Pão 100% Integral Caseiro

Então, queridinhas e queridinhos, vocês me pediram a receita do pão, aqui está. Agora vamos combinar uma coisinha: vocês não reparem na foto tosca, tá bem? Aqui é vida real, amigues; se vocês perceberem, essa é uma foto tirada em cima do papel toalha enquanto eu fazia meu sanduíche de manhã para levar para o trabalho. Então, é isso aí e "lambam os beiços", ou é post com foto tosca ou é foto trabalhada e vocês nem vão ver porque não vou ter tempo de postar. rsrsrs



Coloquei essa foto mais para vocês verem a aparência. É tipo o pão integral que você compra mesmo, mas é 100% integral porque a maioria esmagadora das marcas joga um pouquinho de nada de farinha integral (o que já dá o direito de dizer que é integral) e taca farinha branca que não faz tão bem pra saúde. 

Falando nisso, uma curiosidade, eu li uma entrevista uma vez (que consegui achar no Google, quem quiser, está aqui), com um senhor de 93 anos, médico, contando o segredo de sua longevidade e vitalidade. A entrevista toda é interessante, mas o que quero citar sobre a farinha é que uma das coisas que ele dizia como segredo para a vitalidade é evitar os "3 pós brancos" (já vi também tratarem como "assassinos brancos", já que não são exatamente pós): açúcar, sal e farinha de trigo. 

Esse pão, receita que recebi da nutricionista, é todo integral, só tem a farinha de trigo para dar ponto mas eu nem uso porque tenho a máquina. Se você conseguir disciplina e tempo para fazer seu próprio pão, aconselho muito a compra de uma panificadora caseira, eu comprei na verdade para fazer pães sem contaminação da proteína do leite para amamentar a Gigi mas foi um excelente investimento mesmo sem estar em dieta exclusiva de leite mais. Eu adoro.

Outra coisa é que vou colocar a receita literalmente como ela me passou mas eu nunca usei suplemento em receita. Antes porque eu não podia ter contato com a proteína do leite e o "whey" é a própria. Agora então, meu amigo, que pago duas creches fora todas as contas e com o dólar a R$ 3,14, quando é que eu vou colocar um suplemento (maioria importados) no meio de uma receita de pão, gente? Só se eu fosse doida. Eu tirei o whey e deu tudo certo tacando todo o restante lá dentro da máquina de pão (ingredientes líquidos por baixo e secos por cima). Vamos lá:

PÃO INTEGRAL CASEIRO NUTRI ANETE

INGREDIENTES 

-400 ml de água morna 
-2 scoops de whey 
-25 g de fermento fresco para pão 
-100 ml de azeite de oliva 
-1 colher (sobremesa) de sal 
- 2 colheres (sopa) de açúcar mascavo 
- 1 xícara (chá) de farelo de aveia 
- 1/2 xícara (chá) de gérmen de trigo 
- 1 xícara (café) de semente de chia 
- 2 copos (requeijão) de farinha de trigo integral 
- Farinha de trigo até dar o ponto 

MODO DE PREPARO MANUAL

Em uma vasilha misture o fermento com o açúcar. Acrescente os outros ingredientes. Em uma superfície lisa e enfarinhada sove bem a massa. Deixe crescer até dobrar de volume. Modele os pães e coloque em forma de bolo inglês forrada com papel manteiga. Deixe crescer novamente Leve ao forno.

Ah, se liguem, esse pão fica mais gostoso que o pão integral industrializado mas bem mais massudo. Tipo, eu não consigo comer duas fatias desse como comeria do outro porque seria uma refeição muito farta. Então normalmente uma fatia do tamanho da cestinha da máquina de pão já me satisfaz e eu divido em dois para colocar o recheio. Ele me sustenta bastante sem me deixar empanzinada (acabei de pesquisar que essa palavra existe e eu achava que era invenção da minha vó).  Quem fizer me conta o que achou? Pelos ingredientes vocês podem perceber que é beeem saudável e, podem confiar, também gostoso. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...