O curso de costura - Parte 1

Olá, periquitas! Fiquei lisonjeada com o post passado, obrigada pelos elogios, é mesmo um dia de sonho. Hoje completo 3 anos com Fofucho e 4 meses de casada na igreja. Parabéns para nós! Como é bom relembrar esses dias! :)

Mesmo sendo um dia especial e super comemorativo, para vocês não enjoarem nem terem overdose de fotos, voltarei com mais outro dia. Hoje vou responder uma dúvida que me deixaram nos comentários e não tive como responder pessoalmente porque não havia perfil disponível. Como outras pessoas também já me perguntaram sobre isso, seja aqui ou no facebook, já fica tudo esclarecido. :)

Como vocês já estão carecas de saber, minha mãe é uma costureira de mão cheia. Então, sempre convivi com a costura, mas nunca tinha encostado na máquina, assim como não fazia comida antes de casar, e tal. Meus pais são do tipo superprotetores e sempre deram prioridade aos estudos. Eu, do meu lado, estudando, brincando ou no computador, nunca tinha olhado para a máquina de costura com interesse. Até porque, né, eu comprei a primeira roupa na loja já com 14 anos. Então, pelo mesmo motivo por que eu não me interessava em cozinhar (tudo prontinho pra mim a tempo e a hora, como diz minha avó), a costura também não me despertava nada na época.

Naturalmente, depois que minha mãe começou a faculdade, ela começou a diminuir o ritmo de costura, por falta de tempo. Mesmo depois de ter acabado, hoje ela faz só quando quer, de hobby, no seu ritmo. Só que ela continuava dando um jeitinho nas bainhas (que eu sempre preciso fazer porque sou baixa), nos botões e de vez em quando surgia de surpresa com uma roupinha nova que tinha costurado. Antes, na época em que ela costurava freneticamente, eu tinha MUITA roupa personalizada e a baixo custo. Até hoje, depois de casada, ela faz isso comigo, mas não posso contar com ela mais toda hora, por causa da distância das casas e também porque ela chegou a uma fase que, poxa, precisa mais descansar, né, vou ficar pedindo roupa toda hora?

Aí vocês me aconselham: "então vai na loja e compra, Musa!". Foi o que eu fiz da última vez em que fui ao shopping comprar roupa, mais especificamente casacos, comprei uma meia dúzia de peças, mais ou menos, e deu quase 1000 reais (Oi? Isso é normal?). Lembro como se fosse hoje. Nesse dia, decidi que começaria a costurar e falei com o marido que queria comprar uma máquina de costura. Ele concordou, mas eu achei que seria muito mais fácil do que é na verdade. Para fazer uma peça de roupa, você tem de rebolar... Então resolvi entrar no curso. Acho que pela minha mãe e vó fazerem com tanta facilidade, eu achava que era mole. Depois que entrei no curso, vi que o buraco é mais embaixo, mas estou amando! É minha atividade de maior prazer atualmente e nem vejo a hora passar.

Não imaginei que esse post fosse ficar tão grande, sou muito detalhista! rsrsrs. Então, já contei sobre a decisão e, para adiantar, vou dizer o nome da escola onde faço e em próximo post conto sobre os detalhes do curso e das aulas em si, combinado? Melhor, né, se não o post ficará imenso.

O nome da escola é Esca - Escola de Costura e Modelagem. Eu faço o curso básico.

Aguardem o post sobre as aulas, esse será muito mais interessante. :)


 A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais. (Aristóteles)

Dona Musa quer saber o que significa a letra a em Esca, já que é Escola de costura e modelagem. Não deveria ser Escm? Ou Escom? Tô certa?

10 comentários:

  1. Deve ser trabalhoso mesmo. Mas imagino que o prazer de ver (e usar) uma roupinha prontinha, feita por você mesma, não deve ter preço :) (propaganda Mastercard, né?)
    Quando tiver um modelito pronto, mostra pra gente ;)
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  2. Sempre sonhei em fazer minhas próprias roupas. Além do preço salgado das roupas prontas...eu sou chatinha demais e nunca consigo comprar nada. Aff. Mas não sei se levo muito jeito não. Bjinhos.

    ResponderExcluir
  3. Q máximo, Musa!
    Quem sabe essa paixão não cresce cada vez mais e vc abre seu próprio atelier?
    Ah! Obrigada por me "visitar". Uma honra ter vc nos meus comentários :-)
    Bjksss

    ResponderExcluir
  4. Oi Musa...que legal!! vou entrar no site depois com calma, quero demais aprender também!!
    É um absurdo o preço de tudo né..
    A mãe de uma amiga é costureira..vou fazer o teste com ela rsrs, vamos ver! Estou aguardando seu e-mail hein.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Sim..sou cunhada dela !! rsrs
    Bjoos .. ;)

    ResponderExcluir
  6. Ai q tudo!!! e q invejinha!!(boa, claro..rsrs) Minhas avós tb eram do "ramo", uma costureira e a outra bordadeira..sempre tive vontade de aprender, mas uma morreu cedo e a outra não tinha paciência..rsrs Por incrível q pareça foi o meu pai(filho da costureira) q herdou a máquina da minha avó e me ensinou um pouquinho... Comprei uma máquina tb, e faço bainhas e pequenas costuras...mas sempe quiz saber as técnicas pra peças de roupas...quem sabe um dia consigo né?! Bjus.. =)
    (PS: já "xereto" seu blog há um tempinho..e amo!!! Sou prima do Gustavo, da Ju Magalhães)

    ResponderExcluir
  7. Oi Musa! Também pensei em fazer um curso de costura, mas quando contei a minha mãe ela me desestimulou totalmente! rs! Minha avó costurava muito bem e fez muitas roupas e fantasias pra mim e minha mãe também sabe, mas não tão bem quanto minha avó! Já eu... nem sei pegar na máquina! rs. Quem sabe um dia também não entro num curso... Bjinhus!

    ResponderExcluir
  8. Tbm estou querendo mto comprar uma máquina e entrar no curso de corte e costura, vc me aconselha?
    Minha avó tbm é costureira de mão cheia, desde pequena via ela costurando vestidos de noivas e suas próprias roupas, sempre achei o máximo, mas com o tempo a vontade passou, e depois de casada ela voltou com força total! rs
    Bjosss

    ResponderExcluir
  9. Musa, dou apoio pra vc pegar firme na costura. Minha avó era costureira de mão cheia, mas fazia roupas só pra minha mãe e minha tia, já meu avô era alfaiate.
    Vc vai pegar tanto amor na linha que não querer largar mais.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  10. Deve ser muito legal este curso. Eu quero moooito fazer um curso de confeitaria, amo fazer doces hehee

    beijos

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...