O não desfralde ou como nem os super heróis tão dando jeito

Eu já falei por aqui que tentei iniciar o desfralde com o Matheus, né? Isso aconteceu porque no ano passado, quando passou a adaptação na escola, ele viu alguns amiguinhos indo ao banheiro fazer xixi e pediu para ir também. Chegou a ir algumas vezes ao vaso, a professora acompanhou, me comunicou que poderíamos começar o desfralde, pediu para ele ir de sapato/sandália/chinelo de plástico e levar mais bermudas. Fiquei toda animada. Assim fiz e tentei ir iniciar em casa também, como deve ser. Isso foi lá pra novembro. Mas eu nunca vi saindo xixi do pinto do menino em frente ao vaso, gente. Nunca nunquinha. Em casa ele jamais fez. Eu pedia para ele ir ao vaso e ele respondia: "Tá, mamãe, depois." Pedi ajuda da mãe de um amiguinho da escola já desfraldado porque eu podia estar fazendo algo errado. Ela me sugeriu não dizer para ir fazer, mas para falar que iríamos ver se tinha xixi. "Vamos ver se tem xixi, filho?" Nem assim. Aí conversei com outra. Ela falou que o dela amava adesivos e cada vez que ia ao vaso, podia colar adesivos. Que o banheiro estava cheio de adesivos mas que se tinha resolvido, era o que importava. Claro! Coisa de mãe, né? A gente quer é solução.

Pensei: Do que Matheus mais gosta? Bola e super heróis. "Matheus, comprei uma bola nova! Vamos fazer xixi no vaso? Depois mamãe desce pra jogar bola com você." "Não, mamãe, depois." Às vezes até agradecia: "Não, mamãe, depois, obrigada." Tipo, obrigada por se importar mas não, não, não me interessa agora. E nesse processo, eu já estava desconfiando que era para "competir" com a irmã.
Aí, no auge dos meus pedidos sem uma resposta afirmativa sequer, comprei duas camisas, uma do Super Homem, outra do Capitão América. Dei a do Super Homem e falei: "Filhoooo! Se você fizer xixi no vaso, a mamãe te dá uma igual do Capitão Américaaaaa! Olha que legaaaaaallllll!" "Camisa do Capitão América??? Legal, mamãe!!! Depois eu faço xixi no vaso então, tá?" Nem os já conhecidos e santos super heróis deram jeito. Aí passava um tempo eu chamava de novo, a menasmain oferecia a camisa chantageando descaradamente a criança e ele continuava negando. Lá pela minha quinta tentativa, tive a confirmação da minha suspeita. Meu brilhante e esperto menino me responde: "Mamãe, dá a camisa do Capitão América pra Gigi. Ela faz xixi no vaso." Choquei, gente! Só faltou mandar um faz o seguinte depois do "mamãe" da frase anterior.

Então conversei com a professora e expliquei que do jeito que algumas crianças regridem no desfralde quando o irmão chega, provavelmente no caso dele iria atrasar, que eu não estou com pressa e que precisaríamos de mais paciência. Enquanto ele não aceitar fazer em casa, eu vou oferecendo mas sem forçar ou qualquer outra coisa que o faça se sentir pressionado ou não o deixe à vontade para realizar esse grande marco no tempo dele. Afinal, esse é um marco de independência dos pais porque quando troco a fralda é tempo que ele tem garantido comigo. Inclusive já houve vezes de eu estar limpando a Gio de cocô e ele ao mesmo tempo me comunicar que está fazendo também, tipo acaba a dela logo que agora é minha vez de ficar contigo. Ele também já falou algumas vezes: "A Gigi não fez cocô no vaso, né, mamãe..." quase com um tsc, tsc, ao fim da frase, com ar de reprovação. Eu sempre respondo que a Gigi é pequenininha e que quando ele era nenenzinho como ela, ele também fazia só na fralda. Que ela faz isso porque não consegue pedir a mamãe, já que não sabe falar, e nem se equilibrar para fazer no vaso, já que não sabe andar. E que inclusive é ele que vai ensinar a ela como fazer xixi no vaso, já que ele é um rapaz e ela uma neném. Abafa que depois ele vai insistir para ela fazer em pé porque ele é bastante metódico, mas isso é lá pra frente e aí pensemos nisso depois rsrsrs.

Tô agindo certo, gente? Que que cês acham? Têm sugestões? Brigada!

(P.S: Tô escrevendo várias coisas como contando com vocês na fala, por isso tá cheio de palavra escrita errada mas acho que fica tão natural assim. Posso continuar? Beijo!)

4 comentários:

  1. kkkk
    uma colega do trabalho, guardou os brinquedos que o menino ganhou de presente de aniversario e combinou de entregar 1 toda vez que ele fizesse coco no vaso... Acabou que o moleque dividiu o coco em pequenas parcelas pra ganhar varios presentes ao longo do dia. kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wal, esse é o problema, eu sou frouxa para tomar uma decisão assim radical... porque se ele não aceitar mais, eu nunca devolvo os brinquedos? Como lidar nesse caso? Tem ideia? rsrsrsrs

      Beijos!

      Excluir
  2. Eu gosto quando vc escreve como fala! Escuto vc falar! rs

    Esse Matheus tão danadinho. Mas dá pra entender o ciume né. Ele ainda nao sabe que coração de mãe não se divide, só multiplica! Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, Bibi, bom saber!

      Pois é, ele também ainda é pequenininho... espero que com amor e paciência em breve ele entenda. :)

      Beijocas!

      Excluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...