Uma primeira vez desagradável...

Fofuchas e fofuchos, bom dia. Hoje vou contar sobre uma primeira vez que muito me desagradou: a primeira vez que percebi maldade em outra criança no trato com o Matheus, meu bebezico, meu fofuchinho. No dia seguinte ao aniversário dele de 1 ano, tivemos outra festa. Também era aniversário da minha mãe, mas dei uma passadinha para prestigiar os 2 anos do filho lindo de uma amiga muito querida. A festa estava uma gracinha e, como foi em casa para poucas pessoas, para fazer a animação ela chamou uma amiga. Tal animação foi a mais artesanal e interativa possível, sempre chamando as crianças a participarem e com objetos pequenos ou criados pela animadora, como chocalhos de colar ou mini instrumentos musicais, por exemplo.

Matheus era o mais novinho e comecei a perceber que essa outra criança, de uns 5 anos aproximadamente, sempre tomava os brinquedos da mão do Matheus, que, pacificamente, entregava sem reclamar. Até por isso eu só estava observando sem intervir, mesmo o menino tendo feito repetidas vezes.

Em dado momento, meu pimpolho estava brincando perto de mim, o menino chegou perto e falou comigo: "Pede para ele me dar." Eu fingi que não estava ouvindo porque o meu sangue já estava subindo. Foi então que ele tomou com força do Matheus, de forma que poderia ter machucado o solavanco no bracinho. Tetheus novamente ignorou o fato e, sem reclamar, pegou um brinquedo grande, que ocupava boa parte do chão, tipo um barco, mais pesado (ele adora esses brinquedos que o fazem usar a força que tem) e ficou deslizando no chão com o seu bracinho esquerdo. O menino começou a observar o Matheus e eu pensei: "Dessa vez não passa". Os pais dele estavam do meu lado; a mãe conversando com uma amiga e o pai com cara de paisagem. Se estavam vendo alguma coisa, não sei. E lá foi o bonitão atacar novamente. Ensaiou empurrar o brinquedo do lado esquerdo do Matheus como se quisesse passar, sendo que o lado direito estava completamente livre. Novamente ele queria perturbar.

Peguei o braço dele nem com muita força nem tão delicadamente, mas de forma que pudesse mudar o seu curso, trouxe para perto de mim (o lado direito do Matheus que estava livre para passar) e falei: Você vai passar por aqui. Deixa ele brincar, ele é um neném, por que você está fazendo isso??? Não queria ser eu a ter de fazer isso, mas os pais estavam super próximos da cena e não faziam nada. Ele não respondeu, só voltou para o espaço onde acontecia a animação e deixou o Matheus em paz.

Fiquei me perguntando: Por que será que isso acontece? Será que não tem atenção suficiente dos pais (ali claramente não tinha) e quer chamar atenção dos outros? Ou quer competir com um bebê que naturalmente tem mais atenção de todos? E vocês, o que acham?
Só sei que fiquei chateada. É tão ruim passar por situações assim de injustiça, mesmo que vindo de uma criança. Quem tem filho tem teto de vidro, mas farei o possível para o meu não agir dessa forma e ter boa convivência com outras crianças, sejam da idade que for.

Mamãe Musa é leoa. Mexeu com seu leãozinho, tá frito!

10 comentários:

  1. O que eu acho ??

    Que boa parte deste comportamento é dos pais que deveriam estar olhando o filho e repreendendo ele.

    Quase todos os dias dou uma descida com a Giulinha para ela brincar no parquinho e as mães que estão lá comigo sempre "chama a atenção" dos filhos quando eles chegam perto da Giulinha.

    "Cuidado X ... ela é pequenininha".
    "Olha, tem que fazer carinho ...".
    "Ah .... X ... deixa ela brincar um pouquinho ... pq vcs não brincam juntos ? ".

    Para mim, este deveria ser o comportamento dos pais ... Cara de paisagem só ajuda a educar monstrinhos.

    Acho que assim a criança cresce já com o conhecimento de que deve respeitar e proteger o amiguinho mais novo.

    Bem ... minha opinião ...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Musa,
    Gostei que vc foi firme com o garotinho. Normalmente são crianças muito mimadas que não recebem atenção dos pais. Os pais devem cercar de presentes, mas carinho que é bom nada.
    Já respondeu nossa enquete? Queremos conhecer vc.
    Big Beijos
    Lulu On The Sky

    ResponderExcluir
  3. Nossa Musa! Acho que eu ficaria com vontade de dar uns tapas na outra criança...não tenho muita paciência não! Ainda bem que o pai da criança não resolveu "acordar" nessa hora e te encher o saco ainda por cima né!

    ResponderExcluir
  4. Honestamente, acho que muitas vezes crianças dessa idade (abaixo de 6), fazem isso meio que sem pensar, sem intenção de maldade (não gosto de pensar que crianças pequenas tenham maldade...talvez seja inocência minha...) Mas enfim...mesmo a criança fazendo isso achando que está fazendo graça, ou simplesmente porque realmente quer brincar com o brinquedinho do outro, acho MUITO importante os pais ensinarem desde cedo a criança a respeitar o espaço do outro, ensinando que não é legal invadir o espaço de outra pessoa, pegando para si (sem pedir permissão) algo que pertence ao outro, sem falar no uso do força para fazê-lo. Isso é muito importante, pois aos 5 aninhos, é apenas um brinquedo, mas aos 15, pode ser o trabalho de escola do colega, aos 20, a, digamos assim, "inocência" de uma namoradinha, e por aí vai. É muito importante aprender lições de respeito ao próximo desde cedo. Se vc lê inglês, tem um texto bem bacana que foi publicado recentemente sobre isso: http://www.huffingtonpost.com/soraya-chemaly/the-problem-with-boys-will-be-boys_b_3186555.html
    Beijinhos e boa semana pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Musa vejo muito isso na escola e normalmente é falta de limite junto com vontade de chamar a atenção. e já vivi de perto um caso grave que era desvio de personalidade mesmo, a criança batia para machucar, teve que fazer tratamento com remédios e psicólogo.
    Mas no caso acho que é falta de limite já que os pais estavam do lado da cena e nada fizeram.
    E eu tb ferveria se fosse meu filho, com certeza!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu blog , consegui chegar até aqui pelo blog da Micha , vou voltar sempre


    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Musinhaaa, eu nao acredito que toda criança seja verdadeiramente inocente. Isso depende muito da educação e da própria índole. Acho que vc agiu certo!!!

    Beijãooo
    Ma

    ResponderExcluir
  8. Hello, I enjoy reading all of your post. I wanted to write a little comment to support you.


    my website: übersetzung kostenlos spanisch deutsch

    ResponderExcluir
  9. Oi Musa! saudade de passar por aqui..
    Nossa, que chato isso..vou ter que me controlar demais..na primeira tentativa provavelmente meu sangue subiria e faria alguma coisa para intervir. Mas você esteve certa..esperou..os pais não se manifestaram, então você fez a sua parte.
    Acho que quando meu filhote nascer..a primeira aula que ele irá frequentar será a de muay thai. rsrs.
    Beijocas!!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Musa! saudade de passar por aqui..
    Nossa, que chato isso..vou ter que me controlar demais..na primeira tentativa provavelmente meu sangue subiria e faria alguma coisa para intervir. Mas você esteve certa..esperou..os pais não se manifestaram, então você fez a sua parte.
    Acho que quando meu filhote nascer..a primeira aula que ele irá frequentar será a de muay thai. rsrs.
    Beijocas!!!!

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...