Pão Escuro Mamãe Musa

Como prometido ontem no Instagram, segue receita do pão integral que fiz ontem para receber uns amigos. Só para mim normalmente eu faço um pão 100% integral. Mas a verdade é que o pão fica mais gostoso e fofinho, menos massudo, se levar um pouco de farinha branca. Então, como anfitriã, prefiro colocar alguns ingredientes que fazem parte do dia a dia da maioria para não correr o risco de desagradar com a "naturebice". Foi o caso nesse pão da farinha de trigo normal e manteiga. De quebra, além dos amigos, consegui agradar o Matheus, que é super chato exigente pra comer, e pediu mais!



Vamos ao que interessa:

Ingredientes:
3 tabletes de fermento biológico fresco (45g)
1 e 1/2 xícara (chá) de água morna
1/2 xícara (chá) de açúcar mascavo
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
1 colher (sobremesa) de sal
2 xícaras (chá) de farinha de trigo
Farinha de trigo para enfarinhar
Margarina para untar

Em uma tigela, misture todos os ingredientes, exceto as farinhas. Acrescente as farinhas, aos poucos, amassando até ficar homogêneo. Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e sove. Deixe descansar por 1 hora. Divida a massa em duas partes iguais. Abra com um rolo, enrole em formato de pão e coloque em uma forma untada. Leve ao forno médio, preaquecido, por 40 minutos. Retire e sirva.

Ooooooouuuu

Faça como a Mamãe Musa, taque tudo na máquina de pão, primeiro os ingredientes molhados, depois os secos, ligue a máquina, aguarde em torno de 3 horas e, tcharaaaammmm, coma!

Nhami!

Mamãe Musa se especializando em lançar o raio gourmetizador. ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...