Mães amigas X Amigas que são mães

"A parte ruim da amamentação é o início, quando o neném precisa mamar e seus mamilos estão rachados,", eu disse a uma mulher outro dia. "Mamilos rachados doem muito, nossa senhora!"

"Olha, prepare-se para um cocô muito laranja quando seu filho experimentar mamão pela primeira vez. Às vezes não é bem processado, sabe? Fica daquele jeito esquisito, cor horrorosa.", eu avisei a outra mulher prestes a fazer a introdução alimentar no neném dela.

Ambas as mulheres eram mães, mas qual dessas duas era uma amiga próxima e qual era a que eu conheci cinco minutos antes? É difícil dizer quando a conversa é entre novas mães. Nossas circunstâncias de angústia e desespero criam intimidades comuns, muitas vezes, muito rapidamente.

Esta proximidade nos leva a uma forma de amizade que se diferencia de nossas experiências anteriores. Por volta de 2012, eu e minhas amigas entramos na fase de ter neném, coincidentemente. Várias amigas ganharam neném perto de mim e é maravilhoso poder compartilhar as experiências com elas. Quer dizer, eu já sabia que eram pessoas incríveis e agora só preciso adicionar alguns tópicos maternos às nossas conversas. Essas são as "amigas que são mães".

É útil ter amigas que entendem completamente que não podemos marcar tantos programas à noite porque o neném já vai estar dormindo. E é agradável saber que na casa delas nossos filhos são bem-vindos porque elas estão lidando com as mesmas restrições. As "amigas que são mães" têm mais ou menos os mesmos hobbies que tenho agora e podemos fazer programas ligados a eles todas juntas. Isso é muito bom.

Mas eu também encontrei toda uma classe de "amigas mães" - pessoas com quem provavelmente eu não iria me envolver muito se não fosse pelo fato de terem tido neném mais ou menos na mesma época que eu. Elas são mulheres adoráveis, sem dúvida. Mas muitas vezes tenho a percepção de que embora eu saiba o brinquedo favorito de seus filhos e por volta de que hora eles tiram a soneca, eu não sei quase nada sobre elas, pessoas com quem estive conversando por meses! Elas são para mim essencialmente mães e o nosso canal de relacionamento são os filhos. Elas são "amigas mães".

Felizmente, o limite entre essas duas classes é tênue. Posso hoje relacionar várias "amigas que são mães", mas nossa amizade começou, por exemplo, por causa da dificuldade de adaptar o filho na creche. Agora curto suas atualizações no Facebook e artigos que compartilham. Pergunto sobre seus trabalhos, suas famílias, suas vidas. Elas se tornaram uma mulher, uma pessoa, e não "a mãe de alguém" a meus olhos.

E meu círculo de "amigas mães" se expandiu. Matheus, meu filho mais velho, já tem idade suficiente para fazer seus próprios amigos e as festas de aniversário deles e eventos com a companhia deles são programas especiais para mim, visto que vejo como se divertem juntos. Claro que para as crianças, elas sempre serão as "amigas mães": a mãe do Marcelinho, a mãe do Lucas, a mãe do Bernardo, entre tantas outras... mas para mim já são pessoas de quem gosto e por quem tenho apreço e não apenas "mães de alguém".

Na verdade, acho que o início da amizade com as "amigas mães" é muito mais fácil do que com qualquer outra pessoa. A estranha familiaridade entre as amigas mães surge rápido justamente porque todas estamos tão desesperadas para confirmar que nossas vidas e nossos filhos são "normais" que nos agarramos umas às outras, em busca de experiência e conforto compartilhado. E essas amizades podem até ser mais superficiais do que as antigas, mas não menos necessárias. 

Sabem que no meu blog eu me sinto meio assim? Falo de cocô rsrsrs, de quando não me sinto bem (física ou psicologicamente), de como a maternidade é difícil às vezes, dos meus questionamentos em estar fazendo certo ou não... e recebo de volta carinho, empatia e o acolhimento de que, certo ou não, estou tentando, pelo menos, fazer o meu melhor. Vamos juntas. =) 

Texto inspirado em https://www.scarymommy.com/mom-friends-vs-friends-who-are-moms/#sthash.cSPEvGNJ.dpuf

4 comentários:

  1. Muitas e boas amizades proporcionadas pela maternidade. Principalmente depois q meu filho entrou para a escola... grupo no zapzap, marcamos cinema, teatro, piquenique... Os pequenos adoram!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Musa, é desse jeito mesmo, Beijos

    ResponderExcluir
  3. Trocar experiências é sempre bom!!! 😊

    ResponderExcluir
  4. Trocar experiências é sempre bom!!! 😊

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...