8 coisas que você não faz mais depois que é mãe

Ah, a maternidade... não é para todas, isso é certo. Mas quando é para a gente, a gente se esforça em criar bem e de forma justa. Tanto quanto eu amo ser mãe, já contei para vocês que às vezes penso sobre os bons velhos tempos de solteira, ou mesmo casada sem filhos, antes das noites picotadas e das birras em minha vida. Por mais que eu não queira mudar minha vida com os filhos por nada no mundo, eu perdi coisas simples, como dormir bem e não me preocupar com nada nem ninguém além de mim. Antes você até se preocupa com seus pais, por exemplo, mas só por amor, não tanto como se fosse responsável por eles. Então, resolvi enumerar 9 coisas que a gente não faz mais depois que somos mães. Vejam se concordam:

1. Ficar de boa sem se preocupar (e muito e exageradamente)

Você já se preocupa na gravidez, mas quando traz o neném para casa, começa a se preocupar com seu peso, se está mamando o suficiente, se você está produzindo leite suficiente, se vai machucar quando cortar as unhas, se a água está na temperatura boa para o banho... O bebê cresce e essas preocupações diminuem, mas vem novas no lugar.  Se dorme muito tempo, a gente se preocupa se está respirando. Se está levemente quente, a gente já pensa na febre. Se tosse um pouco diferente, a gente se preocupa se está sufocando. Se tem escada, a gente pensa que pode rolar e quebrar o pescoço. Se atravessa a rua, a gente segura com toda força pensando que vai aparecer um carro do nada. A gente se preocupa com as coisas mais ridículas e mesmo quando forem adultos, imagino que se ficarem sem dar notícia já vai rolar um desespero. Acho que isso nunca vai acabar.

2. Dormir direito

A primeira vez que o neném dorme a noite toda e você tem 8 horas de sono ininterrupto, você acorda, ajoelha no chão, glorifica ao Senhor e sente uma luz brilhante resplandecendo na sua face. Mas isso é quando os filhos estão pequenos e estamos tão privadas de sono que qualquer soninho resolve. Depois a gente tende a aumentar a exigência e mesmo que você durma mais cedo quer acordar um pouco mais tarde que 6h. E se seu filho é daqueles madrugadores, não tem dia útil, não tem fds, não, gata! O dia clareou, acorda que tá na hora. rsrsrs. E depois de adultos nem precisamos dizer né? Festas, preocupação com a noite, a violência... ai ai.

3. Terminar a lista de tarefas

Eu tenho uma lista de "coisas para fazer" eternaaaaaaa. Gente, eu não me esqueço de eu fazendo um curso de costura na gravidez do Matheus dizendo que, já que entraria de licença maternidade, ia ter tempo de costurar bastante. Estaria em casa mesmo, né? Só gar-ga-lhan-do. As tarefas em torno dos filhos e da casa são infindáveis. Quando você acaba de limpar um quarto, o outro já está sujo. Enquanto a louça está no escorredor secando, os pratos já começam a se acumular na pia. Mal você tá acabando uma máquina de roupa, o cesto já começa a encher, minha amiga! Todo mundo diz que as tarefas podem esperar, mas tem tanta coisa esperando, que sempre é tempo de fazer. rsrsrs

4. Sentar

Eu posso apostar que quando meus filhos percebem que vou sentar, é como se os olhos me vendo sentando enviassem uma mensagem para o cérebro deles obrigando-os a precisar de alguma coisa, qualquer coisa, só para evitar qualquer prolongamento daquele minutinho de pseudo relax. Sente-se no sofá e seu filho vai precisar que você limpe a bunda dele. Sente-se no jantar e misteriosamente a vontade dele beber água vai vir naquela hora. Sente-se no vaso sanitário e... bem, vamos falar sobre isso mais tarde. O fato é: eles podem sentir cheiro do seu relaxamento e isso é uma coisa que eles parecem odiar.

5. Xixi sozinha

Ok, talvez eventualmente você tivesse feito isso antes, na frente do seu marido, mas agora em boa parte dos próximos, sei lá, 6 ou mais anos, você é assistida pelo seu fiel companheirinho não eventualmente, mas frequentemente. Não importa se você está em casa ou em público, seu filho sempre estará lá com você. Sei lá porque eles têm esse prazer. Se você trancar a porta, poderá sentir a respiração daquele serzinho do outro lado só esperando você acabar. E em público, é melhor você usar o banheiro família, primeiro por segurança, e segundo porque se fosse seguro deixar a criança do lado de fora, provavelmente você sairia e encontraria a pia cheia de papéis toalha misturados com sabonetes líquidos, porque, afinal de contas, tudo pode virar brinquedo.

6. Comer sem dividir

Uma confissão sem vergonha (talvez culpa): você vai precisar comer chocolate com a porta trancada. Esconder! Você também vai ter de abrir a porta da geladeira com cuidado para que seu filho não veja aquele doce lá dentro que ele adoraria comer, mas é uma bomba de açúcar. A culpa vem quando eles já conseguem perguntar o que você está comendo e você precisa responder um legume ou fruta qualquer que venha à cabeça. Porque se você for pega no flagra se deleitando com sua delícia, prepare-se para dividir pelo menos metade com seu filho. Para eles é óbvio e você é obrigada. É ótimo para quem quer emagrecer, mas se você estiver na TPM, pode não ser tão ótimo assim. rsrsrs

7. Promessas falsas

Você pode até dizer para suas amigas que um café na sexta-feira parece ótimo, na quinta estar exausta e mudar seus planos (não sou dessas, viu, amigas??? hahaha). Você pode prometer que vai fazer uns quitutes para receber uns amigos em casa e na hora pedir comida... mas experimente dizer a uma criança que vai fazer alguma coisa e depois não fazer. É motivo suficiente para começar a terceira guerra mundial. Não importa se está chovendo, importa que você disse que iria ao parquinho. Nenhum raciocínio lógico é suficiente para explicar uma promessa desfeita a uma criança, não importa se grande ou pequena. Melhor se precaver e comprar uma capa de chuva. rsrsrs

8. Amar qualquer outra coisa mais do que seus filhos

A despeito de todas as noites sem dormir, as birras, as lutas, as conversas insistentes tentando educar, o cansaço... você nunca vai amar nada mais do que seu precioso filho. Para você, apesar dos erros, eles são perfeitos e a melhor coisa que você fez em toda sua vida. Você até pode tentar amar algo mais do que seu filho  (acho que ninguém tenta hahaha), mas você nunca conseguirá, a menos que a maternidade não seja feita para você. E normalmente não é o que acontece. 

lembramos que aqui fizemos a lista trabalhada no exagero. Claro que no caso das promessas, por exemplo, às vezes rola, sim, uma negociação e eles entendem. Então não é para levar a ferro e fogo. Mas vamos fechar os 10 itens? E você? O que acrescentaria? =)

2 comentários:

  1. Super me identifiquei com tudo isso kkkk,mas eu acrescentaria no nono item a simples tarefa de falar ao telefone,quando meu telefone toca meu filho só falta pedir pra ver o cometa Halley passar de tanto que me atormenta nesse momento :(

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...