Itens do meu enxoval com links - Farmácia


Bom dia com resquício de confetes e serpentinas! Como foram de Carnaval? Na verdade, eu nem tive muito Carnaval, porque fui para Curitiba, que não tem tradição dessa festa. Nem por isso deixei de fantasiar meu Fofuchinho de palhacinho, ficou uma gracinha da mamãe, concordam? Owwwnnnnnn :)



Continuando a série de posts para ajudar as mamães que vão comprar itens no exterior, ou mesmo aqui no Brasil um pouquinho mais caros, vou postar os links dos itens de farmácia e afins que eu trouxe para o Matheus com as observações ao lado. Dúvidas, já sabem: mamaemusa@yahoo.com.br.

Absorventes para os seios: Usei pouquíííííssimos, tenho um monte deles lá em casa, porque no auge da produção em que eu parecia uma vaca leiteira, o leite grudava naquilo e ficava como uma colinha, quando eu ia puxar doía igual arrancando casquinha de machucado que ainda não está muito seca. Depois que meus seios se adaptaram à produção, aí não vazava mais e não precisei usar, ou seja, vai de cada um. Em casa, enquanto a produção estava a todo vapor, eu só usava as conchas.


Conchas para os seios: Essas sim, eu usei muito. Não precisei usar antes porque não tenho bico invertido, mas até para ajudar as mamães a criar o bico no seio para amamentação parece que são importantes, já na gravidez  Só tenho um alerta a fazer porque fiquei com uma pulga atrás da orelha. Falarei sobre isso em seguida, no tópico sobre a famosa Lansinoh.



Pomada para os seios: Usei desde o final da gestação, porque li na bula que já na gravidez poderia ser usada para prevenir as rachaduras e depois na amamentação seria útil na prevenção e na cicatrização, caso houvesse rachaduras. Justiça seja feita, usei e não tive absolutamente nenhuma rachadura, exceto em apenas um dia, já com três meses do Matheus, quando tive uma mastite, mas aí foi um fato isolado, acho que qualquer uma teria porque como o seio fica muito duro, prejudica a pega que sempre foi certinha no caso do Fofuchinho, desde a maternidade. Mas, porém, contudo, no entanto, entretanto... vem o que eu ia falar quando citei as conchas.


Durante a amamentação, eu tive um episódio de dutos lactíferos entupidos e precisei ir ao banco de leite do Instituto Fernandes Figueira, aqui no RJ, para que o leite voltasse a jorrar com fluxo normal novamente (Inclusive, recomendo muito, fui super bem atendida). Lá chegando encontrei uma profissional, não lembro o nome dela, mas acho que era Elaine, que trabalha há 25 anos ajudando as mamães na amamentação. Durante o trabalho, que envolvia usar uma bomba de tirar leite ao mesmo tempo que massageava muito o seio tentando desfazer o nódulo de leite desentupindo o duto (processo que levou umas 2 horas), ela conversou comigo dizendo que cada dia mais ela recebia mães com problemas na amamentação e que há uns 10 anos era uma ou outra. Hoje o público é enorme e ela dizia que a grande vilã era a Lansinoh, inclusive me perguntou se eu usava e fez aquela carinha de "Sabia!". Ela disse que os dutos lactíferos precisavam ficar desimpedidos, como se precisassem respirar e, ao passarmos a Lansinoh, que tem uma textura realmente grossinha e bem gordurosa (tanto que manchou alguns dos meus sutiãs), bloqueávamos os dutos de uma forma prejudicial para a passagem de leite, o que favorecia o entupimento, que podia resultar numa mastite ou afim. Disse que o método natural, o de passar o próprio leite para cicatrizar a rachadura, era o mais eficaz e não ocasionava esses problemas. Além disso, ela disse que as conchas normalmente eram responsáveis por candidíase nos seios e que muitas vezes não aparecia como nas fotos que vemos na internet, com aspecto esbranquiçado e mais "feio". Falou que algumas vezes a cândida no seio se manifestava por ardência ao amamentar ou mesmo por coceira no bico do seio, que tendia a ficar também com aspecto mais rosado e fino, bem como sensível.
Agora minha experiência: Essas conchas da Avent vêm com dois pares, as com furinho e as sem furinhos. As com furinhos são usadas teoricamente para quem tem o bico invertido e precisa criar bico para amamentar e as sem furinhos são usadas para reter o leite que cai ali. Mas vocês concordam que o seio precisaria de ventilação de qualquer forma? Ainda mais aqui no Rio, com calor, os seios estavam sempre abafados pelas conchas, por mais que eu as higienizasse esterilizando com frequência (sempre depois de amamentar ou até mais vezes quando o intervalo de amamentação era um pouco maior). Então, as conchas sempre ficavam com um pouquinho de leite que caía e mais umas gotinhas de suor ou mesmo sem o suor líquido, mas aquele vaporizado, sabem? Então é difícil de manter imune a fungo porque é muito abafado. No dia que ela me falou isso, eu parei também de usar as conchas (já as tinha usado bastante) e uma leve coceirinha que estava sentindo na auréola passou (esse era meu único sintoma, não sei até hoje se era princípio de uma candidíase). Coincidência ou não...
Achei importante falar isso com vocês porque apesar de esses dois produtos terem aparentemente me servido muito bem, ao mesmo tempo eu tive esses episódios chatos relacionados a amamentação.  Graças a Deus isso não me impediu de amamentar, mas podia ter sido o caso, quem sabe? Pode ser que seja dos produtos, pode ser que não tenha nada a ver. Como usei os dois, contei exatamente tudo o que aconteceu comigo para que cada uma decida o melhor a fazer no seu caso.

Creme anti-estrias: Esse é o link do que comprei nos EUA. Fazem a maior propaganda desse creme por lá, não é baratinho, sai mais caro em reais do que o Materskin e achei esse último muuuuuito melhor! Na verdade, graças a Deus não tive estrias, não sei se pelos cremes ou se por genética, já que minha mãe não usou nenhum creme na gravidez (!) e não tem estrias. Eu até usei esse porque já tinha comprado, mas o Materskin tem uma textura mais hidratante e tem um cheirinho melhor, daqueles produtos de bebê mesmo. Usei ainda um outro que comprei lá fora que não quero nem lembrar o nome, a textura era até grossa mas o cheiro era ruiiiiiimmmm. Não gostei. Na verdade para quem gosta dos que espalham muito bem, o Mustela cumpre esse papel, mas eu acho que se é bem fininho, bem líquido e espalha bem é porque não deve hidratar tão bem. Sei lá se isso vale, mas cada doido com sua mania hehehe. Eu não compraria de novo, acho que não vale o preço sendo que temos um de fabricação nacional que para mim é bem melhor.



 


 Creme firmador para o busto: Sinceramente? Seios são gordura pura, né? E eu emagreci horrores.  Tá, não emagreci horrores mas como sou baixinha, 1Kg a menos em mim faz muita diferença. Tô tão magrela que meu busto que já era bem pequeno diminuiu, então não tem nem o que firmar. Sério mesmo, não consigo opinar se isso dá certo. Pelo menos não tive nenhuma estria, então pode ser que nesse ponto o creme tenha ajudado. Se alguém tem experiência boa ou ruim com esse tipo de creme, me conta aí pra eu saber. :)



Gel de conforto para pernas e pés: Usei esse da Granado e foi o que me aliviou nas últimas semanas em que era muito grande a dor nas virilhas e nas pernas inteiras. Ele é daqueles refrescantes, então além de confortar, deixava uma sensação fresquinha. Usei também meias calças Kendall mesmo no calor do Rio de Janeiro (sou bonita?), fiz drenagem linfática e não inchei nadinha, foi "só" dor mesmo.


Sabonete líquido para o bebê: Esse do link foi mais um item da Mustela que me decepcionou, além de ser caro pra caramba. Não cheira mal, mas é um cheirinho muito do xinfrim se comparado aos nossos já conhecidos amarelinhos da Granado ou da Johnsons. Rende à beça o danado, mas eu não compraria de novo. Minha indicação vai para o da Granado, muito suave para a pele (Matheus usa desde o primeiro dia em casa) e com um aroma delicioso!



Hidratante corporal e óleo de massagem para o bebê: Comprei na empolgação a linha quase toda para se caso eu usasse, mas nunca usei nenhum dos dois, nem tentei. O Matheus sempre foi super calorento e minha impressão é que qualquer coisa que grudasse ainda mais nele o deixaria incomodado. Massagem sempre foi com o próprio toque da minha mão e cheirinho do sabonete ou no máximo do perfuminho para sair. Para mim foi desnecessário. Agora também eu fico pensando: Que loucura a minha. Pensar no óleo tudo bem, agora hidratante, minha gente? Onde que a pele do bebê é ressecada? Não era nem para ter cogitado a compra. Que loucura a minha. :P
Mas mais uma vez, se alguém usou e gostou, me conta. Para mim não senti uma real necessidade.



Colônia para o bebê: Uso nas saídas para manter o cheirinho de banho tomado já que ele tende a estar sempre azedinho porque transpira muito hehehe. Da mesma forma que os outros itens, nada que a colônia Mamãe e Bebê, da Natura, ou a Boti, de O Boticário, não possa substituir. Como ganhei a Boti, alterno as duas.



Pomada anti-assaduras:  Olha gente, por aqui não teve tempo ruim não. Matheus usou tudo e não teve alergia a nada. A Desitin é, sim, a melhor de todas porque tem boa textura e sai com facilidade. Se você puder comprar/trazer, compre. Mas mais uma vez, das que já usei - Hipoglós / Hipoglós Amêndoas / Dermodex / Bepantol Baby -, gostei de todas no geral, não tivemos nenhum problema. 
Pomadas para melhorar assadura: Na segunda semana de vida o Matheus teve umas assaduras de leve,  que não continuaram depois, mas já devia ser da alergia ao leite. Aqui, sim, bato palmas para a Desitin roxa. Nossa, ela cumpre o papel de forma sensacional. Eu passava em uma troca de fralda e no máximo duas trocas depois já tinha melhorado. Nesse caso, para quem não pode comprar a importada, adianta também a Dermodex tratamento, sugestão da minha mãe, que funcionou um dia em sua casa quando a roxinha não estava lá.

Dedeira para escovar gengiva: Só comecei a usar isso há pouco tempo, depois das papinhas. Antes, na época só de leite, alguns recomendam uso de gaze, eu preferia higienizar o dedo mesmo porque acho que o toque é melhor/mais suave para o bebê. Mesmo assim eu fazia muito de leve só para tirar o extra da natinha que fica, nada que deixasse 100% limpo como saído do dentista. Acho que a natureza é perfeita e a própria saliva do neném nessa época deve fazer a própria higiene, se não tudo que é neném teria cárie antes dos dentes. :P 
Comprei essa aqui mas não conheço outras. Foi a que encontrei primeiro na Babies are us. Cumpre o papel. Atualmente também é boa para coçar a gengiva com os dentes nascendo. Faço o movimento como se estivesse escovando e sinto que dá um certo alívio/prazer para ele.

Pomada para aliviar o nascimento dos dentes: Tadinho, a gengiva dói, ele fica irritado, agressivo, bate nos brinquedos, fica balançando os braços fortemente como se fosse voar, enfim, TEMÇO. Não senti diferença entre essa lá de fora e a Nenê Dent. Esse tipo de pomada alivia só imediatamente, não sinto um efeito prolongado.A gente passa pelo sim, pelo não, mas tem de torcer mesmo é para  que a saída do dente não seja tão dolorosa e pare logo de perturbar nossos bebezinhos.



Aspirador nasal: Todo mundo usa, todo mundo diz que é bom e que eu preciso usar mesmo ele reclamando, mas não há Cristo que me faça usar esse treco no meu neném. Ele odeia, eu acho chato e acabo largando pra lá. Eu comprei mas tá lá parado. Até escolhi esse de elefantinho para me dar mais coragem  por ser engraçadinho mas não funfou. Fato é que de repente eu que escolhi mal e outro funciona melhor. Sugestões? Me digam. Atualmente eu encho o nariz dele de rinosoro toda hora até ficar bem molhadinho e começar a soltar as melequinhas naturalmente (ecat!), as únicas das quais não tenho nojo nessa vida hehehe. Além disso, quando está no nível de precisar aspirar, eu faço nebulização que expectora bem. Falando nisso, mais um item bom de ter, nebulizador. Comprei aqui mesmo na farmácia um ultrassônico que faz uma quantidade de fumacinha que dá gosto de ver como vai longe. Faço com ele dormindo ou até mesmo acordado sem encostar muito no rosto dele. Como é só com soro, não preciso deixar a máscara bem encostadinha como se tivesse remédio e já consigo liberar bastante coriza.

Termômetro de têmporas: Esse merece a musiquinha da vitória. Amor eterno, amor verdadeiro. Nunca pensaria em comprar isso se não fosse o anjo que foi a amiga da minha cunhada que me ajudou a fazer as compras nos Isteitis. Ela falou que esse termômetro era fundamental para o bebê porque dava para verificar a temperatura na hora, apenas encostando o sensor ultrassônico na testa. E é isso mesmo: você desliza o termômetro pela testa apertando o botãozinho e voilà, já sabe se tá com febre em 1 segundo. Comprei o meu mais caro, agora já baixou. Invistam, gente, não é bobeira. Bebês odeiam que travemos os membros deles, dá para ver como, por exemplo, mesmo o bebê que gosta muito de tomar banho chia para colocar as roupas. Membros travados significam movimentos controlados e eles querem mais é explorar. Resumo da ópera: A BOA é ter consigo esse termômetro para verificar se neném está ou não com febre. Exibe em Fahrenheit ou em Celsius. Recomendadíssimo!

 
Medidor de temperatura da água: Foi muito útil principalmente nos primeiros meses em que eu nunca sabia se a água estava boa para um bebê tomar banho (o recomendado é entre 35 e 37 graus) porque o meu banho normalmente é muito quente, então eu não sabia avaliar. Hoje já sei como ele gosta, um morno mais para o frio, e já meço na mão ou no braço mesmo, mas para garantir o bem estar do neném no início com um banhozinho gostoso, eu recomendo.


Ufa, acho que acabei. Esse post foi escrito por diiiiiias, demorou a sair. Falei muito, né? Mas ainda não acabou. Falta a parte dos brinquedos, por exemplo. Se tiverem dúvidas, podem me chamar que eu atendo. :)

Mamãe Musa clama pelo fim de semana. No Carnaval não deu para descansar. Será que agora dá?

4 comentários:

  1. Nossa amei esses posts, tem coisa aí que eu nunca na vida sonhava que existia, esse termômetro deve ser uma maravilha!
    Quero um na escola já, pq medir temperatura de aluno tb é dose!!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  2. Musa! Voltei a ter blog :)

    www.depoisdedizerosim.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Musa, que aula!! adorei!! São itens que a gente vê por aí e que de repente não são nada daquela propaganda toda que fazem né.
    Nada como a experiência.
    bjs.

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...