Um desabafo culpado

Aqui estou eu, tirando a poeira do blog, quase na metade da gravidez (completarei 20 semanas sexta-feira) e me sentindo um pouco triste. E por me sentir triste, me sinto culpada.

Explico: Na época da gravidez do Matheus, era perfeitamente aceitável eu não postar ou não realizar tudo que queria porque foram muito mais compromissos do que eu pensava que fosse ter. Um mundo todo novo, muitas pesquisas, mudei de apartamento, viajei, não tinha trancado ainda a faculdade, então eu já imaginava que seria isso. Mas em relação à gestação em si, passei um enjoozinho bem chato até a 11ª semana e alguma pressão baixa, mas passou rápido. Para essa gravidez, eu imaginava um mundo mais cor de rosa. Digamos que o mundo é cor de rosa por ser uma menininha, mas eu, às 19 semanas, não paro de passar mal. É difícil dizer um dia em que eu esteja 100%. Vários dias passo sem ir trabalhar ou precisando chegar tarde/sair cedo porque me sinto mal, é enjoo, é estômago embrulhado, é tontura, é vista escurecendo, é desmaio e o mais recente sintoma, uma enxaqueca que não me deixa abrir os olhos. Eu converso muito com a Giovanna, em tom de brincadeira, dizendo que a mamãe já a ama muito e que ela já chamou a atenção suficiente, que agora preciso de uma trégua. Que preciso trabalhar para comprar os seus lacinhos porque se meu banco de horas ficar muito negativo, serei descontada no salário, que preciso estar bem para curtir a gravidez. Fotos minhas barriguda, por exemplo, quase não tirei até hoje porque não tenho ânimo suficiente. Quando tenho um tempo, preciso deitar para me recuperar. Não consegui cumprir a meta de tirar fotos das semanas com as frutinhas que correspondem ao tamanho da neném, como fiz uma vez no Instagram. Não deu pra levar à frente porque o tempo foi passando, eu passando mal e esquecendo. Ontem estava tão ruim e debilitada (tontura) depois que cheguei em casa do trabalho, numa sequência que já vinha desde sábado, que chorei, chorei muito depois que coloquei o Matheus pra dormir. Perguntava por que estava sentindo isso, já que eu fico improdutiva e não consigo fazer nada por não conseguir parar em pé. Detalhe: as coisas que eu queria fazer não são pra mim, mas pra ela. Queria bordar, queria fazer coisinhas para o quarto personalizadas por minhas próprias mãos e não consigo. Também não consegui ler alguns livros que me interessavam sobre parto porque estou sempre no limite de só consegui cuidar do Matheus e ter de repousar pra conseguir ter alguma energia, já que está difícil com tamanhos transtornos gestacionais.

Graças a Deus, com ajuda do Rafael, tenho conseguido dar a atenção que meu primeiro neném precisa (que merece post especial, está na fase mais maravilhosa do mundo!), porque se não, acho que estaria me sentindo pior ainda. Mesmo assim, não deixo de me sentir culpada. Culpada porque olho para o Fofuchinho e vejo ali meu bem mais precioso, como sei que Fofuchinha também é, culpada por estar cobrando isso de estar bem, sendo que tantas pessoas nem conseguem engravidar, culpada por exigir que as coisas não fujam do meu controle. Sinto coisas tão contraditórias dentro de mim que estou bastante abalada psicologicamente, por isso vim desabafar. Quero melhorar esses pensamentos e angústias mas não sei como. Alguém passou por isso?

Mamãe Musa quer ser mamãe integral, e não pela metade :(

10 comentários:

  1. ô querida, em primeiro lugar, trate de jogar essa culpa para lá!! Vc não merece, sua filhota não merece! Enjôo é chato e inutiliza a gente, mas infelizmente vc não tem gestão sobre isso, vc não escolhe ficar enjoada, vc fica e pronto... então, não se culpe. Tente aproveitar o máximo o tempo que vc tiver sem enjôo e vamos torcer para ele te largar logo ;)
    beijo grande e sem culpa! hehhe

    ResponderExcluir
  2. Minha linda, nessa gravidez q estou agora eu to me sentindo maravilhosa, quse nao tive sintomas, os q tive foram bem suaves, trabalhei tanto que esquecia q estava gravida, bem essas sao as flores, agora p te consolar.falarei da gravidez do Daniel, foi muito tensa!!! Os sintomas comuns nem foram tantos assim, mas os q vieram quase me mataram, as tonturas do comeco eram tao intensos q mal parava em pe, e de td q passei as crises de enxaqueca foram as pipres da minha vida, eram taoo intensas q nao me mexia de dor, dava entrada no hospital de 2 a 3x no mes e.cheguei a ficar internada por conta disso! Foi muitoo dificil, mas Deus me sustentou, cda.remedio forte q tomei, meu nenem sempre foi cuidado pelo Senhor! Nao fica se culpando, viva um dia de cada vez, aproveite o q ele te oferecer de melhor! Nao se cobre tanto, trab, ter um nenem em.casa, outro na barriga, marido, casa, nao e facil! Fica bem.. Bjuss

    ResponderExcluir
  3. Ai Musinha, que dó.
    Eu só passei por uma gravidez, mas sempre ouço outras mamães comentarem que uma gravidez é sempre diferente da outra. Minha experiência foi complicada. Fui uma grávida muito dengosa, ciumenta, pegava implicância fácil. Nem eu mesma me suportava. Espero de verdade que a minha próxima gravidez, seja melhor.
    Tive enjôos até os 3 meses e depois dos 6 meses tinha azia o tempo todo. Mal podia ficar deitada.
    Penso que quando a gente engravida, deixamos de ser quem a gente era. O corpo muda, o organismo reage diferente pras coisas, a gente não se coordena. É bem essa a sensação.
    Fora os hormônios. A gente quer uma coisa, e o corpo te exige outra.
    Vejo mulheres que tem gravidez tranquila, e outra não. O importante, eu acho, é não se exigir tanto. Ter em mente que é uma fase, que depois da gravidez, a gente retoma as "rédeas" do nosso corpo, e tudo tende a se normalizar. Não fica tensa. Se teu corpo tá te exigindo repouso, não fica triste. Se tu não está com a mesma energia, desacelera. O importante é curtir esse momento que passa rapidinho. Um beijão e fica bem!!!

    ResponderExcluir
  4. Ah Musinha :/
    E o que sua/seu médica/o te diz sobre isso?! Poxa vida...

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Musa!!!

    Sempre leio o seu blog e acho você uma mulher incrível.Estou rezando para que você fique bem logo.Eu já passei por vários tratamentos sem sucesso para engravidar e imagino como é ficar grávida e enjoar...Relaxe...Não se culpe!!!Conheço mulheres que tiveram que ficar os nove meses deitadas para não perder o bebê.Fique em Paz e que a sua fofuchinha seja tão linda quanto o fofuchinho...Parabéns pela linda família.

    ResponderExcluir
  6. Ju, obrigada pelo carinho, viu? Tento fazer isso, aproveitar o máximo sem enjoo, é que tem dias que estamos psicologicamente mais abaladas e aí a angústia, vem forte, não tem jeito... obrigada por me animar! Beijocas!

    Ju Ribeiro, pois é! Com a graça de Deus ficamos fortes. Alguns dias é mais difícil suportar, mas fico feliz que você tenha passado por isso tudo e superado bem e que bom que agora você está sendo recompensada por uma gravidez tranquila! Obrigada pelo apoio! Beijinhos!!!

    Carlinha, desejo desde já que sua próxima gravidez seja mais tranquila e que os hormônios não mexam tanto com você! Vou seguir seu conselho e tentar desacelerar, o que com um neném já fica um pouco difícil... rsrsrs. Mas vou tentar. Hoje já me sinto melhor. Obrigada! Beijos!!!

    Vanessa, a médica não tem muito o que fazer, pq muitas mulheres passam por isso... eu também não quero ficar só improdutiva, sabe? Como moro perto do trabalho, sempre tento ir e só volto pra casa se vejo q vai ser imprudente ficar... Estou me hidratando e alimentando bem pra ver se melhoro um pouco. :) Beijinhos!

    Andrea, então a partir de agora teremos orações recíprocas porque vou rezar pra que você engravide logo, logo! Sua bênção chegará, tenho fé e você virá me contar se é um príncipe ou uma princesa. Obrigada pelo seu carinho, me fez muito bem. Beijocas!

    ResponderExcluir
  7. Amiga parece que descreveu o meu dia a dia.... Mas saiba que mesmo nos dias q estamos desanimadas temos que olhar p dentro de nós mesmas e buscar forças p seguir em frente pois nossos pimpolhos precisam de nós, enfim a nossa família que tanto lutamos p construir ñ é mesmo? E forças amiga pense q dentro de vc tem uma princesa q precisa de vc. Peça a Deus e Maria que passe na frente e que proteja vc e sua família. Bjks e se precisar grita....rsrs te amodoro!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Musinha... Nao se culpe! Como dizem, toda gravidez é unica, inclusive pra mesma mulher.. Nao se cobre tanto, nem se culpe e curta essa princesinha que vsi chegar e o principe q ja esta aí... Mas ao mesmo tempo te entendo.. Mil coisas que os hormonios fazem... Logo, logo ela vai estar aí e vcs so se curtindo. ;)

    ResponderExcluir
  9. Ah mamãe.. sinto muito! Estou do mesmo tempo que você e também é uma menininha (Sara), mas não consigo imaginar o que está passando, pois com a graça de Deus, não sinto nada.

    Vou torcer para você melhorar e poder curtir essa outra metade que está por vir ok!!! Fica bem!

    ResponderExcluir
  10. Melhoras. Se te consola, você já deve ter parido. Eu estou com 30 semanas e vomitando todos os dias, às vezes 1, 2 ou até 3 x. Mas enfim... Em 10 semanas deve passar...

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...