Nutrição: Safra de frutas e vegetais

E aí, geleinhas de amora da minha torrada? Geeeente, tô comendo uma geleia de amora que é uma perdição! Você sente as próprias bolinhas da amora comendo, sabem? Pura fruta! E de vez em quando vou trazer aqui umas dicas alimentares importantes. Meu trabalho oferece orientação nutricional e, desde antes de engravidar, eu já fazia. Na teoria, mas fazia. Faltaaaava mais do que ia. Mas depois de descobrir que vou ser mamãe, estou frequentando direitinho a nutricionista. Pensei em colocar aqui as orientações para as gestantes, só que é uma lista enorme e, antes de copiar tudo, vou ver se ela tem digitalizado para me passar. Aí aproveito e coloco meu plano alimentar também, que serve para todas as grávidas que não precisam perder peso, já dá pra ter uma ideia...

Mas hoje vou falar das safras. Estava comentando com ela, a nutricionista, que estou passando um perrengue para comprar algumas frutas, que estão estragando com facilidade e tal. Ela perguntou o que eu estava comendo e uma das frutas que citei foi morango. Foi então que a nutri proibiu terminantemente, principalmente por causa do neném. Disse que morango é historicamente a fruta com maior teor de agrotóxico e, se não for agosto, época dele, a chance de ser puro agrotóxico e não ter nenhum conteúdo nutricional é altíssima. Então, fiquem ligadas, garotinhas, morango nessa época NÃO é a boa! (A menos que seja orgânico que, segundo ela, tem até um sabor diferente, de tão natural. Eu bem que estava sentindo o morango meio sem sabor, sem doce, sei lá...). Seguindo a explicação, ela disse que agora estamos em época de melão, melancia e pêssego, que dessas posso abusar. Para finalizar, me deu a tabelinha que compartilho agora com vocês. Achei muito bacana, salvem aí para saber o que é melhor comer em cada época! Ficou meio sem definição, mas a letrinha na tabela já é beeeem pequenininha.

 


"Nada no mundo consegue tomar o lugar da persistência. O talento não consegue; nada é mais comum que homens fracassados com talento. A genialidade não consegue; gênios não recompensados é quase um provérbio. A educação não consegue; o mundo é cheio de errantes educados. A persistência e determinação sozinhas são onipotentes." (Calvin Coolidge)


Dona Musa achou a maior injustiça com o jiló... e quem gosta, como fica? Só em março? Sacanagem...

9 comentários:

  1. Ótima dica!
    Também amo jiló! Feito em casa, com angu e carinho de mãe, fica maravilhoso!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Detesto jiló. Sou enjoada pra certas frutas e verduras. Vc falou de agrotóxico lembrei quando comi um tomate da lanchonete perto de casa e fui parar no pronto-socorro. Passei muito mal e tive que ficar 8 h sem comer, médico disse q tive sorte, pq por pouco não deu apendicite. Que medo!
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  3. Educação alimentar a gente não ve em mim! rsrs


    Um beijo =)
    www.fuxicodenoiva.com.br
    http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas!! Também comprei geléia de amora esse mês! que coincidência... hehehe! (mais uma)
    Não sabia essa das frutas e a planilha é TDB!
    Quanto ao jiló, eu dispenso, rs.
    Bjinhus!

    ResponderExcluir
  5. Ah, que bacana! Tô na minha fase de tentar ser dona de casa, então vou imprimir isso aí e colocar na geladeira!
    Ah, tentei plantar morangos aqui em casa... vou ver se pega. Meu objetivo é ter uma plantação orgânica para mim!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Musinha, morango orgânico é outra coisa mesmo. Eles tem mais sabor, são maiores, uma delícia! São bem caros, mas eu costumo comprar deles por causa dos agrotóxicos. Tomate também prefiro orgânico, Esses alimentos de casca muito sensível costumam ter muitos agrotóxicos já que estragam com facilidade. Claro que na rua o tomate é normal, mas pelo menos em casa minimizamos isso.

    Compro numa feirinha de orgânicos que tem no Leblon às 5as ou na Lagoa aos sábados.

    E tem algo importante nos alimentos da estação: MAIS BARATOS! rs Adooooro

    Beijos e que bom que tá indo na nutri. É bem importanet

    ResponderExcluir
  7. Oi Musa, tudo bem?
    E o Fofuchinho, como está? rsrs
    Gostei dessas dicas que você deu, dá até pra ficar com medo de consumir essas frutas com tanto veneno. Só Deus pra cuidar de nós, não é verdade.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  8. Você babou com o meu post do pastel de queijo e eu tô babando suuuper com a geleia de amora. Vamos trocar? hahaha.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...