O medo da panela de pressão

Então, bonequinhas da minha neve, se vocês pesquisarem, óbvio que tem um monte de vídeos e histórias reais sobre panela de pressão estourando e arrasando com a casa e desfigurando pessoas e afins. Mas eu vi a minha mãe usar a panela de pressão a vida inteira e nada aconteceu, então acho que não criei esse medo. Lógico que a primeira vez que usei sozinha em casa, fazendo carne cozida (músculo) eu meio que tremi na base, mas minha mãe me explicou como eu deveria usar, deu certo e desde então não tenho mais medo, é tranquilo. O meu segredo é verificar se a panela está bem tampada quando você a fecha e depois esperar todo o som do apito sair antes de abrir. Para acelerar o processo, você pode subir a válvula com uma colher de pau, algo assim, porque o ar que sai é quente, aí você cuida para não queimar a mão com o vapor. Mas de resto, quando o ar sai todo (você não ouve mais o barulhinho), passou, é uma panela normal como outra qualquer.

A panela de pressão dá um grande adianto em muitos pratos, então, não postergue mais seu uso, faça com segurança e tente. Ou será que vocês vão ficar dependendo da mamãe pra fazer feijão pra sempre? Não, né, poupem as coroas que já fizeram carne cozida e sopa de ervilha pra vocês a vida inteira. hehehe

Minha dica, para quem não quer se arriscar mesmo, é a panela de pressão elétrica, mas eu mesma nunca usei. Tenho relatos de amigas que tem medo da outra e conseguiram usar essa na boa. É mais cara, acho que na faixa de 300 reais, mas é uma opção parece que menos "perigosa".

Encontrei no site BBel, um estilo de vida uma dicas. Aprendi algumas coisas que não sabia, inclusive, como alguns alimentos que não podem ser cozidos nesse brinquedo, por exemplo.

"Sempre que for usar este tipo de panela, verifique se as válvulas estão desobstruídas. Também preste atenção para que a água colocada seja suficiente para produzir vapor durante todo o tempo de cozimento e nunca leve este tipo de panela ao forno.
Determinados alimentos não devem ser cozidos em panela de pressão, como molho de maçã, frutas, cevadinha, mingau de aveia, cereais diversos ou massas, pois podem fazer espuma ou estalar e obstruir a liberação da pressão. Em caso de alimentos que se expandem durante o cozimento, como arroz ou vegetais secos, encha a panela apenas até a metade de sua capacidade, pois preencher acima deste limite pode entupir as válvulas e ocasionar excesso de pressão.
No geral, o importante é nunca deixar que o volume da água e dos alimentos que serão cozidos preencham juntos mais do que 2/3 do espaço interno da panela. Outra dica é diminuir a intensidade do fogo depois que a panela começar a liberar pressão, assim você economiza energia.
Na hora de fazer a descompressão, nunca levante a válvula com a mão, pois o jato de vapor poderá causar queimaduras. Use sempre um utensílio de madeira ou nylon."


Quem nunca usou, depois me conta se se animou a usar? Não precisa ter medo, é só seguir as dicas corretamente e deixar a pressão sair. Depois vocês não vão querer outra vida, é muito mais rápido.

"Se Deus criou as pessoas para amar, e as coisas para cuidar, por que amamos as coisas e usamos as pessoas?" (Bob Marley)

E não se esqueçam, quem ainda não se inscreveu no sorteio, corre que agora o tempo está curto!

Dona Musa está querendo uma sopa de ervilha. Quem vai fazer pra ela?

13 comentários:

  1. hummm...é verdade..uma hora ou outra tem que começar a usar né.. =p


    beijos

    ResponderExcluir
  2. Hum...vou pensar. Não sabia que existia essa elétrica. De repente, é uma pra eu perder o medo.
    Obrigada pelas dicas!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Morro de medo de panela de pressão, por isso eu passo longe na maioria das vezes! Mass de fato, vejo sempre td o mundo usando sem problemas, então foi um blokeio q eu fiz em mim.
    Bjss ao blog lindo!

    ResponderExcluir
  4. Oi Musinha

    Eu sempre usei a panela de pressão, porém com um medinho, quando o barulho fica alto eu jpa começo a me preocupar, mas ganhei de presente de casamento da sogra aquelas panelas que tampam por fora, um must!!!! Super fácil de fechar, não precisa ficar sambando com a tam de um lado para o outro rsrsrs. Agora sem medinhoooo rsrsr

    ps: Amo passado minha mãe teve um acidente com uma panela, ela explodiu na cosinha quebrou o gesso do teto, mas por sorte ng se machucou, mas vamos combinar que desde que me conheço por gente aquela panela existe (28 anos), só assim ela trocou a panela.... bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post e acredite fui ler os comentários do outro para ver se só eu que tinha me manifestado com medo dela e feliz por saber q não sou a única louca, meu medo é pq vi uma estourar na casa da titia.
    Eu uso, mas só qdo marido está em casa, me sinto mais segura e tb não sei se a elétrica é boa pq a de arroz por exemplo não acho tãooo excelente.

    Acho que devíamos abrir um grupo de terapia, rsrrs

    Beijos e valeu pelas dicas!!

    ResponderExcluir
  6. Mesmo você dizendo que é tranquilo usar, confesso que tenho um certo medo.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu só sei fazer uma coisa na panela de pressao, que é o meu velho conhecido macarrao de panela de pressao que faço desde que era estudante e morava em republica hehehehe.
    Sabe que nunca usei a panela de pressao pra outra coisa?
    Depois que vi seu post sobre o macarrao corri fazer o meu aí tinha visto também o post sobre o medo da panela...
    eis que deixei lá cozinhando meu macarrao, estava no escritorio de casa e escutei uns barulhos vindos da cozinha...acho que eu tava impressionada, corri achando que fosse a panela, em desesperoooo, quando cheguei era a porta que estava batendo de leve com o vento hauhuauahauhauhau olha o q vcs estao fazendo com a minha cabeça, eu nem tinha medo da panela, e agora parei pra pensar no perigo que ela é huahuahuahuaha

    beijooos

    ResponderExcluir
  8. Hmmmm... macarrão de panela é pressão é realmente uma delicia. Minha mãe sempre lança mão dessa quando o tempo é curto. hahhaa.

    E o Matheus, Musa? E a barriguinha?

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Sabe que eu nunca tive medo dela! Sempre vi minha mãe usando e raramente presenciei alguma coisa anormal, tipo, certa vez o valvula soltou e espirrou caldo de feijão para todos os lados. Na casa de uma tia minha ela já explodiu e quebrou até o teto. Mas... sempre segui a dica de minha mãe de nunca encher ela de mais, apenas cobri os alimentos e sempre deu certo, uso sem medo. Faço feijão, sopa, carne de panela, costelinha... O lado bom é que cozinha mais rápido poupando tempo e gás. rsrs

    ResponderExcluir
  10. Eu uso "de boa" também!
    Na casa da minha vó já aconteceu um acidente, a panela explodiu com feijão. A casa era forrada com aqueles forros de madeira, a panela varou o forro e foi parar na vizinha.
    Era possível achar resquício de feijão por 3 meses após o incidente! rs.
    A sorte é que não tinha ninguém na cozinha.
    Mas minha mãe fala uma coisa que é fato....antigamente as panelas davam muito problema porque era um tal de consertar válvula, trocar borracha....hoje a gente joga fora e compra uma novinha.
    Não tenho medo ....mas também não fico na cozinha tomando cervejinha com ela ao lado...rs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Musa!! saudades de comentar por aqui, mas ando na correria, mas estou tentando ser mais presente nos blogs amigos. Voce acredita que minha sogra nunca usou uma panela de pressão, morre de medo e nao adianta explicar como é seguro sendo bem utilizada,mas nao tem jeito..kkk ela me deu uma linda de presenta mais usar que é bom nem pensar. E como anda essa barriguinha linda? beijinhos no Matheus.bjs

    ResponderExcluir
  12. Oi Musa!! saudades de comentar por aqui, mas ando na correria, mas estou tentando ser mais presente nos blogs amigos. Voce acredita que minha sogra nunca usou uma panela de pressão, morre de medo e nao adianta explicar como é seguro sendo bem utilizada,mas nao tem jeito..kkk ela me deu uma linda de presenta mais usar que é bom nem pensar. E como anda essa barriguinha linda? beijinhos no Matheus.bjs

    ResponderExcluir
  13. Ai, eu tenho medo!!!rsrs...e olha que minha mãe usou a vida toda!!

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...