Preparando os seios para amamentação

Oi, creminhos hidratantes para deixar as mãos sedosas! Quem foi mesmo que falou que ia falar de outra coisa e não ficar só falando de neném, hein? Mas não dá, né, meu nenenzinho já é, mesmo do lado de dentro, a melhor coisa da minha vida!

Hoje vou falar um pouco sobre como tenho preparado meus seios para amamentação. Antes de engravidar, ninguém nunca tinha me falado sobre sofrimento ou dor durante a amamentação. Eu tinha aquela ideia romântica do meu neném deitado em berço esplêndido (isto é, nos meus braços rs) e mamando tranquilinho sem me machucar. Só que aí fiquei sabendo de vários incômodos que podem fazer desse momento um pesadelo em vez de sonho. A minha própria obstetra me ensinou algumas técnicas, outras li na internet, outras ainda aprendi até no salão enquanto fazia as unhas, então, estou usando tudo.

Primeiro vou falar de uma dica que não me coube já que tenho bico nos seios, então, vou ensinar para mulheres que não têm. Essa foi o obstetra de uma amiga que ensinou para ela. É simples. Depois do banho, você puxa o que você tem de bico, mesmo sendo bem pequenininho primeiro pra frente, depois rodando 10 vezes para um lado e 10 vezes para o outro. Isso facilitará a saída para fora (redundância, mas é para ser redundante mesmo rs).

As outras são as que estou usando e tem a ver com o processo de ressecamento forçado da pele:

Não hidrate nem use sabonete nos mamilos - Na amamentação, quanto mais ressecados estiverem os mamilos, melhor para que o neném possa friccionar a gengiva ali e você sentir menos dor nesse processo. Uma pele lisinha e hidratada vai estar pronta para criar rachaduras e machucados e não é isso que você quer agora. Para isso, você deve usar bucha vegetal e esfregar durante o banho, o que ajudará a criar uma pele áspera. Eu também pensei que ia machucar, amiga, mas não machuca não, fica tranquila. Óbvio que você vai esfregar até o limite de não te machucar e com o tempo você já perceberá mais grossinho. Além da bucha, quando for se enxugar, faça uma fricção da toalha nos mamilos algumas vezes para um lado e para o outro, como se quisesse esfoliá-los.



A última dica que coloco em prática é usar a pomada Lansinoh antes de dormir.  Lansinoh é o produto número 1 do mundo para amamentação, é feito de lanolina pura e pode ser usado sem a necessidade de lavar os seios antes do bebê mamar. Segundo o fabricante, previne e cura todos os tipos de rachaduras. Na gravidez ela também é usada para facilitar o ressecamento da pele e criar uma película protetora. Trouxe dos EUA e passo desde que comprei todos os dias. Essa dica não foi de médico, foi de relatos bem-sucedidos de mamães na internet. Existe para venda no Brasil, obviamente mais cara.

Se tiver alguma mamãe com mais dicas ou relatos, me conte! Quero aprender tudo para poder amamentar meu boneco feliz e realizada. :)

"As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras." (Friedrich Nietzsche)

Dona Musa, preguiçosa convicta com creminhos pro corpo, faz isso tudo religiosamente todo dia. O que o amor não faz, né não? :P

7 comentários:

  1. Olá Musa, tudo bem?
    Que bacana, acabei de amamentar minha princesa, ela dorme como um anjinho e vim aqui, curtir os blogs queridos... adorei esse tema, sabia que era minha maior preocupação durante a gravidez?
    Li muito a respeito, ouvi várias pessoas porque queria muito amamentar, e veja só, encontramos diferentes opiniões.
    Minha obstetra fez uma orientação diferente da sua. Ela me disse apenas para lavar o seio no banho, secá-los e tomar banhos de sol pela manhã... o que segui a risca. Não esfreguei nem esfoliei...na opinião e argumanetação dela, o corpo já está sendo preparado para essa fase e, num livro bem bacana que li, diz a mesma coisa... Relata que esfoliando vc tira as células protetoras...contudo tenho amigas que seguiram seu processo e se deram bem tb!
    Olha, a Carol mamou bem desde a primeira vez... uso a pomada, igual a sua dica, ela é ótima e comprei a concha de amamentação, me ajudou muito durante as primeiras semanas, ela protege o bico do contado com o sutiã, mantendo-o saliente. Hoje só fico com a concha pela manhã e a noite coloco uma fraldinha... e tudo tá maravilhoso.
    Não senti dor nenhuma, nenhuma rachadura, nos 5 primeiros dias, sentia uma ardência, nada de horrível, mas que logo passou.
    Carolina mama aproximadamente 20 minutos e dorme por 3 horas direto..é o suficiente e já engordou, em três semanas, 800g, está perfeito, segundo o pediatra.
    Li um livro muito bacana.... que trata somente de amamentação - O livro da amamentação - de Vera Heloisa Pileggi Vinha - ele é meio antigo, mas traz dicas e orinetações que foram muito úteis!
    Ufa....falei demais.... tenho certeza que seus momentos com o pequeno Matheus serão incríveis...
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Apesar de não ser mãe ainda (está nos planos, mas só daqui a 1-2 anos...), tenho uma dica :) É que uma das minha melhores amigas teve neném em fevereiro, e eu a acompanhei quando ela foi no centro de amamentação (tem isso no Brasil?!) antes de ela ter sua filhinha, para aprender como amamentar, escolher sutiã de amamentação, comprar bomba para os seios, etc...aí, acabei escutando as dicas das consultoras (as "lactation consultants," que são cada vez mais populares aqui nos EUA).
    Bem, uma das dicas que me lembro que a consultora falou que ela podia fazer antes do parto era para evitar o uso de sutiãs com arame no último mês da gravidez (na verdade, ela falou que o ideal é não usar sutiã com arame durante a gravidez toda...algo que, pessoalmente, acho que só mulheres que não são, digamos assim, "bem dotadas" conseguem fazer, pq sutiã com arame dá muito mais apoio...) Enfim, ela falou que sutiãs com arame/armação de metal podem apertar os ductos mamários, causando entupimento, que podem até levar a inflamações tipo mastite. Ah, e ela também falou que o ideal é comprar sutiã de amamentação no 8o mês, mas comprar alguns que sejam um tamanho acima, pois os seios aumentam após o parto.
    As outras dicas foram mais para depois, já com a bebê (tipo posições diferentes para amamentar, beber MUITA água, etc...)
    Bem, espero ter contribuido alguma informação relevante :)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Dicas devidamente anotadas e já vou procurar o creminho.
    Eu estou com 3 meses, será que posso começar a usar a bucha desde já?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Musa,
    não sei nada de bebês e amamentação... mas adoro o seu carinho lá no blog e, pode ter certeza, vou te mandar as fotos mais lindas! Depois te escrevo com calma.
    Beijo grande e, como dizem os antigos, que Nossa Senhora do Bom Parto te dê uma boa hora!

    ResponderExcluir
  5. Musa,

    Acho que como ainda não estou nesta fase (dos bebês), confesso que nunca tinha parado pra pensar sobre este assunto e nem tinha lido nada a respeito. Já ouvi falar sim sobre as rachaduras e os incômodos, mas nunca me preocupei com isso. A minha melhor amiga teve bebês gêmeos e não conseguiu amamentá-los, então ela tb não teve este probleminha.
    Mas gostei de saber com antecedêncida o que vir a acontecer se não tiver certos cuidados preventivos. Agora, com certeza, fico mais esperta, rsrs.

    Bjos Musia.

    ResponderExcluir
  6. Nunca tinha pensado sobre isso.
    Mas fico pensando... SER GRÁVIDA DÁ MUITO TRABALHO! rs

    ResponderExcluir
  7. Lanidrat da Mantecorp, é um bom substituto para a Lansinoh.

    Att,

    Iluanna.

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...