As transformações no meu corpo de mãe

Ontem fiz um desabafo na página do facebook sobre o texto "Bonita é a mãe", discordando de algumas partes do texto, conforme transcrevo a seguir.

"Não sou chegada a polêmicas na página mas ler esse texto me causou certo incômodo.
Pra mim um corpo bonito é qualquer corpo, qualquer um de quem esteja bem consigo mesmo. Porque não estar bem no próprio corpo causa um mal estar que atinge o psicológico e aí tudo desanda. Mas quem está bem com o corpo que tem está feliz e pra mim o que importa é estar feliz.
A pele de um corpo bonito pode ser lisa ou enrugada e nem sempre um corpo "bonito" custa a presença, a amamentação, o amor ou a vida. Por isso eu discordo dessa parte do texto.
Bonita é toda mãe que ama! Toda! Porque beleza vem de dentro pra fora.
Acho errado generalizar dizendo que um corpo "em forma" é falso e cheio de programa de tratamento. Não é verdade. Um corpo em forma muitas vezes custa restrições alimentares e exercícios físicos enquanto os outros dormem.
E pra quem faz isso, ver que até suas atitudes de mãe são questionadas por seu corpo, como nesse texto, é difícil não levar pro lado pessoal, sabem? Malho antes dos meus filhos acordarem pra não perder tempo com eles. Como arroz integral todo dia, sendo louca por arroz branco (isso pra só citar um dos exemplos) porque sei que pra aparência que eu gosto vai ser melhor. E me acho tão linda quanto uma mãe que come petiscos com freqüência e um prato de sobremesa todo dia. Quem sou eu pra saber do corpo dela? Qualquer uma pode ser bonita com o corpo que tem e se quiser melhorar porque não está se sentindo bem, é possível também! Só acho muito chata essa mania de criar rótulos, como se todo corpo feito de marcas e histórias não pudesse de jeito nenhum ser um corpo em forma. Estou feliz com o corpo que tenho conquistado, à base de sacrifícios e me acho uma mãe foda, sem falsa modéstia. Nunca neguei colo, presença e todo amor e cuidado necessário aos meus filhos.
A vida é feita de prioridades e cada um é feliz do jeito que quiser. Por isso que com o título eu concordo muito. Bonita é a mãe!!! A mãe, alta e baixa, gorda e magra, que é sedentária ou que malha, que come besteira ou que come light. Vamos ser lindas com o corpo que temos e nos cuidar porque cuidado e autoestima não tem a ver com ser gorda ou magra, com ter marcas aparentes ou não. E abaixo o mimimi!!!"

Por causa disso, resolvi falar um pouco das transformações que ocorreram no meu corpo de mãe. Tenho muito orgulho das transformações que o meu corpo teve. Elas contam minha história e carregam a lembrança dos filhos que gerei com amor e zelo. Eu nunca abriria mão da amamentação para que meus seios não sofressem uma modificação porque amamentar foi uma das experiências mais fantásticas (talvez a mais) da minha vida. E aí, eles que nunca foram fartos, diminuíram bastante, ficaram menores depois de amamentar dois. Perdi cintura. Apesar de não ter quase gordura na barriga, não tenho mais a curvinha se destacando entre o peito e o quadril; fiquei mais quadrada. E por fim, o umbigo. Na gestação do Matheus, voltou completamente ao normal. Na segunda, da Giovanna, não. Eu tinha o umbigo bem fundinho e ele não voltou pro lugar. Não ficou pra fora como na gestação, mas ficou reto, sem aquele fundinho de que eu taaanto gostava (essa é a mudança que mais me incomoda).

Sou uma pessoa comum. Não tenho muito tempo disponível para exercícios. Preciso trabalhar oito horas por dia, em horário útil de pouca flexibilidade (coisa de uma hora pra mais ou pra menos somente), o que me deixa pouco tempo disponível para tudo que tenho vontade de fazer. Deixo de dormir mais um pouco para conseguir malhar. Tenho uma alimentação regrada para conseguir alcançar meus objetivos. Tenho uma ajudante que cuida exclusivamente da casa em um período que não estou presente, então, ainda assim, à noite, sempre há algo por fazer, tanto de casa, quanto minhas ou dos filhos. Apesar de meus pais morarem na mesma cidade, moram em um bairro distante e não posso ter ajuda diariamente, só ocasionalmente em emergências. Todos os esforços na criação e educação dos filhos, além das brincadeiras, amor e carinho que damos sem nenhum esforço, ficam por minha conta junto com o marido. Inserir disciplina nos exercícios e na alimentação no meio da rotina louca que temos é difícil pra caramba. Por isso, tenho orgulho das transformações que meu corpo sofreu para me tornar mãe mas tenho também muito orgulho de ter metas para tornar melhor a aparência do meu corpo, além de me preocupar em manter minha saúde e um estilo de vida saudável sem me descuidar dos meus filhos nem por um segundo.

Tenho dificuldade de ganhar massa muscular, por isso minha dieta é orientada nesse sentido, ganhar massa. Ainda tenho um longo caminho a percorrer na hipertrofia de pernas e glúteos (prioridade), além de afinar a cintura e definir melhor os músculos superiores (que não são minha prioridade). Mas vim mostrar pra vocês o resultado de um corpo que não é mentira, mesmo sendo 1 de abril rsrs, de uma mãe depois de 5 meses de alimentação funcional (os 2 primeiros em dieta restritiva de proteína do leite da vaca) e quase 4 meses (completo 4 em 8/04) de 1h de musculação 5 vezes por semana, com algumas poucas faltas ocasionadas por doencinhas de Matheus ou Giovanna, como na semana passada, por exemplo, em que a Gigi estava com febre e não fui. Minha genética propicia ser mignon, mas eu facilmente poderia ser uma falsa magra com indíces como colesterol e triglicerídeos (pra falar de saúde) e percentual de gordura (pra falar de aparência) altos se não me exercitasse ou me alimentasse mal. Não é meu caso. Graças a Deus fiz exames de sangue recentemente e está tudo muito bem, obrigada. :)

Caso o post tenha parecido narcisista, não foi minha intenção. Minha intenção foi mostrar que é possível ser uma mãe presente e ter um estilo de vida saudável, o que certamente refletirá em sua aparência e disposição, o que faz toda diferença pra ter pique com os pequenos! Tenho visto os sacrifícios valerem a pena. Se você quiser, você também pode ver! Espero ajudar a quem está em busca dessa qualidade de vida sem se descuidar da família, nosso bem mais precioso. <3

Foto de 01/04/15

Um comentário:

  1. Isso aí Pixuca, malhe bastante pra você elevar a média de beleza do casal Fofucho!

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...