Comidas de Natal

E aí, titias do Matheus, tudo bem? Não preciso dizer que estou correndo, né? E sem tempo para retribuir visitas e tal. Porque às vezes tenho tempo, mas não disposição. É um cansaço sem fim. Graças a Deus os enjoos estão passando, mas ainda não deu pra retomar o blog conforme eu queria. Mas aguardem, a barriga está vindo aí e levará embora na cehgada dela toda a falta de energia. Então viveremos felizes para sempre, eu vocês, fofuchinho levando de brinde o retorno dos comentários em blogs e resposta de e-mails. :D

Mas vamos lá, quero saber de vocês: onde vão passar o Natal? Esse ano está o pior dos cenários, né? Um fim de semana como outro qualquer, nenhum feriadinho... eu vou passar na minha mãe mesmo. E eu nem me preocupo com comidas porque se minha mãe fizer arroz, jiló e ovo será delicioso, mas claro que tem gente perdida por aí. Principalmente as recém-casadas que resolveram receber a família na casa nova. Acertei? Sabia. hehehe.

Então perguntei a algumas amigas e olhas as dicas que elas nos deram:

"Minha mãe sempre faz uma cesta de frutas, várias frutas: ameixa, maçã, uvas verde e rosada, pêssego, ameixa (aquela vermelhinha), pêra, etc...
- Frutas secas: damasco, figo, passas, ameixa. 
- De comida faz arroz, farofa, salpicão, peru ou chester, salada de bacalhau com batata.
- Rabanada, salgadinhos, pastel, bolinho de bacalhau.
- Aquela castanha portuguesa cozida.
- Aí tem avelã, nozes, uns coquinhos lá q eu não gosto..rs
- Uma sobremesa também: pudim ou mousse ou pavê.
- Panetone
 Às vezes minha mãe faz aquela torta salgada, pq dia 24 é niver do meu irmão e ele gosta mais dessa torta do que de doce.
E aí temos comida pra uma semana porque nunca tem gente suficiente pra comer isso tudo né? kkkkk" (Zaira)

"Nos natais lá em casa eu fiz assim:
- Bolinho de bacalhau e pastéis de entrada
- Arroz à grega
- Farofa
- Salpicão
- Um tipo de carne (lombo, chester ou bacalhau)
- Às vezes tender
- Uma sobremesa

As frutas e panetone acabam sempre só enfeitando.
Ah, sempre compro umas nozes, castanhas, damasco, mas tudo bem pouco.
Vinho, refri e água." (Amália)

"De comidas lá em casa temos:
- Arroz
- Salpicão de bacalhau
- Farofa
- Peru / Chester
- Tender
- Lombo
- Salada de bacalhau
- Bolinho de bacalhau
- Bacalhau ao Zé do Pipo

De sobremesa:
- Pavê
- Rabanada
- Litria (um doce português que minha mãe adora e faz muito bem).

E as bebidas.

Frutas eu acho besteira porque ninguém come, pelo menos lá em casa.
E as coisas secas, idem.
No máximo 100g de cada para enfeitar.
Mas uma paradinha muito legal é deixar espalhados pela casa potes com misturinha de avelã, nozes, amêndoa, pistache... o povo vai bebendo e beliscando." (Luciane)

"- Chester ou Peru ou Pernil, ou os três! Hehehe- 
- Tender
- Minha mae faz uma salada fria de frango defumado que é de comer rezando!!!
- Bacalhau
- Rabanadas
- Maionese (se alguém gostar)
- Castanha portuguesa
- Avelã
- Noz
- Amêndoa
- Pistache

Frutas q sempre tem na ceia da minha mae:
- Abacaxi
- Manga
- Muitas uvas de vários tipos
- Pêssego
- Ameixa
- Ameixa Seca
- Passas
- Maçã

Que eu lembre agora... Acho que só!" (Mariana)

"Frutas eu gosto de comprar: uva, ameixa, pêssego, maçã (essas são as q eu lembro).
Comida: Bacalhau, Peru, alguma carne de porco, arroz (branco e com coisinhas), maionese, farofa de castanha ou ameixa.
Sobremesas: rabanada e um bolo sempre tem lá em casa, as outras são da cabeça de cada um, ano passado eu fiz um Panetone recheado de frutas, receita do Oliver." (Adenete)


"Coisas de natal:

Árvore de Natal
Presentes
Toalha de mesa natalina
Velas para decoração

Acompanhamentos - não precisa servir todos, escolha pelo menos 2
Arroz
Salada
Salpicão
Maionese
Batatas (assadas/gratinadas/sauté/palha)
 

Carne:
Peru/Chester/Tender/Bacalhau/Pernil/Lombo

Sobremesa - 02 tipos além das frutas:
Pêssego/Ameixa/Uvas/Abacaxi/Melancia/Kiwi/Mamão (Os grandes já cortados, conservando a casca)
Frutas cristalizadas/Passas/Ameixa seca
Rabanadas
Salada de frutas
Mousses
Pudim
Torta
Sorvete

Extras:
Panetone
Nozes/Castanhas/Avelã/Amêndoas
 

Bebidas:
champagne
vinho
refri
sucos
água" (Daniele)

Gostaram? Vocês passariam o Natal na casa de quem? Infelizmente, já que elas são amigas minhas, não suas, não dá pra cear na casa delas, sorry. Sei que fui má apresentando todos esses cenários deliciosos de ceia., mas não fique triste, copia, colega! Escolha a sua, ou monte com base no que mais gosta e seja feliz nesse Natal, já que não no tempo de folga (que vai ser pequenininho), pelo menos nas comidas deliciosas preparadas pra comemorar o nascimento do menino Jesus. :)

"Melhor do que todos os presentes por baixo da árvore de Natal é a presença de uma família feliz." (autor desconhecido) - e comendo bem, eu acrescentaria! hehehe

Dona Musa passa o endereço para vocês deixarem uma provinha de cada prato na casa dela, tá?

9 comentários:

  1. Saudades de vc Musinha... Todos os dias passo para saber notícias suas e de Matheus.
    Volta logo com seus posto diários e maravilhosos...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. O clima de Natal é bom de qualquer jeito. Mais com comidinhas gostosas fica muito melhor! E, sempre, comemorar o nascimento do menino Jesus no coração de todos é o que vale e se vier com presentinho, melhor ainda.

    Aliás, seu presentinho de Natal está ai! Fofuchinho crescendo e o primeiro Natal de vocês. Viva! Viva!
    Beijão, Musa!

    ResponderExcluir
  3. Musa, eu também tenho estado tão sem tempo... queria passar mais aqui para acompanhar sua barriguinha linda!

    Eu AMO Natal eu tudo o que envolve a data. Montar árvore, arrumar o presépio (que é cheio de história, como tudo lá em casa! Nosso presépio tem um monte de bichinhos que vão se aproximando da manjedoura um pouquinho a cada dia)... Sempre passo com a minha família, que é enorme, e nem me imagino de outra forma. Natal, para mim, tem cara de criança correndo pela casa, cheirinho de comida boa e som de músicas com coral. Tenho uns três cds inteiros de músicas para a ocasião! Meu pai sempre bolou soluções mirabolantes para ouvirmos a chegada do Papai Noel (como amarrar um barbante em volta da casa toda para, discretamente, puxar da sala de jantar e fazer um barulho em outro cômodo, onde os presentes foram deixados. Imagina o sorriso de criança olhando pela janela e dizendo "eu acho que consegui ver um pouquinho do brilho do trenó!").

    Minha mãe é a chef da cozinha, mas geralmente eu fico por conta da decoração dos pratos! Sempre temos uma cesta de frutas (mesmo que, na noite de Natal, ninguém coma...) e tábua de frios, pois a ceia lá em casa é beeeem tarde, quando todo mundo já está babando nos cheiros. O cardápio varia muito, minha mãe adora inventar uma receita nova (e a gente ama isso!).

    Gostoso lembrar essas coisas, e esperar que seja sempre assim! Natal é tudo isso e mais um pouco. E esse ainda é o meu último Natal solteira! :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Musa não creio q vc tem uma amiga chamada Zaira??
    é o nome da minha mãe linda!!

    Amei as dicas !
    Sou do time vou receber em casa e não sei por onde começar, aliás sei sim, comprei os apetrechos da árvore, kkkk

    Beijinhus e se cuidem !!

    ResponderExcluir
  5. Musa, quase morri de ri aqui com o arroz jiló e ovo, cruzesssssssss, Meu Deus!!
    Ainda não estou com essa moral de trazer o Natal para a minha casa...destino final..casa da Vó!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  6. Tb tô com saudades de vc Musa. AI comilança de Natal é tudo de bom. Como minha família é pequena não costumamos fazer muita comida não. Coisa simples: Arroz, farofa, maionese e uma carne (tender de preferência) e sobremesa um pavê.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  7. Bom Musa, aqui em casa (na casa da minha mãe) a ceia não é muito grande, pq acabamos jantando mais cedo pq causa dos meus pais que não ficam acordados até mais tarde. Mas o cardápio sempre fica entre chester assado, arroz, farofa e salpicão. Alguns belisquestes e sobremesas.
    Só isso.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. gostei das dicas !
    espero colocá-las em pratica tão logo meu lar doce lar for entregue e eu comemore o primeiro natal casadinha ! #chegalogo2013

    ResponderExcluir
  9. Ano passado o natal foi aqui em casa, juntei com a minha prima que mora aqui do lado, e fizemos o natal aqui, foi ótimo!!! mas minha avó, mãe tia ajudaram...eheheh então não ficamos tão perdidas!! eheheh
    beijoss

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...