Eu na gravidez

#Post super longo

Oi, pipoquinhas pra minha sessão da tarde! Estou voltando aqui hoje, a essa hora da tarde, por motivo de força maior. Estou de licença na casa dos meus pais, ganhando colinho da mamãe. Não é que no meio da gravidez arrumei uma sinusite? Estava demorando, né, essa danada vem e volta no meu sistema respiratório... aí estou aqui de repouso, bebendo muita água, colocando soro no nariz, chá de limão, blá, blá, blá. Resolvi vir aqui no meu cantinho interagir, já que me sobrou um tempinho agora, nessa vida de papo pro ar. :)

Então lembrei que até hoje não contei sobre como é minha gravidez, na prática e mais fisicamente falando. Fisicamente porque psicologicamente vocês, se já não passaram por isso, devem imaginar: É um momento lindo, mágico, especial, como vocês nunca viveram, nem na época de noiva. Porque a grande verdade é que nem todo mundo dá valor a casamento (só quem tem essa vibe romântica que a gente tem) mas todo mundo dá valor a uma nova vida, né? E aí é que acontecem 40 semanas de alegria pura, de uma intensa conexão com um serzinho que você ainda não conhece mas que tem certeza de que está ali, recebendo todo amor que você nunca imaginou desenvolver. Somado a isso, você vira uma nova pessoa, uma nova mulher, uma pessoa muito melhor e parece que a vida toda estava te preparando pra esse momento. Enfim, são muitas mudanças deliciosas que essa nova vida, o SEU bebê, o SEU filho tão amado te traz. E com o corpo, o que acontece? Acho que com 23 semanas, tenho propriedade pra dizer o que aconteceu comigo até agora. Segundo o site Guia do Bebê, os principais sintomas da gravidez são:
  • Menstruação atrasada
  • Inchaço nas mamas
  • Cansaço e fadiga (e muito sono)
  • Náusea e enjoo, principalmente pela manhã
  • Dores nas costas
  • Dores de cabeça
  • Urina frequente (já após a sexta semana)
Pois bem, com a menstruação 2 dias atrasada, eu fiz o teste. Fiz rápido assim porque eu estava de nooooovo com rinite e ia começar a tomar remédio, então, pra começar ou não, precisei me certificar. O teste deu positivo, oba! Isso é assunto pra outro post, né? Não contei ainda. Conto, prometo! Como tudo na minha vida, foi uma comédia. Daí em diante eu comecei a sentir a cintura alargar, antes da barriga apontar. Não tive e não tenho dor nos seios, surpreendentemente. Se eu tive, conto nos dedos, e foi branda. Só que (parte boa) aumentei 2 manequins (hohoho). Os gêmeos eram 40, até semana passada o sutiã 42 suportava e essa semana estão a 44. Adooooro! Também não tive cólicas agora no segundo trimestre. Um dia ou dois talvez, umas fisgadas, que logo passaram. Mas isso também é super normal porque é o útero alargando para o bebê. Tem gente que sente cólica todo dia. O primeiro trimestre foi um enjoo sem fim, gente. Essa parte é difícil suportar. E olhem que eu não vomitava, graças a Deus e não perdi peso. Mas passava o dia nauseada, com a pressão baixa, era ruim, tá? Também não tive desejos. As vontades que tive foram normais, de quando não estava grávida. Tipo, tomar um milkshake de morango do Bob's, comer frango a passarinho... coisas que se eu não comesse também não teria problema, sabem? Agora, tomei nojo de umas coisas... não podia ver na frente uma picanha (que adoro em condições normais) que sentia nojo. Quase não conseguia comer carne vermelha, só cozida e às vezes. Churrasco nem pensar, só linguiça. Muito do que aliviava meu enjoo era chupar laranja. De manhã era só cream cracker, no máximo pão com queijo prato. Queijo branco me enjoaaaava toda vida. Enfim, pela alimentação foi um período muito chato, porque muito do que você gosta normalmente seu corpo cria restrição nessa época, devo até ter esquecido de algumas coisas aqui. Mas ser mãe é padecer no paraíso, seu bebezinho está ali, você sabe disso e supera. :) 

O início do segundo semestre passou e com ele os enjoos. É uma fase boa porque o neném começa a chutar de um jeito que inicialmente só você sente, mas depois, dá umas bicudas sentidas até pelo lado de fora. É nessa hora que o papai baba... :) E Matheus ainda meu deu presente de Ano Novo, a primeira vez que o senti chutar foi no dia 01/01/2012. Eu amei quando isso aconteceu, porque até então você só sabe que está grávida, mas é estranho porque ele não te dá nenhum sinal de vida! Aí você fica meio ansiosa algumas horas. Quando ele começa a mexer para você sentir é o máximo!

Dessa época, a parte ruim foi  a dor de cabeça. Gente, que dor, que doooor, daquela que pisando bate um tambor na sua cabeça. Deve ser enxaqueca, sei lá, nunca tive fora da gravidez. Até troquei meus óculos pra uma armação mais levinha, pra ver se aliviava, já que o problema não era o grau, que estava o mesmo, bem baixo, apesar de algumas grávidas terem até alteração na curvatura da córnea. É, gurias, na gravidez, tudo pode acontecer. Graças a Deus, tempos depois, a dor de cabeça passou. E atualmente? Bem, atualmente eu sinto um pouco de dor nas pernas e na lombar às vezes. Mas nada crônico, vai e vem. Faço pilates 2 vezes por semana e vou e volto caminhando pro trabalho todos os dias (meia hora cada trajeto) com salto até 3 no máximo, na maior parte das vezes sapatilhas. Talvez isso ajude minha circulação. Claro que há muito tempo não consigo mais dormir de bruços (posição favorita) e não tenho preferência entre frente e lado. Eu deito e onde o neném me chuta menos na hora eu paro e durmo. Ah, o sono. Nunca foi tão difícil acordar cedo. Eu normalmente não tinha esse problema, mas na gravidez meu sono aumentou. Nem digo que sinto tanta necessidade de dormir mais tempo (como acontece com a maioria das grávidas) mas meu sono é mais intenso, sabem? É um verdadeiro sofrimento quando toca o alarme ou na hora da digestão, depois do almoço. Digo que não foi nada tão, tão desesperador como acontece com muitas gestantes, porque nunca dormi no computador do trabalho, por exemplo (tenho exemplos de colegas com quem isso aconteceu). Mas pode ser que seja porque computador me distrai muito. Já filme ou algo mais parado praticamente é canção de ninar. :P

Sobre xixi, eu bebo muita água, então é difícil saber se aumentou por conta da gravidez. Até porque, aumentei a ingestão de água. Coincidência ou não, meus lábios vivem ressecados muito mais depois de grávida. No início rachava dando aquelas fissurinhas com sangue, sabem? Mesmo sem puxar a pelinha com dente. Aí achei que era falta de hidratação e comecei a tomar muito mais água. Não sei se o xixi aumentou por isso. O que percebi não foi aumento do volume, funciona como no sono, é a intensidade. A vontade vem que vem. Estava em um casamento outro dia que no meio da cerimônia tive de achar um banheiro, porque eu já estava de cara feia, com dor na bexiga e xixi quase pingando. Teeeennnnso...

Faltou falar da indisposição e cansaço. Digamos que não estou na plenitude da minha disposição, como sem barriga. Mas mais uma vez, nada como no primeiro trimestre. Acho que os próprios enjoos e não conseguir comer direito ajudavam nisso. Era um cansaço, mas um cansaaaaaaaço, que parecia que o final do meu trajeto quando eu estava andando não chegava nunca! Fora que tive de parar o curso de costura, nem conseguia ficar em pé muito tempo, minha casa virou uma bagunça... mas agora já entrou nos eixos. hehehe

Falando em não conseguir ficar em pé, isso me acontece muito agora pelo peso da barriga e a dor nas pernas, mas lembrei de uma coisa. Algo que me acompanhou durante toda a gravidez foi a pressão bem baixinha, seja com pouco ou muito calor como está fazendo agora. Tudo bem que nunca foi 12X8, a pressão sempre foi baixa, mas na gravidez tem dia que parece que estou andando em nuvens, de tão aérea... até um aparelhinho de verificar a pressão eu comprei pra controlar. Não cheguei a desmaiar nenhum dia, mas um deles quase. Fiquei até de licença. A pressão foi a 8X5, tá bom pra vocês? É o neném sugando toda a energia da mamãe. :D

No mais, resta dizer que fiquei com as emoções muito exacerbadas, tanto pro bem quanto por mal. Pro bem, porque, digamos, se gosto, fico mais fofa, mais compreensiva... Pro mal porque fico magoada facilmente, com os nervos à flor da pele, quero fazer barraco se me sinto lesada como consumidora, no trabalho quero fazer valer meus direitos, se tenho a opinião diferente pra uma polêmica começo a falar alto e me revoltar, minha irritação fica nas alturas... coisa que nunca aconteceu, gente. Até sentia um pouco, mas nada que me afetasse tanto. Agora quando vejo estou botando tudo pra fora. Rafael adotou a frase: "Calma, grávida!" Ele usa com frequência e me faz perceber que posso estar exagerando. Mas pelo que conversei com amigas que já foram ou estão grávidas, isso é perfeitamente normal e vai passar, ainda bem. hehehe

Todo esse relato enorme é para vocês perceberem que cada gravidez é uma gravidez. Então, indício de gravidez é teste positivo. Mesmo o de farmácia, podem confiar. Hoje em dia o positivo é certeza, só se der negativo que pode ser falso negativo pela baixa concentração de Beta HCG no sangue, que a urina pode não ter pego. Mas positivo é certeza. Voltando, certeza de gravidez é teste positivo. Quando eu atrasei a menstruação, uma amiga minha me deu certeza de que eu não estava grávida porque meus peitos não doíam nada, que "isso era impossível, porque a primeira coisa a sentir eram os seios". E minha mãe dizia que, como eu, não sentiu nada nas primeiras semanas, antes de descobrir. Então, tudo pode acontecer. E espero que com vocês tenha acontecido/aconteça da forma mais linda que pode ser. Com ou sem dores, com ou sem enjoos, com ou sem desejos, mas com muito, muito amor. 

Desculpem o post longo, é que em se tratando do momento mais importante da minha vida até agora, faltam palavras, falta espaço, pois a felicidade não cabe em nada que não seja aqui dentro de mim (Que poético hihihi). 

23 semanas


"Quando o amor de duas pessoas não cabe mais nelas, surge uma nova vida."

Dona Musa ainda tem medo de seu filho nascer com cara de frango a passarinho, já que no dia da vontade não comeu.

22 comentários:

  1. Matheus está enorme, gente!!!
    Daqui a pouco 'tá aí fazendo bagunça!
    Bjksss

    ResponderExcluir
  2. Aiiiiii que linda!! Não estou gravida, mas sou sensivel rs
    Musinha fiquei com saudades dos seus post, te acompanho desdo outro blog que era o meu preferido =/ pois vou casar ano que vem (inclusive tive meu nome na barra do seu vestido uhuuu rs)
    Musa ta lindaaa gravidinha, posta mais fotos, dicas de cremes pra não aparecerem as estrias, acho que muitas gravidinhas vão gostar...
    Ahh e eu to curiosa pra ver seu apto novo, quando vai apresentar p nos? e o quartinho do matheus???
    Aii escrevi demais rs...
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  3. sua barriguinha tá mto linda!
    vc tá uma gravida mto fofa, nho

    ResponderExcluir
  4. Eita que grávida linda!
    Que saudades dos seus posts como esse, longo ou não adorroooo!!
    Bjos
    Ki
    www.ascoisasdaki.com
    www.kpassessoria.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ai, desculpa! Tinha esquecido rsrs.
    Já mudei.Vê se consegue comentar normalmente.
    Bjsss

    ResponderExcluir
  6. Aiiiiii, q lindaaaa!!!
    Musinha tua barriguinha tá uma graça!
    Aproveita a licença pra descansar bastante, e curte cada momento, porque passa muuuuuito rápido. Daqui a pouco tu vai estar com saudades da barriguinha...
    bjão
    Carla

    ResponderExcluir
  7. Ai Musinha do meu coração (para retribuir o grande carinho que você tem por nós)!!!
    Que delícia de post, li e reli me imaginando daqui a algum tempo (breve, eu espero). Que delícia de sensações que esta fase mágica nos proporciona não né Musa. Deve ser mesmo algo indescritível, algo que seja difícil de medir e explicar apenas com palavras...
    Sabe o que mais fico pensando, qual deve ser a sensação do bebê mexendo dentro da barriga, rsrs...
    Desejo-lhe muito carinho e muito amor neste período que ainda falta para o Matheus nascer. E que ele chegue lindo, saudável e feliz, muito feliz.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Aiin Musa que post lindo *-*
    Muito gracinha, ameiii mesmo não estando grávida foi muito informativo.
    Parabéns por essa fase tão linda, melhoras e repouso hein!
    Beeeeijos :)

    ResponderExcluir
  9. Que lindo, Musa!!! É de emocionar o que você escreve do Seu Matheus!!
    E como cresce rapidinho, não?!
    Que Deus os abençoe muito!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Tá lindaaaaa!
    E eu assino embaixo do que vc disse... cada gravidez é única!
    Bj enorme

    ResponderExcluir
  11. Dona Musinha..estava esperando um post assim..adoro esses longos contando tudinho..heheh e vc escreve tão bem que eu viajo nas palavras e parece que estou ouvindo de vc..heheh

    enfim..logo o Matheus está aí!

    beijos

    ResponderExcluir
  12. Mas você está tão , tão liiiinda!!!
    Que delícia ler seu post (eu que não tenho muita paciência pra ler posts longos, li tudinho!! eheheh). Fiquei só imaginando quando for comigo, como que vai ser, acho que apesar de tentar, não tem como explicar como você se sente, né?! Tudo de boooom!!
    Que Deus lhe abençoe, minha flor!! E o nenem também...

    ResponderExcluir
  13. Lindo post...
    Você está linda...e que tudo corra bem com você e o Matheus...
    Bjim

    ResponderExcluir
  14. Que barriga mais linda! Vc está uma grávida super charmosa :)
    Daqui a pouco seu pequeno já estará aqui!!!
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  15. Musa, linda!!!
    Que etxto bacana! É muito legal falar sobre essa fase, não é, outro dia mesmo vc disse que tinha que se policiar para não ficar só nesse assunto no blog, mas é inevitável!
    Achei muito interessante saber o que vc vem passando, gravidez bem diferente da minha, mas emoções iguais e ansiedade muito parecida tb!
    Nossa, não vejo a hora de ver a carinha da Carolina...achoque vc tb sente isso, com seu Matheus!
    Bom, curta muito, a barriga vai ficar ainda maior, a gente mais cansada, mas tudo é perfeito!
    bjsss

    ResponderExcluir
  16. Ahhh, não me vem outra coisa na cabeça ao ver sua foto: LINDA! Só isso!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  17. Vc está TÃO linda barriguda.
    Está brilhando mais ainda! rs
    Bjs.

    ResponderExcluir
  18. Musa! que barrigãooooo. E que foto linda!! adorei, pode até mudar a do perfil agora hein Dona Musa mamãe. Adorei o post..li todinho! As vezes me pego pensando..e quando eu engravidar..aiaia, como vai ser com a minha frescurite aguda e o meu medo rsrs. Seu post foi iluminador digamos assim..Beijocas.

    ResponderExcluir
  19. O post pode até ser grande, mas é tão fofo que li inteirinho como se vc estivesse aqui conversando comigo.

    Ando meio que sentindo o instinto maternal (mas vai demorar para ser tentante), e imaginar essas sensações foi mto bom!!
    Só fiquei com receio da parte chata dos enjôos pois já sofro com isso normalmente!!

    Beijinhus e vc está linda!!

    ResponderExcluir
  20. Ai que linda Musaaaaaaaaa.
    O maior presente da sua vida é esse filho.
    Espero tb um dia poder ter essa mesma emoção que é gerar uma vida.
    Big Beijos

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...