Mas é Musa mesmo???

- Ã? / Oi? / Não entendi... (Pelas vendedoras de loja que querem ir à cabine atrás de mim e perguntam meu nome)
- Mas qual o seu nome verdadeiro? (Pelas pessoas em geral quando me são apresentadas)
- É nome ou apelido? (Por alguém depois que já se conformou com Musa, mas quer tirar a limpo)
- Aaaah, mas o nome condiz com a pessoa... (Pelos engraçadinhos de plantão me cantando)
- Por que vocês chamam ela de Musa? (Pelo marido de uma amiga e pela amiga de uma amiga - esses que me contaram, deve ter tido até mais casos)
- Tá Rafael, eu sei que ela é sua musa, mas qual o nome dela? (Pelos novos amigos do Rafael quando ainda não me conheceram)
- É com z ou com s? (Tóin!)

É, amiguinhas, eu poderia citar mais frases e mais frases desse tipo, porque chamar-se Musa é, no mínimo, curioso. Esse assunto surgiu em um dos meus grupos de amigas quinta passada e resolvi trazer para cá. Quantas vezes eu precisei mostrar a identidade porque não acreditaram! É sempre uma novidade quando entro em um curso, academia ou qualquer ambiente novo. Sempre tem de ter o comentário do nome... E quando eu atendo o telefone no trabalho e a pessoa não estava me procurando exatamente? Digo meu nome, sempre uma surpresa. Às vezes falam alguma coisa sobre, às vezes, não. Na night, eu mentia meu nome para qualquer um que não me interessava, só para depois ele não conseguir me achar facilmente ou mesmo para não estender o assunto no momento. Quando as pessoas não me conhecem e são apresentadas, invariavelmente, na primeira, na segunda, ou no máximo na terceira vez em que conversamos, vai surgir o assunto de nomes diferentes, ou exóticos, ou coisas assim, SEMPRE! Se me incomoda? Nem um pouco. A vida toda foi assim, né? Sou acostumada. Em contrapartida, pelo menos em um raio muito grande de distância sou só eu (nunca tive contato com uma xará, apesar de saber que existem). Isto quer dizer que quando chamam Musa em uma multidão onde eu estou, certamente serei eu, não vou olhar à toa. Às vezes estamos, por exemplo, na praia, chamam Rafael, e o meu até olha, mas na maioria das vezes não é ele. Essa é uma das vantagens, por exemplo: eu sou sempre identificada. Como diz minha amiga Mabel, é ótimo falar e não precisar contextualizar. Falo Musa e pronto, não preciso dizer de onde, prima de quem, do trabalho tal, da turma x da faculdade...

Quando fui batizada, o padre ranzinza reclamou: "Criança tem de ter nome de santo, ninguém mais coloca nome de santo em filho. Musa... existe Santa Musa?" Na infância, eu não gostava de ser Musa. Estudei 11 anos na mesma escola, havia várias pessoas de nomes repetidos e ninguém nunca tinha o meu nome. Hoje eu gosto muito, nem me imagino tendo outro nome. Também, depois de 29 anos, né? Já me apeguei. Aí vem a pergunta que eu imagino que, para vocês, não quer calar (me sentindo a adivinha): Mas por quê Musa? 

Ao saber que eu era menina, meu pai selecionou 3 nomes para minha mãe escolher. Minha família toda é com M, e foi aí que meu pai elegeu Musa - Maitê - Maíra. Minha mãe escolheu Musa porque achou o mais bonito dos 3, ela diz que na época o título de musa não era tããão badalado como agora. Quando uma moça era bonita em um concurso, normalmente era, sei lá, rainha da primavera, por exemplo, e não musa. Mas digamos que minha mãe não é a principal "culpada", já que meu pai selecionou primeiro. Quando eu pergunto o porquê do nome, ele diz que não tem porquê, que para ele é um nome como outro qualquer. Aí eu fico sem argumento, né? Como vou argumentar ou dizer qualquer coisa para uma figurinha que acha Musa um nome como outro qualquer? Também, para alguém chamado Marciano, acho que Musa é mesmo um nome comum. Não, você não entendeu errado. Sou filha Musa de um pai Marciano. E o detalhe é que para ele, Marciano também é comum, ainda mais que ele se chama Marciano por causa do avô, ou seja, para ele toda vida foi sonoro, ouvia isso na família direto (esse é bem aquele caso de que um raio pode, sim, cair duas vezes no mesmo lugar, ops, na mesma família)... Sr. Marciano explica que do mesmo jeito que existe Lúcio - Luciano, Fábio - Fabiano, Maria - Mariana e afins, existiria Márcio - Marciano, isto é, o nome dele é derivado de Márcio. Tá, pai, seu raciocínio lógico estaria correto e você estaria coberto de razão, se não fosse dado esse mesmo nome aos supostos alienígenas habitantes do planeta Marte, fato que faz com que Marciano seja derivado de Marte e não de Márcio.

Acho que no nosso caso, meu e do meu irmão, ele quis usar a teoria do livro "O Segredo", da força do pensamento ou do poder das palavras, sei lá. Eu costumo dizer que pode existir alguém que goste de futebol igual ao meu pai, mas mais que ele não. Ele sabe tudo, todos os placares, toda a história e afins. No nome do meu irmão, o futebol não ficou de fora. É Maurílio por conta de um antigo jogador de futebol (acho que do Goiás), mas, voltando à teoria do poder das palavras, não deu certo, porque meu irmão está longe de ser um craque da bola. Se ele se chamasse Steven Spielberg, não gostaria tanto de cinema, essa sim é a grande paixão do caçula. Bem, papai tentou. E esse é mais um dos motivos pelos quais eu amo meus pais. Porque, mesmo não sendo "essa Coca Cola toda" (tá, uma daquela latinha nova "mini na medida", talvez?), eu sou Musa e amo meu nome. Claaaaro que para mim isso é natural, como se eu tivesse um nome comum, sei lá, Mariana, como minha mãe. Não me acho nem um pouco mais por isso. Aliás, já diria François de La Rochefoucauld, "Os grandes nomes, em vez de elevar, rebaixam aqueles que não os sabem usar." Para mim, pelo fato de ter sido escolhido pelos meus pais e no batismo eu ter recebido esse nome, ele é grandioso. Mas é grandioso por esse motivo, e não pelo que ele significa. Tudo bem que já posso me ver senhorinha falando meu nome pra um adolescente e ele colocando a mão na boca para não rir daquela velhinha coroca que se chama Musa. Vai até cuspir a água que estiver bebendo. Xiiii, não posso nem pensar, vai ser uma ironia só. Mas não soframos por antecipação,  né? Deixa eu curtir ser Musa na flor da idade enquanto eu posso. :)

E você, também tem uma história com seu nome? Manda para eu postar aqui. ;)

"Você culpa seus pais por tudo. Isso é absurdo. São crianças como você: o que você vai ser quando você crescer." (Legião Urbana)

Dona Musa avisa que já melhorou da sinusite (com os antibióticos) e agradece a preocupação das leitoras queridas.

22 comentários:

  1. Dona Musa que história bacana, vc me deu uma grande ideia, vou colocar a história do meu nome lá no blog tbm, posso???
    Como vc viu meu nome é diferente, é de origem africana e significa a bem vinda, foi papis que escolheu...
    Como eu tbm tenho nome diferente, sempre surge piadas, estranhamento e mais sei lá o que, mas eu já me acostumei. E tbm por isso não achei seu nome estranho qdo li pela primeira vez. rs
    Ótima semana!
    Bjosss

    ResponderExcluir
  2. Adorei saber a história do seu nome e confesso que realmente achei que era apelido assim que comecei a seguir seu antigo blog..rsrs...mas quem sou eu pra falar de nomes!! O meu é Mabel..o mesmo da rosquinha..rsrs..e passei a vida sendo chamada de rosquinha, mirabel...tem gente que pergunta se é Maria Isabel, se é mabel mesmo, etc,etc...na infância tinha ódio!!! Pedi pra minha mãe me levar no cartório pra mudar de nome!! Hoje, simplesmente adoro!! Porque, apesar de saber que existem outras, eu não conheço nenhuma Mabel..nem meus amigos!! E é ótimo dizer nosso nome sem precisar contextualizar, tipo: é fulana, da empresa tal..ou fulana, prima de ciclano...sempre digo é Mabel e pronto! A pessoa já sabe com quem estava falando!!! :o)

    ResponderExcluir
  3. aaa Musa ameeei o post!
    Muito legal a história!

    Beijo
    Posso postar tb?!
    #deixavai!

    ResponderExcluir
  4. Que legal saber essa história, eu sempre achei que fosse apelido :)
    Muito bom você ter postado!
    O meu nome é normal e por isso não tenho histórias legais pra contar sobre ele hehe

    ResponderExcluir
  5. Oi Musa! Adorei a história e jurava que Musa era seu apelido..que o seu marido te chamava..sei lá!
    Mas histórias de nome são bem interessante né..eu quase não me chamei Marina. Meu pai adora histórias gregas e etc..e se fosse por ele eu iria me chamar Semírames..que olhando no google significa Pompa formosa..rsrs, pensa no desastre que seria aiaia, ainda bem que existe Mãe!
    Musa é fofo e carinhoso!
    E ainda de quebra é a Musa legítima e todos os domínios da net estão disponívieis para vc rsrs.
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  6. Musa é um tanto diferente... mas é tão fofinho e combina perfeitamente com a Dona Musa... acredito que as brincadeiras de criança com o seu nome não eram pejorativas, ainda bem!
    O meu é normal (Mariana). É o nome da sua mãe não é mesmo?! Não conheci muitas Marianas na minha vida... mas quando fazia vestibular ou provas de concursos... eram mais de 3 salas só de Marianas e afins... rsrs

    ResponderExcluir
  7. Sabe que eu sempre me perguntei de onde vinha o seu nome? hehehehe!
    Eu tenho o nome da minha bisavó, que tinha o nome da avó dela. Legal, né?

    Bjs!

    ResponderExcluir
  8. Ri MUITO com vc contando isso no outback e RI DE NOVO lendo o post agora!!!

    Agora que consegui entrar e vi que esteve dodói.. tá melhorando, flor?

    Bjs! :*

    ResponderExcluir
  9. Hum, que legal! não sabia que Musa era seu nome mesmo! rs!
    Também adoro meu nome, acho que não poderia ser outro! O porquê do meu nome? -Em uma dia de sol, meus pais estavam na praia e minha mãe escuta um pai dizer para a filha: "Vem cá Priscila, minha princesa" minha mãe gostou da combinação Priscila=princesa, daí nasceu meu nome! rs! Não tem uma história legal, mas eu adoro ele :)
    Bjinhus!!

    ResponderExcluir
  10. Sabe que eu acho que logo me acostumei com Musa? Pois é, depois de dar aulas no nordeste, onde todo mundo tem nome diferente, quando vi Musa achei bem normal, não estranhei nada. Depois fui acompanhando o blog, criando intimidade, e Musa ficou como qualquer outro nome, não sei bem explicar. Engraçado isso. Quando eu era criança, odiava meu nome, que é bem comum. Queria um nome mais "chique", coisa de criança. Hoje, adoro meu nome. Muitos nomes vêm de palavras comuns, ou que foram comuns, ou derivadas. Não vejo nenhuma diferença entre se chamar Musa ou Letícia (alegria), ou Margarida (flor), ou qualquer outro nome. Acredito que a gente coloque identidade no nome, não o contrário, não gosto muito desse determinismo (se fôssemos determinados pelos nomes, seu irmão era craque, né? Hehe). Os nomes das pessoas queridas têm um som especial, um jeitinho daquela pessoa.

    O novo layout do blog ficou lindo! Não se prenda com essas letrinhas por minha causa, tá?! Gostei de tudo: dos desenhos, do laço, das cores e, como sempre, dos textos!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  11. Mesmo sabendo o fim da história tive quer ler tudo.

    É muito bom!!!

    ResponderExcluir
  12. Seu nome é lindo !
    E também acho que se fosse outro não combinaria tanto, sei lá... vai ver é o costume também ! Incrivelmente já me acostumei hahaha

    Meu nome não tem nenhuma história... foi meu pai que escolheu, e também tinham 3 opções: Sarah, Beatriz e Déborah. E ele escolheu o último.
    Mas acho que se fosse eatris eu iria amar, porque gostodessa idéia de chamar pelo apelido como, Bia.
    Já Deby me rendeu muitas piadinhas na infância hahahahahaha Adoram formar duplinhas, eu era a Deby e sempre existia a Lóide... hahahahaha Criança é um bicho bobo demais :D

    Beijos amiga :)

    ResponderExcluir
  13. meu Deeeeeus que blog lindooo!! desculpa a ausencia Musinha, mas meu casorio é semana que veeeeeeem imagina a correria da pessoa aqui trabalhando, tendo prova na pós e a 12 dias do casamento....caos!!
    prometo que depois me torno visitante assidua de novo!

    bjooos

    ResponderExcluir
  14. Que legaaal!


    Está rolando a ultima semana de sorteio lá no Fuxico, corre lá!

    Um beijo =)

    www.fuxicodenoiva.com.br
    http://casamentodossonhos-juefe.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. Musinhaaaaaaaaaaaaaaaaaa ...

    Olha, não sei pq, mas acho que se vc se chamasse MAITÊ, seria tãoooooooooooooooo mais bonito (kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk).

    Menina, seu blog está LINDO !!!!!!!!!! Amei todos os detalhes fofuchos !!!

    Beijinhos enormes !

    ResponderExcluir
  16. primeiro: amei o layout novo, está super profissional! lindão! cada vez mais chique, hein?

    segundo: sensacional esse post! juro que nunca tinha pensado por esse lado, o quanto você deve ouvir de gente achando eu nome estranho ou fazendo piadinha... sei lá, acho que me acostumei com a idéia desde o início!

    terceiro: a única curiosidade em relação ao meu nome é que ele seria apenas Beatriz, não fosse por meu pai, que queria dar opinião também já que eu era a primogênita. aí ele exigiu o Ana. a minha mãe, para dar a palavra final (afinal de contas, as mulheres sempre mandam), falou que ia colocar mais um n. pronto. assim que nasci Anna Beatriz! rs!

    beijocas!

    ResponderExcluir
  17. Oi Musa linda,
    mas ficou suuuper lindo o "novo blog", amei! Obrigado pela visita, e não se preocupe com o meu blog, quando tiver tempo vc arruma viu? O seu nome é realmente muito diferente, pois minha mãe ficou impressionada quando falei que seu nome é Musa.(o nome dela é Musa?) hahaha Beijos querida

    ResponderExcluir
  18. Lindo o novo lay !

    Sua cara hahaha Fofo demais !

    Bjs

    Ale Lima

    ResponderExcluir
  19. Musa, muito legal sua história!

    Bom, meu nome é Priscilla. Comum né? É. No entanto vivi a vida toda ouvindo que sou "A Rainha do Deserto", ou ainda, "a da TV Colosso?", ou ainda, "Priscíílla, aonde está você?"...

    Já ouvi também que meu nome é nome de travesti! Rs...

    Beijos,

    Pri!

    ResponderExcluir
  20. Musa, já passei por tantas dessas situações! Essa das vendedoras é batata! Sempre me perguntam de onde vem meu nome, se é italiano, russo, francês... hahaha Perguntam se é sobrenome, se é apelido... Mas o que mais perguntam é de onde saiu. Aí eu conto que mamy inventou. rs

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Acredita que eu nem estranhei o seu nome? Acho que fui uma das poucas pessoas que te conheceram e não engataram no assunto de nomes exóticos, né? rsrs Eu achei o seu nome lindo e original!

    ResponderExcluir
  22. como ve meu nome é bem exotico quem escolheu foi minha mãe ja perguntei a ela por q ela escolheu esse nome ela falou por q é difente eu amo o nome Musa desde de pequena eu sempre disse que eu teria uma filha chamada Musa e a outra Flora amo o nome Musa e diferente bonito e ao mesmo tempo comum.

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...