira ajudar de alguma forma acredito que a melhor forma de fazer isso é não aumentar essa pressão e então só comento sobre isso quando ela vem disposta a falar sobre o assunto.

    E por isso que já falei com meu marido quando for a nossa hora de tentar não vou falar pra ninguém, pq vai que acontece algo assim conosco não quero mais cobrança além da minha.

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Eu tenho um blog que tem mensagens de apoio às tentantes. Sugiro que dê uma passadinha lá para conhecer, dar sugestões de melhoria.

    "www.contecomigoviu.blogspot.com.br"

    ResponderExcluir
  4. Olá, faz pouco tempo que criei um blog para tentantes: detalhesmaissimples.blogspot.com.br
    Nele relato minha luta para ter o meu tão sonhado bebezinho.
    Será um prazer poder ajudar outras tentantes e trocarmos experiências.
    Se quiserem, podem entrar em contato comigo por email: detalhesmaissimples@hotmail.com
    Serão todas super bem vindas!
    Aguardo a visitinha de vocês.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...