Razões para não se incomodar nem um pouco com a "inveja virtual"

Oi, minhas musas. Hoje eu vim aqui abusar da paciência, porque esse post é um desabafo e está enorme, então, só chegará ao final e lerá quem realmente gosta de mim. rsrsrs. Não deixa de ser um assunto interessante, mas de quem ninguém quer ser protagonista. A maior parte do post é descaradamente copiada do brilhante Rogério Job, do Renda Blog, de quem já me tornei fã só por esse artigo. Tudo começou quando comecei a receber comentários e e-mails anônimos ou não, bem "amorosos", digamos assim, me atacando pessoalmente. Foi então que imaginei que isso acontecesse também com outros blogueiros e comecei a pesquisar no google. Li esse artigo e guardei. Além desse, copiarei ainda alguns trechos, com os quais concordo plenamente, da Paula Pfeifer, do Sweetest Person Blog, que eu descobri também nessa pesquisa e fez um excelente post sobre as partes boas e ruins de ter um blog. Ao receber mais um comentário odioso essa semana, resolvi compartilhar. Sei que vocês, leitoras fiéis, que me acompanham sempre, não merecem. É um post chato, de que nenhum leitor gosta de ler. Mas entendam, o alto-astral que me é peculiar, muitas vezes é atrapalhado por essas agressões. Passa pela cabeça desistir. Muito chato estar na blogosfera para exclusivamente fazer rir e levar porrada e agressão gratuitamente. Graças a Deus, como diria a escritora portuguesa Inês Pedrosa, As pessoas nos surpreendem mais para o bem do que para o mal, por isso nunca me canso de viver“. Felizmente os comentários e mensagens que recebo de amor e carinho são infinitamente em maior número para superar as partes ruins. E por isso "não me canso de escrever."  :)

As partes boas e ruins de ter um blog
De Paula Pfeifer - adaptado por mim para o Mamãe Musa


Parte Boa: Amigos. Parte Ruim: Inimigos ocultos.
Os amigos que a gente faz através do blog são pra vida toda. Gente boa, pra guardar no coração, ajudar e ser ajudado sempre que precisar. Que vibra contigo a cada vitória e te ajuda a juntar os cacos após as derrotas. Até amigos das antigas que você não via há anos reaparecem. Uma delícia.  Já os inimigos ocultos (ou não!) surgem nos locais mais improváveis pelos motivos mais impensáveis. Você começa a ser odiado e nem sabe por quê. Tudo é motivo pra causar surtos psicóticos em alguém. Muita gente não consegue entender que o que é escrito aqui não tem intenção de ofender ninguém e que é meio ridículo levar pro lado pessoal algo que uma pessoa que você nem conhece ao vivo escreveu. (Acho muito estranho uma pessoa que não me conhece me julgar por causa de um post de humor ou meme. Porque a maioria desses comentários odiosos chega de pessoas que nunca ouviram falar de mim antes mas não concordaram com um post meu e chegam agredindo. É no mínimo engraçado). Só depois de muita porrada virtual – e real - de gente insana é que dá pra criar uma casca grossa, ligar o f..$%% e ser feliz! 

Parte Boa: Elogios. Parte Ruim 2: Fofocas e boatos.
(...) E mais legal ainda é receber carinho das leitoras, por comentário ou e-mail, contando que um post as ajudou em algum momento ou situação da vida. Acho o máximo isso. Ruim é ficar sabendos dos absuuurdos que o povo fala de você a troco de nada. Ter que aturar boatos infantis e atitudes dignas de filmes de high school americanos. Cansa a beleza. Toda história tem dois lados. Antes de acreditar em um, é preciso tomar conhecimento dos dois. Dou muita risada quando fico sabendo de fofocas cabeludas porque, no geral, as pessoas esquecem que sempre há alguém que conhece alguém que vai contar pra vítima da maldady. 

10 Razões para você não se incomodar nem um pouco com a Inveja Virtual 
Por Rogerio Job, adaptado por mim para o Mamãe Musa


Fonte. J. Thomé


Razão #1
Se alguém sente “inveja virtual” de você é porque você, ou é bem-sucedido na internet, ou está se destacando de alguma forma. Desculpe a expressão vulgar, mas como diz o velho ditado, “ninguém chuta cachorro morto“, então, se uma pessoa está com inveja de você é porque você conquistou algo que ela não tem. Sinta-se feliz por se destacar!

Razão #2
Se alguém calunia você é porque, ou ouviu alguém falar bem de você, ou visitou seu site e discordou da boa imagem que você passa aos seus visitantes. O que você preferia, passar despercebido ou ser notado? Sinta-se feliz por estar em evidência!

Razão #3
Se algum anônimo entra em “contato” com você somente para provocar ou xingar, então é quase certo que ele ouviu outra pessoa falando bem de você. Sinta feliz por ser uma pessoa admirada!

Razão #4
Na maioria das vezes o “invejoso virtual” se esconde atrás do anonimato, uma conta falsa de email ou do Youtube. Estas pessoas não utilizam seus perfis verdadeiros de rede social e só dão sua opinião quando anônimas. Isto prova que elas tem uma baixa auto-estima e se consideram perdedoras. Para que dar ouvidos a perdedores quando podemos dar ouvidos a vencedores?

Razão #5
É comum acontecer do “invejoso virtual” falar mal das suas roupas ou da sua aparência. O fato dele atacar seu lado pessoal significa uma falta de argumentos para criticar seu trabalho. E o engraçado é que ele age como se soubesse os segredos do sucesso. Não precisa ser bonito ou bonita para fazer sucesso, você não precisa vestir a última moda ou se transformar em um macaco imitador. Seja o oposto do “invejoso virtual”, continue sendo você mesmo, tendo personalidade própria e obtendo sucesso!

Razão #6
O número de “invejosos virtuais” que seguem seu trabalho – assinam sua Newsletter, seu RSS, etc, é proporcional ao número de admiradores que você tem. Mas fique tranquilo, normalmente esta proporção é algo como, digamos, 1 invejoso para cada 300 admiradores. Se o número de “invejosos virtuais” subir isto significa que seu prestígio está em alta.

Razão #7 (A MINHA PREFERIDA!)
Se você sentir raiva e desejar mal a algum “invejoso virtual”, pense nisto: Não há necessidade de desejar que algo de mal aconteça com o invejoso pois o fato dele tentar agredir você já é a prova de que ele já está passando por sofrimentos e frustrações. Você deve sim é ter pena dele.

Razão #8
O objetivo do “invejoso virtual” é estragar sua felicidade online e, mesmo que ele próprio não saiba, chamar a atenção do mundo para a infelicidade dele. Se você entrar na dele, respondê-lo, enfim, der alguma atenção, ele pensará que está conseguindo seu feito e continuará tentando estragar sua felicidade. Despreze o invejoso e ele irá procurar outra “vítima” que lhe dê esta atenção desejada.

Razão #9
Um “invejoso virtual” é uma pessoa doente, então tenha cuidado. Ao se incomodar com ele você estará se contaminando, não pela inveja, mas pelo sentimento de frustração. Não há como argumentar com ele e contribuir para seu crescimento, então você ficará frustrado por não poder mudá-lo. Pratique o exercício de manter seus pensamentos distantes dos invejosos, concentre-se nas pessoas que realmente merecem sua atenção e com o tempo os “invejosos virtuais” terão importância zero em sua vida (exceto na ocasião de você desejar inspiração para escrever um artigo como este :) ).

Razão #10
A vida de um “invejoso virtual” deve ser o próprio “inferno na web”. Imagine quanta frustração e sofrimento a pessoa tem dentro de si? Imagine quantos ressentimentos contra a humanidade que, na visão dela não ofereceu as mesmas oportunidades das pessoas de sucesso, esta pessoa guarda no coração. Deixe-a desabafar à vontade. Quanto mais ataques sem resposta um “invejoso virtual” fizer, mais ele verá que de nada adiantam e um dia desistirá ou encontrará coisas mais produtivas para fazer.

Razão #11 – Bônus
Procure ver as situações causadas pelo “invejoso virtual” pelo lado do humor. Humoristas tem a capacidade de nos fazer enxergar o lado cômico de todo tipo de comportamento humano ou situação. Mas tenho certeza que, se você quiser, também conseguirá achar o lado cômico do comportamento do “invejoso virtual”. Veja bem, não estou dizendo para você rir da infelicidade do “invejoso virtual” e sim de seu comportamento e das situações causadas por ele. Rir relaxa o corpo, libera os hormônios do bem estar e faz bem ao coração. Enfim, rir traz felicidade! Porquê não aproveitar a situação para rir e ser mais feliz? Eu sou uma comediante nata, então rio meeeessssmo. hahaha

E você? Já foi alvo de “inveja virtual”? Conta pra mim. :)

Para terminar, deixo aqui um pensamento de Buda. Apesar de católica, aprecio a filosofia de vida do budismo (naquilo que já li sobre), justamente pela preocupação em fazer o bem e essa, sem dúvida, é a minha filosofia, a filosofia Mamãe Musa.

"Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão, e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o."

No mais, em bom português, NÃO BATA PALMA PARA MALUCO ou SEM PLATEIA NÃO HÁ SHOW. ;)

28 comentários:

  1. amei o post..não exclui, não. pode ser útil pra outras pessoas, assim como foi pra vc achar aqueles outros 2.

    copiei a imagem do cérebro do invejo e as razões #1, #7 e #8 são perfeitas...pura verdade!!!


    /(,")\\
    ./_\\. Beijossssssssss
    _| |_................

    ResponderExcluir
  2. Musinha,
    Realmente é o "preço" da exposição. Acredito que seja por este motivo que muita gente não posta no blog coisas muito intimas como fotos pessoais, lugares onde frequenta, etc... Pq realmente, agente "cai na rede" e não tem idéia de quem são seus leitores, e infelizmente nem todo mundo está na mesma vibe.
    Para os invejosos: Liga o botãozinho da audição seletiva, liga o F***-se e seja feliz!!!

    ResponderExcluir
  3. Musa, ameiiiiiiii seu post.
    Já fui alvo de invejoso virtual. Tinha gente que entrava no blog só pra me xingar. Naquela época eu não moderava os comentários, depois disso passei a moderar e evitar aborrecimento. Depois quando meu blog apareceu na Toda Teen em fevereiro de 2008, várias adolescentes apareceram querendo copiar meu estilo de escrever e tinha gente copiando até as celebridades famosas pode?
    Várias vezes comentei dizendo: Seja você mesmo.

    Big Beijos

    ResponderExcluir
  4. Com certeza isso já é de se esperar sempre que a gente se expõe.
    Mas deixa pra lá, a melhor coisa é ignorar! dói mais no invejoso! rs!
    Bjinhus!

    ResponderExcluir
  5. Menina, até onde eu saiba nunca fui alvo de invejosos (será isso um problemas? rsrsrs)... mas deve ser barra passar por isso, né?


    =*

    ResponderExcluir
  6. Musa ameei o post !
    Não apaga não , as vezes alguém deve estar passando por isso e quem sabe ao ler se sinta melhor ?!

    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Musa, adorei!!! A carapuça vai servir pra mtos desocupados q dedicam seu tempo para ficar onfendendo as pessoas através de uma 'assinatura' anônima.... pq o q vejo ultimamente de anônimos 'atacando' as blogueiras por aí..
    Mas o único motivo msmo q da pra imaginar q uma pessoa faça isso é a inveja... mas vc é mais, não é o comentário d um invejoso q vai mudar isso né... e a essa hora se esse(a) estiver lendo esse post deve estar se sentindo um tanto importante.... com um post dedicado só pra ele(a)....
    mas adoro o seu blog e os seus posts... e agora q o recado já foi dado, vamos continuas esperando seus posts alegres :D!!!

    bjss

    ResponderExcluir
  8. Musa eu gostei do post não exclui não.... Agora devo dizer ohhhh gentinha chata, mal amada.... Vamos delatar da nossa vida os anônimos covardes??!! EU TOPO!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  9. esse assunto é chato, mas essas dicas desses 2 blogueiros são perfeitas para quem sofre disso... eu não tenho esses problemas, ainda bem, mas é porque eu não sou pop que nem você! rsrsrs!

    beijocas!

    ResponderExcluir
  10. PS 2: Eu não consigo entender o tal do anonimato, honestamente. Primeiro pq mamãe me ensinou que se não tem nada de bom para falar, fique de boca fechada. Segundo pq eu acho um ato de total covardia, se tem um problema com alguém fala na cara, é o único jeito como as coisas podem ser resolvidas.

    ResponderExcluir
  11. Oi Musa! menina..engraçado..é o segundo post que leio sobre a inveja virtual.
    Mas acho o seguinte..a partir do momento que estamos expondo nossas vidas, trabalho, pensamentos, etc..na web..corremos o risco de agradar ou desagradar e provacar a fúria da inveja dos mal amados e insignificantes..Acho que a melhor resposta para tudo isso é o que diz o item 8: a indiferença, o desprezo..é difícil rsrs, mas é a melhor resposta a isso.
    Eu modero meus comentários também para evitar compartilhar esse tipo de dessabor com as meninas bacanas..nunca pegaram pesado comigo, mas as vezes tinha uma piadinha..contava alguma coisa que tinha dado errado..e aí vinha o anônimo.." começou bem hein.." Enfim, sei que não é o objetivo que alguém se incomodo com a felicidade e o sucesso alheio, mas se vc está provocando isso, Parabén eeeehh, e continue, pois adoro seu blog e suas dicas.
    Beijosssss.

    ResponderExcluir
  12. Sua atenção e tempo têm que ser exclusivos aos seus leitores que te adoram!!! O resto é resto! E parabéns (mais uma vez) pelo seu blog.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Musinha, posso só te dizer uma coisa: eu te adoro!

    Deixa esse exu sem luz para lá e vida que segue!

    ResponderExcluir
  14. Que coisa chata essa de inveja. Entendo que, por mais que tentemos não nos incomodar, bem lá no fundo incomoda. Não deveria, mas incomoda. O que importa é o bem que você traz para quem quer receber o bem. Porque para receber o bem tem que querer, não é assim, digamos, de mãos beijadas.

    Para alegrar um pouquinho esse dia, escuta (lê!) essa: dia desses fiquei trabalhando no computador do meu noivo, e também abri meus blogs preferidos, só para arejar. Aí saí correndo e deixei tudo aberto. Ele me disse:

    - Ah, você deixou um monte de "dona musa" aberto aqui! Que descrição positiva ela faz de si mesma! Muito interessante o blog!

    Já queria contar isso para você outro dia, mas faltou oportunidade. Textos bem escritos (isso me conquista) e alto astral fazem um bem enorme! E agradam a todos, homens e mulheres!

    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  15. O post é perfeito, não exclui não vai servir pra muita gente que vive tentando fazer mal para nós blogueiras. Parabéns pelo super post e pelo blog.

    beijos

    ResponderExcluir
  16. Vixi.... Nem liga pra esse bando de gente invejosa que só tem internet pra infernizar a vida alheia!

    ResponderExcluir
  17. Musa, que coisa tosca! O povo não tem o que fazer, hein? Mas relaxa e foca no lado bom!

    Felizmente ainda não apareceu nenhum maluco pra falar besteira lá no blog, mas se aparecer, espero conseguir ignorar sem ficar chateada... =/

    Bjinhos!

    ResponderExcluir
  18. Musa, vc ainda usa o e-mail do blog antigo? Te mandei um pedindo dicas da Sta Inês...

    bjs!

    ResponderExcluir
  19. Queria entender o que se passa na cebça de uma pessoa que age assim. Incrível, como a falta do que fazer IMPERA né ?

    Liga não amiga, tem mais Deus pra dar do que Diabo pra tirar :D

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Ó... falei de vc lá no blog! depois passa lá! ;)
    Bjinhus!

    ResponderExcluir
  21. Musita, deixa isso pra lá! Acho que todas somos ou fomos atacadas com essas invejinhas! Eu mesma recebo cada comentário absurdo! Todos anônimos sempre! Já reclamei no blog, já reclamei fora da internet, resmunguei ... mas não tem jeito! As pessoas são como são você queira ou não!

    Eu modero meus comentários e tento não levar em consideração tudo que leio!

    Como você mesma disse no post, se tem gente copiar é porque a Musinha tá arrasando geral!! =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Musinha !!!!!!!!!

    Se tem uma coisa que me irrita profundamente é saber que tem gente despeitada e MAL AMADA, que se pinta de feliz, realizada e boa moça para infernizar você !!!!

    Sério ... jura mesmo que vc se incomoda com esta sujeita ???? Pq eu sinceramente não tenho dúvidas de quem está fazendo isto !!!!

    Cara, que ódio !!!!!

    Musinha, posso falar uma coisa com toda a minha sinceridade ??? Você é LINDA, INTELIGENTE, PODEROSA, SIMPÁTICA, UMA FOFURA DE PESSOA, REALIZADA PROFISSIONALMENTE, REALIZADA SENTIMENTALMENTE, TEM UM FAMÍLIA LINDA, UM MARIDO QUE TE AMA, AMIGOS DE VERDADE ... e infelizmente tem gente que se incomoda com isto até hoje ... Fazer o que né ???? Ignora, abstrai e quando quiser, me avise, pois existe a possibilidade de RASTREAR O IP DO E-MAIL DA SEM VERGONHA ... a partir daí a gente aciona a justiça por "crimes pela internet" e a engraçadinha vai perder a graça.

    Não se mete com as minhas amigas não que viro bicho !!!!!!! Aff ...

    Beijinhos da sua maninha que está aqui para defender vc em toda e qualquer situação !!!

    :)

    ResponderExcluir
  23. Musa lembre-se sempre que se está sendo alvo de inveja, seja ela qual for, é por que algo de bom, que chame atenção você está fazendo, pode-se até dizer que isso é um termometro..rs
    Não se preocupe com isso!
    Seu blog, post, opniões, ajudas são ótimos, você está de parabéns!!
    Beeeijos (:

    ResponderExcluir
  24. Musa, palavras-do-bem: você é uma linda! Comentários anônimos são um porre, mas divirta-se com eles.. Dá até pra usá-los como crítica, o que pode ser bom para nosso crescimento. Às vezes erramos e nem percebemos, não é mesmo?

    Outra coisa que podemos aprender com isso é: existe muita gente com tempo ocioso no mundo. pena.

    Um beijão,

    Pri Bragança.

    ResponderExcluir
  25. Oi Musa linda,
    só tive coragem de comentar sobre isso hoje. Me sentí muito mal sabe... Acho vc uma pessoa tão especial que não consigo entender alguém querendo te infernizar. Não gosto do termo "inveja", pois isso parece soberba, mas acho que no seu caso não tem mesmo termo melhor. Siga firme e continue fazendo o bem, isso é o que importa: a conciência tranquila. Beijos no coração.

    ResponderExcluir
  26. Como tem gente com falta de coisa pra fazer né não. Dá dó. =/
    Bj

    ResponderExcluir
  27. Acho que a razão 1 responde tudo! Tem invejoso pq vc manda muito bem no que se propõe a escrever. Assim como uma leitora disse em algum comentário acima, também não deletaria. Pode ajudar e muito outras pessoas.

    Beijão, Musa!

    ResponderExcluir
  28. Musa passeando pelo pblog da Ruby te encontrei e me deparei com este post, gostei muito... to te seguindo...
    XerÜ

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...