A primeira otite e o primeiro antibiótico :(

Bom dia, minhas flores! Essa semana para nós foi bastante puxada. Quase surtei de preocupação. Matheus estava com febre desde domingo que foi aumentando com o passar do tempo. Na segunda, na hora do almoço, saí do trabalho para levá-lo ao pediatra. Chegando lá, com o exame clínico, o médico descobriu placas brancas na garganta e diagnosticou a amigdalite. Nesse dia, ele examinou o ouvido com o otoscópio e ainda não identificou nenhum problema, só mesmo na garganta. Já me senti muito triste por ele ter de tomar antibiótico pela primeira vez tão novinho, mas comecei a administrar o remédio e, como sempre, com o apoio da minha mãe, ele não foi para a creche e ficamos na casa dela. Deu terça, deu quarta, deu quinta e, mesmo com tomando o Alivium (anti-inflamatório) de 6 em 6 horas, a febre não baixava. Na quinta, Matheus amanheceu com pus saindo do ouvido. Fiquei apavorada. Por sorte (azar por outra parte, mas sorte por eu poder estar mais tempo o observando), eu também estava em casa desde quarta-feira de licença por uma sinusite. Liguei imediatamente para o pediatra que afirmou a evolução para uma otite e indicou a troca do antibiótico, já que, como a febre não baixava, o antigo antibiótico não devia estar sendo suficiente para essa infecção. Foi uma semana triste para mim. Vi o Fofuchinho sofrer muito de dor. Se ao tirar um bife na manicure, quando dá pus, já é uma dor chata pra caramba, imaginem quão insuportável deve ser a dor dentro da cabeça, dentro do ouvidinho! Ele ficava alucinado, batendo as mãozinhas perto do ouvido, sem posição para dormir, sem querer comer direito ou mamar, porque dói para engolir... enfim, foi muito sofrido para ele e para mim acompanhar aquela dor. Como ele é muito risonho, não chegou a mudar o comportamento de interação conosco, mas muitas vezes ficava super incomodado... dor, né, tadinho. Graças a Deus não senti nenhuma alteração na audição, nem mesmo leve, por alguns testes que fiz, já que a diminuição temporária na capacidade de ouvir é outro sintoma.

Pesquisando na internet, vi que até 3 anos, 70% das crianças sofrerão com otite. Minha mãe conta que eu nunca tive esse problema, mas meu irmão sofreu com dor de ouvido. E é bem comum acontecer como foi com o Matheus, a otite evoluir de uma gripe ou resfriado, já que a secreção pode se instalar na trompa de Eustáquio, que nos bebês é mais curta e horizontal que nos adultos (por isso favorece esse acúmulo de secreção). Muitas vezes, principalmente em casos de febre que não baixa, o que é indício de maior infecção, indica-se o uso de antibióticos. De toda forma, é bom lembrar que o tratamento tem de ser ministrado o quanto antes, porque em casos mais graves (também mais raros), a secreção pode se acumular nas meninges e aí, Deus nos livre, evoluir para meningite.

Enquanto ele dormiu, para não deixar o assunto morrer, vim escrever no blog como fonte de ajuda para as mamães que precisarem (tomara que não!).

Mais informações retiradas do site Tua Saúde:

O que é: A otite é uma infecção no ouvido muito comum em bebês e em crianças pequenas que gera sintomas como febre, irritabilidade e dificuldades na alimentação e que deve ser tratada o quanto antes para evitar as graves consequências que ela pode gerar.


Causas da otite: As causas da otite podem ser a presença de vírus, bactérias ou, raramente, fungos. É comum que nas crianças ela seja precedida de infecções respiratórias como gripes e resfriados, mas o uso indevido de cotonetes também pode causar otite.
Sintomas da otite:
  • Dor de ouvido, que nos bebês pode manifestar-se por choro, irritabilidade e não ter posição para encostar a cabeça;
  • Recusa alimentar. No caso da otite é comum os bebês terem dificuldade até mesmo para mamar;
  • Pode haver nariz escorrendo;
  • Dificuldade para dormir devido a dor;
  • Febre;
  • Inatividade. A criança pode ficar mais tempo quieta, querer dormir mais vezes ou por mais tempo.
Em alguns casos, o ouvido pode ficar com mal cheiro e pode haver pus. Este é um caso mais grave de otite e a audição pode ficar comprometida temporariamente ou permanentemente.

Diagnóstico da otite: O diagnóstico da otite é feito através do exame ao ouvido utilizando um aparelho chamado otoscópio. Ele pode ser feito pelo pediatra ou pelo otorrinolaringologista.

Tratamento para otite:  Os analgésicos ou anti-inflamatórios podem ajudar a reduzir a dor até a inflamação começar a reduzir. Os antibióticos orais são uma opção válida quando a infecção evolui para além do canal auditivo.

Remédio caseiro para otite: O melhor remédio caseiro para ajudar no tratamento da otite nos bebês é colocar uma fralda aquecida com o ferro de passar roupa na região afetada. Os médicos alertam para não pingar nada dentro do ouvido para evitar que a infecção piore.

Fora isso, sugiro colinho, carinhos e vigilância constante para observar alguma alteração seja física ou de interação no bebê.
Que venha a próxima semana e que seja melhor que essa, de muita saúde!
Mamãe Musa ainda tem muito a evoluir em inteligência emocional para lidar com doencinhas em seu Fofuchinho... quase morro!

9 comentários:

  1. Ai tadinho do Matheus... Melhoras pra ele.
    Bom fds!
    big beijos
    Lulu
    blog | twitter | face

    ResponderExcluir
  2. Primeiro obrigada pelo carinho querida!!
    Eu tb nunca tive, mas meu irmão sofreu mto com isso, e foi até uns 12 anos pq me lembro de vê-lo chorar de dor.
    E eu tb não me imagino tendo que passar por isso, deve doer na mãe né?!?!
    Melhoras ao fofuchinho!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. ah, tadinho....q ele melhore logo. poxa, logo amigdalite e otite juntos...tem q cuidar mesmo, mas vai melhorar, não vai evoluir pra nada mais grave, não...


    Beijosssssssssssssssss
    ┌──»ʍi૮ђα ツ

    ResponderExcluir
  4. Ai Musinha, que dó...o meu filhote quando era bebê me deu muitos sustos com a bronqueolite. A gente sofre dobrado de ver os bichinhos com dor. Mas loguinho ele já fica bonzinho!
    Bju fiquem com Deus!!!

    ResponderExcluir
  5. Tadinho do Matheus...eu sofri MUITO com otite quando era criança (até uns 6-7 aninhos) e tive uma mega crise horrorosa de otite média aos 13 anos (que chegou a perfurar o tímpano...não tão comum assim, mas horrível! Foi a pior que já tive e tive que ficar quase 2 semanas de cama...nada legal...) É bem chato...a única coisa que realmente alivia a dor é mesmo o pano quentinho no ouvido. Não se preocupe porque é super normal ter dor de ouvido (otite média) na infância e depois passa, sem deixar problema nenhum. E pode ser que, no caso dele, seja realmente só essa vez e não algo crônico :)
    Beijinhos e melhoras para o Matheus!

    ResponderExcluir
  6. Aii tadinho mesmo Musa!
    Otite é super comum, minha mãe conta que eu chorava muito quando era bebê e ninguém descobria porque, quando foram ver era otite..."ainda bem" que o fofuchinho teve outros sintomas e você viu logo!

    E agora ele está melhor?

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Musinha,
    sofri a infância inteira com otite. Aliás, volta e meia ainda tenho, é meu ponto fraco, assim como a garganta. Sinto na pele sua dor e a do pequeno.
    Melhoras pra vcs. Beijinho

    ResponderExcluir
  8. tadinho, estou com o meu em casa que está sofrendo também.....rezo para passar logo porque a dor que ele sente dói em meu coração

    ResponderExcluir
  9. tadinho, estou com o meu em casa que está sofrendo também.....rezo para passar logo porque a dor que ele sente dói em meu coração

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...