Organização da geladeira - Por quê?

Bom dia, cerejinhas do meu bolo! Post hoje com dois assuntos e vocês entenderão o porquê. Primeiro, encontrei isso uma vez na net (não sei onde, se alguém souber, me avisa!) e descobri por que a geladeira da minha mãe tinha ovos na porta e a minha veio com um compartimento de ovos separado para eu colocar lá dentro na prateleira. Não é óbvio? Como não tínhamos pensado nisso antes? É claro, os ovos são alimentos que estragam com facilidade e não podem ficar na porta porque quando abrimos e fechamos a geladeira há maior variação de temperatura nessa área. Por que eu estou colocando essa palavra em negrito? Hoje, para não ficar um post xoxo e pobrinho só com a organização da geladeira, teremos também uma aulinha de Língua Portuguesa. Quem já sabe, me desculpe a redundância; quem não sabe, espero que aprenda com a tia Musa como organizar a geladeira e a regra da palavra porque. :)



Aprendida a organização da geladeira, vamos aos exemplos e explicações da palavra porque:

Por que eu gosto tanto de vocês? Porque vocês são minhas leitoras queridas que me fazem bem.
No início de uma pergunta, por que sempre separado e sem acento. Já para responder, para justificar, para dar uma explicação, porque junto e sem acento. Esse é fácil, né? O próximo é que confunde um pouco.

Eu não entendo por que você não comenta depois que lê. 
Esse aqui muitas vezes é ensinado errado na escola. A professora, para a criança pequena "aprender" logo e ela se livrar, ensina que o porque no meio da frase é junto e sem acento. Mas não! Ele pode ser separado e sem acento se você estiver fazendo uma pergunta indireta. Reparem: aqui eu não poderia também perguntar "Por que você não comenta depois que lê?" sem citar o início da frase? Sim, né? Então, se o por que está no meio da frase mas pode ser substituído por "por que motivo", "por qual razão", ele é separado e sem acento.

Espero que vocês me expliquem o porquê de quererem que eu faça a dancinha da felicidade. 
Nesse caso é tranquilo. Se o porquê vem acompanhado pelo artigo o, substituindo a palavra "motivo", "razão", sempre será junto e com acento.

Ainda não se inscreveu no sorteio? Por quê?
Não sei por quê.
Nesses casos, isto é, como única ou última palavra da frase, o certo é separado e com acento. 

Entenderam? Em caso de dúvidas sobre esse ou outro tema, já sabem: comentários, e-mails, sinaizinhos de fumaça. :)

"Aprender é descobrir aquilo que voce já sabe. Ensinar é lembrar aos outros que eles sabem tanto quanto você." (Richard Bach)

Dona Musa exercendo a profissão no blog. :P

15 comentários:

  1. Musa vc é demais. Adorei aprender sobre os 'pq's' e claro sobre a organização da geladeira. Beijos

    ResponderExcluir
  2. ADOREI!!! Por isso meu alface fica com pedrinhas de gelo!! Rsrs...como já deixo lavado, esterilizado e seco numa vasilha (lembra que já dei essa dica?rs), deixava a vasilha no meio da geladeira..hoje mesmo passarei pra baixo!
    Você é professora, Musa?!!

    ResponderExcluir
  3. eu já tinha visto essa foto da organização da geladeira em algum lugar, juro que vi! rs! agora que terei minha própria geladeira, voltarei aqui no blog algumas vezes para consultar again!

    essa dica de português é ótima, eu era fera nisso na época da escola, mas a partir do momento que escrever deixou de ser obrigação na minha vida, acabei esquecendo... mas foi muito bom ver essas dicas de novo, agora sou blogueira! rs!

    beijos!

    ResponderExcluir
  4. Lindona! Adorei a postagem. :)
    Conseguiu configurar a imagenzinha?
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. E blog também é aula de português! haha, adorei!
    Adoro português...mas como qualquer outra lingua..se vc para de estudar sempre..dá uma enferrujada.. ssrs
    De volta ao Plá, já!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Musa, além da aula dos porquês eu achei ótima a dica de organizar geladeira. Aliás toda dica é bem-vinda.
    Big Beijos

    PS: Linkei vc lá no blog.

    ResponderExcluir
  7. Ótima aula "fêssora"!!! rsrsr
    Amei as dicas da geladeira, aqui em casa fazemos malabarismo ainda pq temos uma pequenininha (o freezer é um ovo) mas quando nos mudarmos quero uma super king... rsrs

    ResponderExcluir
  8. Musinha, sou jornalista, amo português mas confesso que os porques são minha maior dificuldade. Crase é moleza perto disso. rs

    Bj

    ResponderExcluir
  9. essas regras dos por ques é pra deixar qq um LOKO né... nem prestei atenção na geladeira, só nos por quessss rsrsrsrsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Caraaaaaaaamba fiquei doida doida doida com tanta informação. Vamos com calma, depois volto aqui pra ler denovo, e absorver a informação.

    Por que já sabe né ? (Será que escrevi certo ?) hahahaha

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. kkkkk

    Dona musa tá engraçadinha...
    Dando aula pelo blog!

    ResponderExcluir
  12. MUSA querida!Parabéns!
    O blog está a cada dia melhor!
    Por esse e tantos outros motivos amoooo dar uma espiadinha no seu blog todos os dias!
    bjus, Dani.

    ResponderExcluir
  13. Estou ficando craque nesse negócio de casa! rs! nunca fui ligada em casa ou arrumação de casa, mas agora casada e desempregada tô ficando craque, rs! Descobri umas dicas boas no face que vou compartilhar com vocês... fora que agora eu assisto Bem Estar, programinha ótimo, rs!
    Obrigada pela aulinha de português! sempre faço confusão!!! Aulinhas do Novo Português caem bem ;) Ainda não me acostumei!
    Bjinhus!

    ResponderExcluir
  14. Post super educativo para novas donas de casa como eu serie daqui a 3 meses, rs!
    bjs

    ResponderExcluir

Fico feliz quando você comenta!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...