Adoçando a sexta

Pequerruchas, voltei com o prometido. Depois daquele papo de bordadinho, toalhinha, academia e grugru, que tal um bolinho de caneca para adoçar a sexta-feira? Ninguém é de ferro... Até porque, no dia daquela foto, voltando da academia, eu estava com vontade de comer bolo e fiz esse. Quer coisa melhor? Eu tenho uma teoria de alimentos familiares. Alface, por exemplo, é uma verdura familiar, vocês têm alguma dúvida? Que casal que trabalha fora e come só à noite em casa consegue comer um pé de alface inteiro sem estragar? Nenhum que eu conheça, a menos que seja um prato cheio só de alface. Mas se rolar um arroz e uma carne, meu amigo, entrarão no prato umas 3 folhinhas e o muito do pé morrerá no final, sendo fadado à lata de lixo. E bolo? Qual casal come um bolo inteiro enquanto está fresco? A menos que seja uma formiguinha, o bolo durará até ficar ressecado e todo mundo quer comer bolo fresquinho. Então, pra mim, bolo também é um alimento familiar. E bolo de caneca acaba sendo o melhor: você faz rapidinho, já começa a salivar com o cheirinho, come tudo ou divide com alguém e pronto, acabou. Bem, passada minha tese, chega de blá, blá, blá e vamos à receita, não é?

Bolo de Chocolate na Caneca

Ingredientes

. 1 ovo pequeno
. 3 colheres (sopa) de óleo
. 6 colheres (sopa) de leite
. 4 colheres (sopa) de açúcar
. 3 colheres (sopa) de chocolate em pó
. 4 colheres (sopa) de farinha de trigo
. 1 colher (café) de fermento em pó
. 1 colher (chá) de manteiga

. Minichocoball a gosto

Modo de preparo

1. Coloque o ovo na caneca e bata com um garfo.
2. Adicione o óleo, o açúcar, 4 colheres (sopa) de leite e 2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó e mexa.
3. Incorpore a farinha de trigo e o fermento, aos poucos, na massa. Em seguida, leve ao micro-ondas durante 3 minutos na potência máxima.
4. Prepare a cobertura: junte 2 colheres (sopa) de leite, a margarina e 1 colher (sopa) rasa de chocolate e ponha no micro-ondas por 30 segundos, também na potência máxima.
5. Despeje no bolo ainda quente e polvilhe o chocoball
Dica: para saber qual a caneca ideal, separe uma com capacidade de 300 ml. Se for menor do que isso, você corre o risco de ver os ingredientes vazarem do recipiente. Use apenas canecas de materiais apropriados para micro-ondas.

Essa receita eu fiz à risca, então, não tenho muito o que comentar. Só troquei o granulado original pelo minichocoball. Mas minha amiga fez no forno em vez de micro-ondas. Eu imagino que tenha ficado melhor porque sempre prefiro a textura dos alimentos preparados no forno aos preparados no micro-ondas.

Querem fotos?

A textura fica um pouquiiiinho mais líquida que a de um bolo tradicional.
Aqui ele já está do lado prontinho e eu tinha acabado de preparar a cobertura na xícara menor.
Vamos dar um destaque também à caneca, ela merece! Olhem os detalhes: escolhi uma xadrezinha para combinar com o clima do inverno...

...e de chocolate, para combinar com o que teria dentro.  Tem uma mensagem romântica, viram? Comprei no WalMart, adoro canecas! :)

Para já dar água na boca, a vista de cima. Hummmm...
 

E olhem ele aí, pronto para ser devorado, fazendo a montanhazinha na caneca. :D

Fonte da receita: M de Mulher

"Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."
 (Madre Teresa de Calcutá)


Dona Musa encontra vocês agora na segunda, dia de festa! Bom fim de semana! :)

16 comentários:

  1. Adorei a receita,mas estou de dieta amiga...Então, só posso tentar fazê-la domingo que é o dia do "lixo" hahaha !
    Depois conto como ficou !

    Bjs!

    Ale Lima

    ResponderExcluir
  2. Quero fazer! Mas por que meus bolos de caneca no microondas ficam brancos e borrachudos? Me dá a dica, rs?
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. vc me deu uma idéia mirabolante! kkkkkkkkkkkkk
    beijossss

    ResponderExcluir
  4. Nunca fiz na caneca... fica bom ???

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá!!
    Conheci seu blog hoje pq fui olhar seu blog de noiva, uma amiga do meu blog me postou um link seu há um tempo e só hoje que pude olhar, é que eu estava atrás de roupão personalizado pro meu dia da noiva!!

    Adorei tudo aqui, li váriosss posts só hoje, e claro já estou te seguindo!!

    beijos

    ResponderExcluir
  6. Ai que tortura !!!!!!

    Engordei(mais) só de olhar !!!!!

    Menina, ontem fiz uma feijoada aqui em casa para a minha mãe (chamei meus tios e primos) ... nossa, como comemos !!! Não satisfeita ainda fiz docinhos em copinhos e uma amiga da minha mãe fez um boloooooooooo ... daqueles molhadinhos ... com um recheio delicioso ...

    Pronto ... agora que eu realmente me sinto uma verdadeira bolinha (rs...........).

    E amanhã é dia de ........

    Uhuuuuuuuuuuuuuu !!!!!

    Bem ... preciso ir ... daqui a pouco (18:35 hs) (hehehehehe), o aero me espera ... (snif,snif).

    Beijinhos !!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Musa, engordei só de olhar e fiquei morrida de vontade de comer. hahahah. Tava bom?
    Beijão =)

    ResponderExcluir
  8. Déborah, fica uma delícia!

    Mony, você fez de chocolate? Eu coloquei um pouco de chocolate a mais do que a receita pedia. Será que se você usar isso ele fica branco também? E eu devo confessar que não fica tão brastemp como no forno, mas fica bom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. nhan, nhan...vou testar a receita!! Delicinha...
    Uma dica para o alface durar mais: assim que chegar do mercado, lave e esterilize..depois de 15 min seque as folhas num utensilho próprio (vende na tok stok, etna,etc)..depois guarde numa vasilha na geladeira..dura mais de uma semana!!!

    ResponderExcluir
  10. Amei, excelente para "aqueles dias" quando bate uma vontade incontrolável de chocolate !!!

    1000 beijos
    http://apartamentoecasamento.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Cheguei aqui através do Mosaico da Rê.
    Tb faço mto bolo de caneca aqui em casa, meus filhos adoram e uma receita é o tamanho certo prá eles tomarem um lanche a tarde.
    Linda sua caneca, combinou bem com chocolate e inverno.
    Bjs♥
    www.caprichosbyneli.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Musa, td bem?
    Te encontrei por acaso pelo Mosaico da Rê, e fiquei super feliz em ver que era você. Será que vc se lembra de mim? Eu sou a Sheila do Blog Noiva Mineira, que agora estou de casa nova, A Casa da Sheila.
    Eu tinha até linkado o seu blog de receitas, mas vc nunca mais passou por lá.
    Bjos.

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...