O curso de costura - Parte 2

Continuando a saga, pãezinhos de mel, deixa eu contar pra vocês agora como foi a escolha da escola. Escolhi a Esca porque, na busca do google, era a primeira que vinha, então, imaginei que tinha alguma credibilidade. Além disso, eu já tinha buscado alguns no meu bairro, encontrei 2, mas todos com aula só pela manhã ou tarde, impossível pra mim. No centro do RJ, como há muitas pessoas que trabalham lá (a maioria), imagino que a demanda à noite seja maior e a Esca disponibiliza turmas nesse horário. As aulas à noite têm 3 horas de duração, diferentemente das diurnas que duram 4. Você recebe pelo curso as réguas de modelar e o restante do material tem de comprar. Eu já sou quase uma costureira, aliás, pra ser chique, modelista e estilista, nata. Já tenho tesoura de cortar tecido, tesoura de cortar papel, tesoura de cortar linha, almofadinha de alfinetes, alfinetes, fita métrica, caseador, papéis pardos, lápis de alfaiate, carbono, agulhas das mais diversas, etc, etc, cansaria se eu ficasse aqui enumerando. Engraçado que me sinto A vovozinha com a fita métrica pendurada por trás do pescoço... nunca tive contato com ninguém da minha idade fazendo isso. hahaha

A primeira aula é um pouco chata, porque trabalhamos com exercício de coordenação motora. É como se você estivesse no pré-escolar cobrindo os pontinhos. Nesse caso, você cobre com a costura as linhas, as curvas (ai, como são difíceis as costuras em curva, a linha tende a ficar fofa, embolar, enfim, não é mole!)... Depois você começa a modelagem e essa parte é sensacional! Eu fico lá desenhando as peças amarradona, nem vejo o tempo passar... O curso funciona como uma academia de musculação, não são turmas com aulas fixas. Cada dia têm um número de vagas definido, uma professora atende de 4 a 5 alunas ao mesmo tempo. Então, você tem a sua professora fixa. Ela te explica, deixa você fazendo enquanto passa para a outra aluna. Depois volta, vê se você está fazendo certinho e passa para o próximo passo. 

O curso básico dura 6 meses e nele aprenderemos, que eu me lembre, a saia reta, a saia godê e o vestido tomara que caia. Pode ser que dê tempo de fazer mais peças no final, depende do ritmo e desempenho do aluno. Atualmente passei do molde e estou costurando a saia godê.

Ai, gente.. é sensacional, uma terapia. As aulas passam rapidinho e quando vejo já deu a hora de ir embora. Esqueci de explicar alguma coisa? Se sim, perguntem nos comentários. A propósito, estou adorando as novas visitas, com comentários, inclusive! :)

"Um homem é um sucesso se pula da cama pela manhã, vai dormir à noite e, nesse meio tempo, faz o que gosta." - Bob Dylan

Dona Musa quer mais tempo pra costurar. Uma pena que costurar não paga minhas contas... rsrsrs

15 comentários:

  1. Ai que delícia!!! Beve ser realmente uma terapia. Bem que o dia poderia ter mais de 24hr para agente poder trabalhar, cuidar da saúde (academia), estudar e ainda ter um tempinho para esse tipo de aula prazerosa.
    Bjs Musinha!!

    ResponderExcluir
  2. Que bacana Musa..mas são 4 horas por dia direto, é isso mesmo? De que horas a que horas vc faz? Preciso me organizar..rsrs, como uma boa ariana..faço trezentas coisas ao mesmo tempo..antes de enjoar de todas elas..ahahha.
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Que legal! Deve ser uma terapia mesmo.
    Minha mãe também costura, eu lembro quando era criança que pegava os retalhos e fazia roupas para as minhas bonecas, eu adoooorava, só não fazia na máquina, pq mamis não deixava.
    Beijooo

    ResponderExcluir
  4. Hummm adorei o post, estou me empolgando! Qual marca de máquina evo comprar???
    Bjoss

    ResponderExcluir
  5. Deve ser uma terapia mesmo!!! Pena que não tenho dom pra essas coisas...

    ResponderExcluir
  6. Musa, deve ser gostoso mesmo. Nunca fiz curso de costura, mas eu lembro que na infância, eu e minha prima viviamos remendando as roupinhas de boneca.
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  7. Que bom que cada um tem o seu talento, né?! Boas costuras para você! Diz minha mãe que minha avó fazia um vestido para quem arrumasse a cozinha para ela! Eu teria um vestido novo todo dia, rá! Quando você estiver profissional vou te encomendar um sob medida (que não tem preço)!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Oi Musa, td bem?
    Muito legal seu interesse pela costura, realmente hoje em dia quase ninguém tem (falo o interesse de fazer roupas mesmo). Quando eu tinha 14 anos fiz um curso de corte e costura, foi um curso muito rápido que logo depois que acabou eu já não sabia fazer mais nada, mas foi bom pq hoje eu sei usar a máquina de costura e fazer coisas mais básicas, até me arrisco em alguns bolsinhas e necessaires.
    Mais é isso, parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Ai q gostoso!!!!
    Se nesse finzim de mundo onde estou morando agora tivesse um curso desses, eu tb faria feliz e contente!!! Quem sabe um dia né!!
    Boas costuras!! ;)

    ResponderExcluir
  10. Muito legal! Também tenho vontade de aprender como hobby, só preciso realizar minha prieira meta... um emprego público! rs.
    Bjinhus!

    ResponderExcluir
  11. Oi Musa
    Adoro tudo que tem haver com tecidos e estou louca pra aprender costurar, vou comprar uma máquina e tbm quero entrar no curso.
    beijosssssssss

    ResponderExcluir
  12. Me lembro de ter visto vários cartazes desse Esca nos onibus do Rio... Acho até que tinha uma unidade lá no Catete...

    Ah, já que vc não conhece ninguem da sua idade que faça corte e custura, te "apresento" duas, tem a Luana do lumelhor.blogspot que faz coisas lindas e a Carol Caramanhos que fez o proprio vestido de noiva, rsrs.
    Corte e custura tá na moda! :P

    ResponderExcluir
  13. Eu queria mto conseguir fazer algo como hobby, mas acho q só o ballet mesmo, pq mesmo sendo professora ñ levo jeito para essas coisas!!

    Ah e fiquei mto feliz em receber seu comentário no blog, tanto que perdi a vergonha, rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oi Musa!
    Já faz mto tempo... q tentei fazer um curso de costura.Mas larguei pq a turma estava ficando grande, a professora não dava mto atenção.
    Acho q isso me fez desistir da idéia. Pq eu estava no maior pique e desanimei.
    Como vc tem jeito p/ muitas coisas, com certeza,vai ser uma excelente costureira...rsrsrs.

    Estou indo viajar no dia 19 e volto dia 30,vou descansar e comemorar dia 25/09 juntinho do maridão.

    Bom final de semana p/ vc.
    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  15. Eu bem que precisava fazer um curso desses mas eu tenho o maior medo de pegar na máquina de costura. Todo mundo acha que eu sei costurar mas na faculdade de moda se aprende Modelagem e não corte e costura, tanto que a gente não fechava as peças na máquina. E eu ouvia tanto em overloque que fiquei achando que nenhuma peça minha seria boa se eu não usasse overloque.

    Quero ver se minha tia me dá umas aulas, até pq minha Singer foi herdada dela. E eu preciso de um livro de moldes novos, mas eu até que me viro com molde na internet.

    Beijos!

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...